sexta-feira, 22 de abril de 2011

Literatura e Geografia

A revista Conhecimento Prático – Geografia que vende nas bancas de jornais, em seu número 36, tem excelente artigo com o título “Contribuições Geográficas e Sociológicas na obra de Mário de Andrade”, autoria do mestrando Cristiano Mello de Oliveira, da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina.

Ele aborda o livro “O Turista Aprendiz”, do grande escritor brasileiro Mário de Andrade, escrito na forma de folhetins, entre 1927 e 1929, e só publicado como  livro, em 1976.

Afirma Cristiano: “Ser um Aprendiz de Turista e ao mesmo tempo levantar contribuições sobre os aspectos geográficos e sociológicos; ser um intelectual combatente em busca de interpretar a cultura brasileira desvinculada das suas raízes ou esquecidas à sombra de olhares gananciosos; atuar como um legislador ou intermediador cultural, preocupado frente aos desafios impostos pela sociedade capitalista e burguesa, que pregava apenas o jogo dos seus interesses. Com este espírito o escritor paulistano dedicou-se a registrar, em seu diário de viagem, um retrato da paisagem e nação brasileira”.

Continua Oliveira: “As crônicas da obra O Turista Aprendiz podem ser lidas como um grande ensaio sobre a problemática geográfica e sociológica desse enorme Brasil contemporâneo, documentando ao olhar in lócus do escritor paulistano as distintas passagens que ele visitou de cidade em cidade”.

Comento: Essa é uma das belezas da Literatura, as suas faces e interfaces com outras disciplinas.


Nenhum comentário: