segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Santa Penelope

Santa PenélopePadroeira dos policiais em Atenas.  Viveu no século IV. Reverenciada na Igreja Ortodoxa. Festa dia 1º de novembro.
 

sábado, 28 de janeiro de 2017

Onde muitos são calmos, será ?

putin-budO primeiro ministro da Federação Russa, Putin, sendo recebido pelo presidente da Kalmíkia, único país europeu onde o Budismo é religião de Estado. Na Rússia tem mais outras duas nações onde o Budismo é Oficial.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Revista da AMAST e CAU/RJ

Parabéns AMAST - Associação de Moradores de Santa Teresa, Rio de Janeiro - RJ e CAU/RJ - Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro. Excelente publicação lançada no dia 10 de janeiro de 2017, no Parque das Ruínas.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

A Bíblia e o Ambientalismo Literário



Novas Abordagens Literárias


Antonio Rocha


Considerando que a Bíblia é um clássico da Literatura Oral. Considerando também que respeitamos todas as interpretações que se fazem da Bíblia, respeitamos inclusive os que discordam de nossa postura, queremos inserir nesse conjunto de estudos o tema das Ecologias presentes no texto sagrado.

Logo no início, no Livro do Gênesis, no primeiro capítulo, primeiro versículo vemos a Natureza em todo o seu esplendor:

“1 No princípio criou Deus os céus e a terra.”

Os céus não vivem sem a terra, e vice-versa.

Antigamente, quem morava em cidade do interior, que não tinha tantas luzes noturnas, podia contemplar a beleza cinematográfica dos Céus.

Lá encontramos o infinito firmamento, as estrelas, os sóis, as galáxias, as nebulosas etc. Cada astro com o seu mistério, a sua vida, as suas diferentes formas de existências.

Também nos deparamos com os seus Nomes Sagrados, os seus Santos, os seus Paraísos, os seus Nirvanas, eis genericamente os Céus.

O mesmo ocorre com a Terra citada neste primeiro versículo. Só este versículo já disse tudo, já sintetizou o Cosmos, a imensidão.

Quantas espécies tem a terra? A fauna, a flora e todas as suas derivadas e derivantes que seguem adiante, seguem avante, cada espécie procurando dias melhores, desde a mais minúscula forma de Ser, até os anjos, arcanjos, angelicais seres que nos guiam e orientam e ajudam.

E antes de encerrar esta crônica, só me resta agradecer a Deus, em primeiro lugar, depois aos céus e por fim à terra. Mas se for enumerar Gratidão por cada item, morro e não consigo citar todos.

Eis a beleza da infinitude que nós chamamos Deus.


terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Semana dos Reis Magos do Oriente


O quadro acima é da artista plástica mineira Ana Nunes e tem como título "Os Três Reis Magos".

Eu tenho particular devoção, admiração por esses três. Vejo-os budisticamente como Lamas Tibetanos que foram visitar o Menino Jesus em seu nascimento. Respeitosamente peço desculpas aos que discordam da interpretação espiritualista-esotérica. 

No próximo dia 6 de janeiro é o Dia de Reis. Que tenhamos Fé, Esperança e Caridade !