segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Poesia Budista



Estrofes Búdicas Populares – 3

História do Bodhisatva
Soberano dos Remédios
É o Buda da Medicina
Vence quaisquer tédios.

- De acordo com o Calendário Budista no blog


hoje, 31/08, é o Dia Dedicado ao Capítulo 23 do Tríplice Sutra Lótus, cujo título é “História do Bodhisatva Soberano dos Remédios”.

- edição espanhola da linhagem Risho Kossei Kai = www.rkk.org.br

- Kosei Publishing, Salamanca/Tóquio, 2009.


domingo, 30 de agosto de 2015

Anglicana Centenária



RUMO  ao  CENTENÁRIO
Boletim Literário Mensal Artesanal – nº 1 - Agosto – 2015 – Paróquia Anglicana São Paulo Apóstolo – Rua Paschoal Carlos Magno, 95 – Santa Teresa – Rio -    RJ.
Autor:      antoniocpbr@ig.com.br


Editorial: Começando a Caminhada


Em primeiro lugar, pedimos permissão ao Criador, para iniciarmos este Boletim, cujo propósito é divulgar o Centenário que se aproxima. Em 2017 nossa Paróquia completa 100 anos e todos, desde já, estão convidados para ajudar, colaborar, das mais diversas formas, com muitas criatividades.

Agradecemos a Deus que nos proporciona a oportunidade de  escrevermos estas linhas já quase centenárias. Agradecemos a todos os que por aqui passaram.  Agradecemos ao bairro de Santa Teresa. Agradecemos aos moradores e visitantes que apreciam o casario colonial deste pedaço de Terra Carioca.

Lembramos que o Rio Carioca, um nome indígena, nasce aqui, lá na região do Silvestre, vai de forma subterrânea e desemboca na Praia do Flamengo.

Iremos falar de tudo um pouco, noticiar também e aguardamos as sugestões para melhorarmos esta publicação artesanal. Um Coletivo Literário.


 Livro do mes:

Nesta coluna iremos destacar assuntos teológicos os mais diversos, de forma ampla, plural, no sentido educativo, pedagógico, como se fosse uma Escola Dominical abordando temas de interesse da coletividade.

Começamos com “O Poder do Subconsciente”, do consagrado escritor irlandês Joseph Murphy (1898-1981). Ele viveu muitos anos na Índia onde fez o seu doutorado e lá aprendeu as técnicas de mentalizações. Traduzido em vários idiomas, só no Brasil, Murphy tem cerca de 20 livros publicados e já vendeu mais de 1 milhão de exemplares. Ele pertencia à Igreja Cristo Cientista, dos EUA.

Por falar em Mentalizações, Visualizações, na Liturgia impressa e distribuída no último domingo em nossa Paróquia o texto da segunda página dizia:

“O intervalo de tempo entre o acender das velas e a entrada dos ministros oficiantes serve para cada pessoa silenciar seu coração e sua mente, preparando-se para o louvor e a oração. Momento de devoção pessoal e íntimo, de colocar-se diante do Senhor, como parte da Igreja que se reúne em oração para ser nutrida pela Palavra de Deus e pelos Sacramentos”.

Murphy dizia que é nesse tempo-espaço Sagrado que podemos Visualizar nossos propósitos.



Notícias:

* Claro, lógico e evidente que a primeira nota é dedicada à Amast, nossa perseverante Associação de Moradores. Peleja de todas as formas possíveis e imagináveis para trazer melhoria ao bairro. Nossos agradecimentos.

* Este Boletim é uma publicação não oficial da Paróquia. A proposta é divulgar o Centenário.

* Quem quiser colaborar com a manutenção da Igreja anote: Bradesco – ag. 3176-3; c.c. 450899-8. IEAB – Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – Diocese Anglicana do Rio de Janeiro: CNPJ 34.180 075 – 0001 – 13.

* Anote o  e-mail e comunique-se: spapostolo.episcopal@gmail.com

*Blog da Paróquia: O Apóstolo = http://spauloapostolo.blogspot.com

* No folheto distribuído no domingo 23/08, lemos na última página:

“O Bom Pastor tem rebanhos em todo o mundo. Os rebanhos não são todos iguais, porque as ovelhas também não são todas iguais. A diversidade da Igreja de Cristo é uma bênção para que se cumpra o desejo do Senhor, que todas as pessoas possam ter acesso ao Evangelho de Cristo e à Vida em Plenitude que ele concede”.

* Registramos os saborosos pães e bolos integrais que os irmãos podem comprar na porta da Igreja. Leve para casa, presenteie amigos e parentes. Eis uma nova forma de presentear.
Trechos do Livro do Mes:

“A mente subconsciente é princípio. Ela funciona de acordo com a lei da crença. E você precisa saber o que é crença, por que e como ela funciona. A Bíblia diz isso de maneira simples, clara e bela:

- Porque em verdade vos afirmo que se alguém disser a este monte: ergue-te e lança-te ao mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. (Marcos 11:23).

A prece é atendida de acordo com a lei universal da ação e  reação. Orar científica e eficazmente por si mesmo e pelos demais.

Todas as suas experiências, acontecimentos, condições e atos são produzidos pela mente subconsciente como reação ao que você pensa”. (página 20, editora Saraiva, 2013).

* A montanha referida na citação da Palavra não é um monte no sentido geográfico, mas um monte de problemas, de dificuldades. É no âmbito figurado.

* Desde 1980 tenho usado estas práticas da TPM – Teologia do Pensamento Mentalizado, também conhecida como Pensamento Positivo, Pensamento Construtivo e os resultados são muito bons, digamos ... uma Teologia de Resultados.

* Saudações na Fé !

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Palavras do Dalai Lama



Literatura Tibetana

A revista Oásis, nº 234, 26/08/15,  on line, que pode ser lida no


Tem uma excelente matéria com o Dalai Lama, uma boa resenha do livro A Arte da Felicidade, publicado pela editora Saraiva.

Recomendo o Leitura !



segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Estação Motorneiro Nelson



Amigos e Irmãos,

O Rev. Daniel (Igreja Anglicana) já falou em uma das reuniões. Ele é um dos Coordenadores do evento, juntamente com a Amast - Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa; a seguir convidamos a tod@s.

No próximo domingo, 30/08/15, às 12 horas, no Largo do Curvelo, em Santa Teresa, haverá uma Cerimônia Ecumênica e Interreligiosa sobre os 5 anos do acidente com o Bondinho que vitimou 52 pessoas e deixou muitos feridos.

No próximo dia 30, a Estação dos Bondinhos receberá o nome "Estação Motorneiro Nelson", que faleceu na ocasião, de forma trágica.

Lembramos: assim que ocorreu o acidente, a CCIR fez um Culto Ecumênico e Interreligioso no Curvelo, com a presença de muitos e ampla cobertura das mídias.

Reiteramos o convite. Será ao ar livre, hora do meio dia, certamente sol a pino. As mensagens devem ser "curtas". Boas-vindas, desde já, aos que estiverem presentes. Aos demais, onde estiverem, solicitamos orações e preces.

Reverências,
Antonio Rocha Budismo

domingo, 23 de agosto de 2015

Letras em Língua Hindi



Literatura Hindi

Buda e Patanjali


O primeiro viveu no século VI antes da Era Comum, popularmente conhecida no Ocidente como antes de Cristo. O segundo, viveu no segundo século antes da Era Comum. São datas prováveis, aproximadas. Alguns até afirmam que eles não existiram, são frutos da imaginação popular.

Creio que existiram sim e uma boa forma de provar o primeiro são escavações arqueológicas e o segundo seus textos e comentários gramaticais. Lembrando que na antiguidade não havia separação entre Gramática e Teologia, tudo era Caminho Espiritual, Caminhos para um viver melhor.

O professor (budista) Sathya Narayan Goenka de Meditação  Vipássana tem um ótimo e longo artigo (28 páginas) com o título “A ioga vista sob a luz de Vipássana”, datado em 30/04/1990:


onde ele afirma que as duas propostas, a Meditação Vipássana de Buda e a ioga de Patanjali são sinônimas, são muito semelhantes.

Por um lado é preciso lembrar que Buda nasceu primeiro e assim, quando Patanjali nasceu, a Índia estava sob o ângulo cultural e filosófico do Darma (Doutrina) de Buda, que dominou aquele país ao longo de um milênio.

Goenka fala também que os textos clássicos: “Hatha Yoga Pradipika” e “Gheranda Samhita” são muito semelhantes nos propósitos de interiorização, meditação, concentração.

Citando Literatura em Língua Hindi, a histórica fonte de pesquisa do Budismo de Goenka, ele diz que os dois livros acima e mais “Os Aforismos de Patanjali” são “vani” do Buda, isto é, ensinamentos do Buda.

sábado, 15 de agosto de 2015

Bênçãos de Fo Guang Shan



Amizade Búdica em Madrid


As duas última semanas do mês de julho de 2015 fiquei em Madrid, conhecendo pessoalmente, abraçalmente, a minha neta que nasceu na capital espanhola e estava com 6 meses, agora tem 7 meses de vida.

Perto da casa da minha filha e do meu genro tem um mercadinho cujo dono é um casal de imigrantes taiwaneses.

Logo que cheguei, fui fazer uma comprinhas. O chinês me perguntou há quanto eu estava em Madrid. Expliquei que estava passeando para conhecer a neta. Ele me parabenizou pela netinha.

Perguntei de onde ele era e me disse que era de Taiwan. Respondi que eu conheci uma vez em Cotia, SP, o monge budista Hsing Yun, patriarca do Monastério Fo Guang Shan, fundador da BLIA – Buddhist Light International Association, com representações em várias partes do mundo.

Ele sorriu identificando que conhecia o Venerável Monge.

Dias depois voltei à lojinha. Quem estava no balcão era a esposa do taiwanês. Ela não fala espanhol direito, se enrolou um pouco. Ele apareceu lá do fundo da loja, me abraçou e falou para a mulher: “É meu amigo !”

Então me lembrei do livro que eu estava lendo, do Mestre Hsing Yun, “O Valor da Verdade”, editora Escrituras, em co-edição com a BLIA brasileira, 176 páginas.

O volume é uma coletânea de 60 crônicas publicadas originalmente no jornal Merit Times. O subtítulo do livro é “Entre a Ignorância e a Iluminação”.

Conheci mestre Hsing na inaguração, em 2002, do Templo Zu Lai, em Cotia, SP, um belíssimo local para a prática e aprendizado e Caminho Budista.

No momento em que fui cumprimentar o Mestre a recomendação era não tocar, reverenciar conforme os orientais fazem. Me entusiasmei na reverência, o Venerável Yun parece ter lido meu pensamento, estendeu a mão e apertei-a brasileiramente.

Senti algo como um choque... um abençoado choque de Pura Energia Budista, que vem tradicionalmente de milênios... transmitida de professor ao aluno.

Eu e minha irmã que mora em Brasília, saímos de lá, de Cotia, budificados de boas Bênçãos.