domingo, 13 de novembro de 2022
Memento Caxias
Colégio Estadual Duque de Caxias – nº 1 – novembro – 2022 – Leituras – Poesias-
Prof. Antonio Carlos P. Borba Rocha
http://estudoliteraturas.blogspot.com.br
1) Estrofe:
“Duque de Caxias
O Pacificador
Cidade trabalho
Com muito lavor”
2) Livro do mês: ‘1001 livros para ler antes de morrer’ – Este é o sugestivo título publicado pela Editora Sextante, 960 páginas. O editor geral da obra é o professor Peter Boxall, da Universidade de Susex, Inglaterra. Ele coordenou um grupo de trabalho com especialistas em várias literaturas mundiais. Aos poucos, vamos passar dicas importantes sobre os livros citados.
E, em homenagem ao Catar, onde teremos a Copa do Mundo, pela primeira vez em um país árabe, o livro em destaque chama-se “As Mil e uma Noites”. Em português existem várias edições e traduções.
O autor ficou anônimo, o nome perdeu-se no tempo. Foi publicado a primeira vez, na língua árabe, em 850 depois de Cristo.
O texto conta a história de Sherazade bela mulher que seria morta por um sultão. Após as noites de amor ele matava as vítimas.
Sherazade para escapar resolve contar histórias (contos) ao sultão Shahryar. E no final da noite, já com muito sono o assassino vai dormir pensando em matá-la na noite seguinte.
Mas, na noite seguinte a mulher conta outra história e acontece o mesmo. Morto de sono, ele transfere seu plano macabro para a outra noite.
Assim , ao longo de 1001 noites, quase três anos Sherazade vai sobrevivendo...
O texto indica a beleza da Literatura, dos contos, da arte que evita mortes, violências.
Ela não morre, pois o livro dá a entender que, pela frente vem mais 1001 noites de contos, de histórias que o deixarão com muito sono. Quem sabe ele desiste de seu plano tétrico?
“As 1001 Noites” constituem um clássico da Litertura árabe e mundial.
3) Pensamento do mês: “As idéias são mais poderosas que os Exércitos” = William McGregor Paxton (1869-1941) artista visual, EUA.
Idéias não morrem, idéias não se matam. Idéias são pensamentos. Pensamentos são eternos, são Energias e estas não morrem, se transformam, segundo Einstein.
4) Selo do Qatar, onde teremos a Copa do Mundo, a partir do próximo domingo: