terça-feira, 25 de novembro de 2014

Literatura Espírita



Conselho Espírita


Visitamos hoje, à tarde, o Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro, fica próximo ao Bairro de Fátima, na Rua dos Inválidos, 182, Tels. (21) 2224-1244 e 2224-1553. Reuniões públicas: segundas e terças-feiras, 14:30 e quintas, às 19 horas.

No local há uma excelente livraria espírita, com o que há de melhor em livros, revistas, CDs, jornais e publicações para crianças.


Na palestra de hoje o expositor Cláudio Munhoz falou sobre “Caridade e Fé”, com base em OESE – O Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, abordou o capítulo 11 itens 11 a 15.

Vejamos um trecho:

“Disse-vos, não há muito, meus caros filhos, que a caridade, sem a fé, não basta para manter entre os homens uma ordem social capaz de os tornar felizes. Pudera ter dito que a caridade é impossível sem a fé.  Na verdade, impulsos generosos se vos depararão, mesmo entre os que nenhuma religião tem; porém, sem essa caridade austera, que só com abnegação se pratica, com um constante sacrifício de todo interesse egoístico, somente a fé pode inspirá-la, porquanto só ela dá se possa carregar com coragem e perseverança a cruz da vida terrena”.

- página 192, Federação Espírita Brasileira, 2003.




segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Poesia Inspiradora



Poética dos Hinários


Ao longo de décadas fui coletando alguns hinários. Vejo-os como ótimos livros de poesia, com todo respeito aos hinaristas, aqueles que fizeram as composições hinárias ou hináricas.

Descobri também que os Hinários são brilhantes livros devocionais. Cada verso, cada estrofe nos remete a uma passagem da Bíblia, uma referência à denominação de cada um.

Adquiri o hábito de, com freqüência abrir ao acaso e ler a mensagem do dia, ou meditar no que diz determinada poesia, determinado Hino ou parte dele.

Por exemplo, tenho em mãos o Novo Cântico, publicado pela editora Cultura Cristã, da IPB – Igreja Presbiteriana do Brasil, 1994. São 400 hinos, 400 poesias, 400 obras de arte poética e literária. Podem ser lidos, cantados, recitados, meditados. Também podem ser contados, como se fossem experiências de conto em prosa. Cronicados, dialogados.

O hino 400-A, chama-se Ofertório: “Tudo vem de ti, Senhor,/E do que é teu te damos.Amém”.

Devocional: Salve Senhor, nossa oração, nesse instante, é reconhecer que as coisas boas vem de Ti. As coisas ruins também? Melhor dizer que o Senhor nos dá força para ultrapassarmos as coisas negativas. Com elas amadurecemos e evitamos não mais errar.

Ofertório: o maior deles é nossa vida dedicada a Ti, viver em Ti, respirar em Ti, dormir e acordar em Ti.

Gratidão Senhor.


sábado, 22 de novembro de 2014

Filosofia Comunalista



Comunocracia



O humorista Jaguar, em sua coluna de hoje, no jornal O Dia, RJ, nos fala do compositor Noca da Portela, o bom comuna, filho de comunista histórico.

Filho de peixe, peixinho é. O humorista acertou: em todas as atividades do gênero humano existem pessoas boas e más. Uma vez comuna, sempre comuna. Comunalismo/Comunal é Filosofia que, às vezes, é praticado como Ideologia. E, como tudo na vida, Comunal é plural: desde o comuna religioso pacifista (Jesus, Gandhi, eu etc, vide Bíblia) até o Chefe de Estado, que em função dos podres poderes, desvirtuam-se da Filosofia Originária (lá dos antigos gregos, século 6 antes de Cristo).

Da mesma forma que nas Cruzadas e na Idade Média o Cristianismo se desvirtuou e matou muita gente (escrevo com todo respeito Ecumênico e Inter-Religioso, mas é um fato histórico).

Dia chegará em que os Comunalismos/Camaradismos se tornarão Espiritualizados/Santificados/Cristificados/Budificados.

Como sempre, o jornalista Sergio Jaguaribe, o Jaguar, é nota 10 ! E o Noca da Portela com sua Arte, que acaba de lançar um novo CD, idem !



terça-feira, 11 de novembro de 2014

Contra Secessão



Estrofes Contra Separatismos

O Brasil             
É um todo
Em todo lugar
Tem povo.

Povo rico
Povo pobre
Povo go$ta
De cobre.

Belo dia chegaremos
A tão sonhada
Isonomia, Igualdade
Podemos, queremos
Felicidade amada.

Então parem
Com essa
Bobagem.

Sem pressa
Igualitaremos
Isonomemos.

Separatismos
Não fazem bem
Prejudicam saúde
Bela Nação
Amém
Coração.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

domingo, 9 de novembro de 2014

Novo Mundo



A Bíblia TJ

O jornal OESP  on line – O Estado de S. Paulo, publica hoje boa matéria sobre as edições da Bíblia no Brasil. Mas faltou dizer da excelente “Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas” que vem a ser a Bíblia utilizada pelas Testemunhas de Jeová, uma denominação religiosa presente em todo o mundo.


Neste site acima encontramos a edição on line completa, em português.


Publicada em 121 idiomas, as edições totalizam 89.400.000 exemplares. E tiveram como base os originais hebraico, aramaico e grego.

Particularmente gosto muito do vocábulo “Jeová” pois lembra a sonoridade do sânscrito budista “Bodhisatvá”, “Tathagatá” etc.


quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Diálogo & Contraditório



Socialismo & Democracia

Era uma antiga revista-livro trimestral, publicada pela editora Alfa Ômega, SP. Mas o que eu lembro bem era a frase de abertura, que inspirava a mesma, uma citação de Lênin:

“Todo periódico socialista deve ser polêmico”.

Ora, portanto, não devemos temer o contraditório. Faz parte do amadurecimento das instituições brasileiras.

Infelizmente, tenho observado que muitos blogs contemporâneos, que se dizem de esquerda, tem dificuldade nesta área. Em aceitar o que os comentaristas discordam.

Coisas da vida...

sábado, 1 de novembro de 2014

Vida é Arte



Curso Completo de História da Arte


Rafael Catells, mestre e doutorando na área 

rcastells.prof@gmail.com    realiza, com freqüência, o seu excelente

curso, citado no título. Veja o conteúdo:

Artes: rupestre, mesopotâmica e persa, egéia, egípcia, ameríndia, chinesa, nativa da Oceania, grega, budista, romana, africana, bizantina, hindu, gótica, islâmica, coreana, japonesa, renascentista, maneirista, barroca, dos Países Baixos (séc.XVII), rococó, neoclássica, romântica e realista, impressionista, conceitual e contemporânea, pop art, abstrata, surrealist, dadaísta, futurista etc.

Boas aulas, pesquisas, conhecimentos e afins.