sábado, 2 de novembro de 2019

Palavras de Buddha



Atos de Méritos:

1) Fazer Caridade aos que merecem.

2) Observar os preceitos de moralidade.

3) Cultivar e desenvolver bons pensamentos

4) Prestar serviço e atender a outros.

5) Honrar e cuidar dos pais e dos mais velhos.

6) dar uma parte dos seus méritos a outros.

7) Aceitar os méritos que outros lhe dão.

8) Ouvir a Doutrina da virtude.

9) Pregar a Doutrina da virtude.

10) Corrigir suas faltas.

Assim falou o Senhor Buddha, pág. 20, publicado na Índia, 1956.


































terça-feira, 22 de outubro de 2019

Educação básica na França

https://brasil.elpais.com/brasil/2018/11/17/actualidad/1542486423_832733.html?fbclid=IwAR1H6bzQ6QlgLwiXMvNa-02JrjRTXfPdOR-UJDiqJKkuzE4K37Db7aY20Gc


segunda-feira, 7 de outubro de 2019



O PROJETO
Março/Outubro - 2019 – nº 69 – Pilar –
Jornalzinho Artesanal da Escola Estadual Assis Chateaubriand.   Duque de Caxias – RJ – Baixada Fluminense – Prof. Antonio Carlos Rocha.

PAE - Projeto Autoestima

A professora Rosana Marques conversou comigo no sentido de fazermos um Projeto para melhorar a Autoestima dos alunos, pois ela tem observado que muitos tem problemas de depressão, inseguranças e similares. Lembrando que, certa feita, li entrevista de um psicólogo onde ele dizia que são mais de duzentos tipos de depressão.

Ora, na qualidade de docentes decidimos assim criar o PAE – Projeto Autoestima que consiste em levar aos alunos mensagens positivas, construtivas em cada aula, abrindo o horário com uma reflexão ou pensamento benéfico.

Por outro lado vamos sugerir pequenos textos para conversas e debates. Vamos começar com o livro “O Poder do Subconsciente” que é um clássico da Literatura de Auto Ajuda e já vendeu mais de um milhão de exemplares só em nossa Língua Portuguesa, sem contar as outras.

Joseph Murphy (1898-1981), o consagrado autor irlandês, com mais de vinte livros é PhD em Filosofia pela University of Índia.

Tal iniciativa permite-nos falar em uma PPP – Pedagogia do Pensamento Positivo.

Sugestões do Autor:

“1) O tesouro está dentro de você. Olhe dentro de si à procura da resposta ao desejo de seu coração.

2) O grande segredo compartilhado pelos grandes homens de todas as épocas é a capacidade que possuem de entrar em contato com os poderes da mente subconsciente e libera-los. Você pode fazer o mesmo.

3) A mente subconsciente tem solução para todos os problemas. Se você, antes de dormir, lhe sugere: “Quero acordar às 6 horas”. Ela acordará na hora exata.

4) A mente subconsciente é a construtora de seu corpo, e pode muito ajuda-lo. Vá dormir todas as noites. Vá dormir todas as noites com a ideia de saúde perfeita e o subconsciente, como servidor fiel, obedecerá.
5) Todo pensamento é uma causa, e toda situação, um efeito.

6) Se quer escrever um livro, uma peça de teatro maravilhosa, fazer uma palestra melhor para a platéia, grave carinhosamente e com emoção esse projeto na mente subconsciente e ela responderá em conformidade.

7) Você é como o comandante na ponte do navio. Tem que dar as ordens certas, ou o navio pode naufragar. Da mesma maneira você tem que dar as ordens certas (pensamentos e imagens) ao subconsciente, que o controla e governa toda as experiências.

8) Jamais use expressões como “Não tenho recursos para comprar isso” ou “Não posso fazer isso”. A mente subconsciente pega-o na palavra. Providencia para que você não tenha dinheiro ou a capacidade de fazer o que quer. Afirme: “Posso fazer qualquer coisa boa graças ao poder de minha mente subconsciente”.

9) A Lei da Vida é a Lei da crença. A crença é um pensamento em sua mente. Não acredite em coisas que o prejudicarão e machucarão. Acredite no poder do subconsciente de ajuda-lo, inspira-lo, fortalece-lo e dar-lhe prosperidade. Segundo for a sua crença, assim será para você.

10) Mude os pensamentos e você muda seu destino.”

#############

*Importante: Todos os textos e ilustrações que aparecem no jornalzinho são colaborações inteiramente grátis de alunos, ex-alunos, familiares, professores, funcionários e demais interessados em somar para um Projeto Cultural que visa dinamizar a comunidade escolar e o seu entorno. Algumas imagens ou textos colhidos na web, são domínio público, tem sentido educativo. Se, por acaso, algum proprietário das imagens e/ou textos reclamar a origem, avise-nos que retiraremos . Agradecemos a todos (as).

* No início estas proposições podem parecer difíceis ou irreais de praticar, de treinar, mas como num exercício, num dever de casa, a pessoa vai se acostumando com o Pensamento Positivo e naturalmente ele vai crescendo em sua vida.

* Isto é Filosofia, Ciência da Mente, estudos que sendo aplicados nos mais diversos campos da vida moderna e também na Educação.

* Isso não é mágica, é uma Lei da Física: “Toda ação corresponde a uma reação”. Se você tem um bom pensamento ele vai se concretizar, mais cedo ou mais, se você tem um mau pensamento, da mesma forma.Mas o melhor – claro – é alimentar os bons sentimentos.


domingo, 2 de junho de 2019

Vivendo e Recitando Mantra



ACPBR 4 = Anotações Coletânea Primordial Budista Reflexões

Antonio Carlos Rocha

“Pela alegria de encontrar
Com o único Darma Sagrado,
Nunca se esqueça de orar
Namumyouhourenguekyou”.

Reflexão:

Nesta estrofe o Mestre Nissen (1817-1891) explica que ao entrarmos em contato com a Doutrina Budista, há em nosso interior uma alegria imensa. Como se tivéssemos encontrado uma jóia preciosa, e de fato achamos.

Novamente ele diz que as várias correntes, linhagens, escolas, veículos constituem um só Caminho, o Darma, o Ensinamento do Senhor Buddha.

E, fechando a mensagem esclarece, nunca devemos nos esquecer de que a oração é básica e a melhor forma é recitarmos o mantra Namu Myou Hou Rengue Kyou, que na HBS = Budismo Primordial, que ele Nissen, fundou, se escreve tudo junto, indicando uma recitação contínua, como se nunca fôssemos parar de repetir.

Costumo interpretar o mantra como “Eu me Refugio nos Ensinamentos Literários do Sutra Lótus”.

Fonte: página 17, Coletânea de Versos do Budismo Primordial, 2017, HBS.

quinta-feira, 30 de maio de 2019



ACPBR 3 = Anotações Coletânea Primordial Budista Reflexões.
Antonio Carlos Rocha
“É lamentável as pessoas,
Que de tanto ouvirem falar
Sobre o único Darma Sagrado,
Já não valorizam o encontro”.

Reflexão:

Mestre Nissen quer nos dizer que, no início, no primeiro contato com a doutrina, muitas vezes ficamos embevecidos, maravilhados, mas depois, vamos banalizando o ensinamento, tratando-o com displicência.

Ele frisa que o Darma, o caminho, a Lei, é único, ainda que tenha várias facetas. Mas, por mais que o ouçamos, devemos continuar reverenciando-o.

Contudo, à medida que estas pessoas aprenderem a Mensagem, irão paulatinamente, tratar com reverência a Doutrina.

Fonte: pág. 17, Coletânea de Versos do Budismo Primordial, HBS, 2017.




quarta-feira, 29 de maio de 2019

ACPBR 1

ACPBR = Anotações Coletânea Primordial Budista Reflexões = Estrofe 01
“Oh, inevitável velhice !
Não há como culpar alguém.
Se ficar algo a lamentar
Será a própria negligência” = Mestre Nissen, (1817=1890), poeta japonês.
Comentário:
Certa feita, em uma das salas de meditação por onde passei, uma senhora de meia idade estava desesperada e me disse:
- Não estou preparada para a velhice que está chegando, sempre fui muito bonita e admirada.
Então contei a ela a história do Buddha que mostrou, via poderes paranormais, que uma determinada mulher iria envelhecer e perder todo o charme sedutor. Uma dica sobre a Lei da Impermanência que rege a vida.
Há beleza em todas as idades. Vamos aproveitar o tempo livre para estudarmos o Caminho, cada vez mais.
As terceira e quarta estrofes do Dhammapada falam de pessoas que só vivem reclamando, choramingando, carentes, encontrando defeito em tudo “jamais devemos dar guarida a tais pensamentos”, disse o Sakyamuni.
Ainda no Dhammapada*, o capítulo 11, Jaravagga, em Língua Páli, é sobre a “Velhice”.
(*) Existem várias edições em português; estou usando, para este artigo a tradução do Dr. Georges da Silva, 1993, editora Pensamento. “Dhammapada Caminho da Lei” e “Atthaka o Livro das Oitavas”, em um só volume.
Dr. Georges da Silva foi um antigo presidente da Sociedade Budista do Brasil, RJ. Era médico e um dos diretores do INCA – Instituto Nacional do Câncer.

Anotações Coletânea Primordial Budista Reflexões 2



ACPBR 2
Antonio Carlos Rocha
“O mistério se desfaz
Pelo elo do único Darma.
Sozinho fico aqui
Chorando de alegria”

Reflexão:

Esta é a segunda estrofe da Coletânea de Versos do Budismo Primordial, autoria do Mestre Nissen, publicada em 2017, pela HBS = Honmon Butsuryu Shu = Budismo Primordial.

O citado fundador desta linhagem sempre falava em elo, a nossa ligação com o Darma do Senhor Buddha. Através da prática devocional ele compreende a importância da Doutrina do Sutra Lótus e mesmo estando sozinho, emocionado ele chora de alegria., verificando que, se está sozinho no plano físico, espiritualmente está com muitos budas, bodhisatvas e seres celestiais.

Nós também, os praticantes/estudantes/aprendizes ficamos felizes com as bênçãos emanadas destas Luzes advindas do Buddha Primordial, o Adhi-Buddha e seus amigos invisíveis para alguns.

Mas todos (as) podem sentir estas belas presenças.

sábado, 18 de maio de 2019



Mantra de Iniciação ao Kalachacra 1: “Om Buddha-maitri-raksha raksha sarvan svaha” = Om protege, protege  contra tudo o que é desfavorável, com o amor de Buddha, assim seja”. (pág. 426, El Tantra de Kalachacra – Rito de Iniciação. Dalai Lama, Ediciones Dharma, 1994, Novelda, Alicante, Espanha).

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Resultado de imagem para livro de Pearl S. Buck, facebook 538Publicado pela editora Abril, um clássico da Literatura mundial. A escritora Pearl S. Buck (1892-1973) nasceu na China e faleceu nos EUA, seus pais eram missionários presbiterianos em Pequim.

A casa onde Pearl nasceu foi transformada em um museu e centro cultural pelo governo chinês, devido a importância literária e cultural desta consagrada mulher de letras.

Escreveu mais de 100 livros, muitos foram vertidos para o cinema, TV, teatro e radionovelas.