domingo, 29 de julho de 2012

Teologia Womanista


Womanista

É um termo criado, em 1983, pela escritora womanista Alice Walker e que as feministas negras dos Estados Unidos se atribuem.

Womanish é como as mulheres negras chamam, em sua linguagem tradicional suas pequenas filhas, netas, sobrinhas ou amigas. Uma womanista é uma feminista negra.

Womanista é uma mulher que ama outras mulheres, sexualmente ou não.

Maiores detalhes o leitor encontra no ótimo Dicionário de Teologia Feminista, editora Vozes, 1997, 582 páginas.

Teólogas womanistas assumiram e desenvolveram o conceito “womanista” como um quadro de referência teológica. O compromisso com as experiências e lutas das mulheres negras, a solidariedade da recordação com as irmãs negras e o valor conferido à história, religião, cultura e criatividade.

sábado, 21 de julho de 2012

Romance Amazônico


Literatura e História

“Teatro Amazonas” é o mais novo livro de Rogel Samuel, consagrado ensaísta no âmbito da Teoria Literária, professor doutor aposentado da UFRJ, poeta e jornalista.

Desta feita ele enveredou pela área do romance histórico e saiu-se muito bem.

São 174 páginas com inúmeras informações, datas e uma riqueza impressionante de detalhes. Cada nome, cada personagem real nos remete a um manancial de vidas com os seus caminhos e descaminhos, alegrias e tristezas, vitórias, derrotas e vivências de cada um.

É literatura regional amazonense, mas também é literatura nacional e universal.

Sugiro à Secretaria de Educação do Estado do Amazonas recomendar a leitura deste importante livro aos alunos do Ensino Médio e Superior. As múltiplas leituras que podem surgir possibilitam margens às interfaces: “Literatura e História”, “Literatura e Geografia”, “Literatura e Política”, “Literatura e Cidades”, “Literatura e Arquitetura”, “Literatura e Turismo”, “Literatura e Economia” etc.

Se o referido órgão do governo amazônida já pensou no assunto, parabenizo. Fica também a sugestão para as demais secretarias munícipes daquele belo Estado, incluindo – claro – a capital.

Assim teremos trabalhos e pesquisas no Ensino Médio, monografias nas Graduações, dissertações nos Mestrados e teses nos Doutorados.

Alguns nomes são importantes na História Amazônica, outros na História do Brasil. Cada nome, cada vida, cada existência interagindo com inúmeros outros.

A Editora da Universidade Federal do Amazonas e também a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas acertaram em cheio com a publicação.

domingo, 15 de julho de 2012

Sabedoria Asiática


O Céu Comunista

Nos anos 1970, estudei muito o I CHING – O Livro das Transmutações, considerado um dos livros mais antigos da humanidade, tanto quanto a Bíblia. Utilizo a versão da editora Record, 1971, traduzida direta do chinês por John Blofeld (1913-1987), um inglês budista que viveu muitos anos na Ásia. Agora volto a estudar este belo volume de filosofia chinesa. Alguns o tem como oráculo, nada contra, a meu ver, é um profundo texto do multimilenar pensamento chinês.

Sempre digo que o comunismo é uma “utopia religiosa” (não confundir com os socialismos que morreram com a glasnost e a perestroika no final dos anos 1980). Por ser uma utopia religiosa não vai se concretizar nunca no plano terreno. Repito, não vai se concretizar nunca, aqui em nosso plano físico, pois o ser humano é muito imperfeito, então só pode fazer coisas imperfeitas, semi-perfeitas. É por isso que Jesus e outras religiões afirmam:“meu reino não é deste mundo”.

Vejamos a página 126 da citada edição, onde o tradutor explicita o texto que, segundo ele, tem mais de 6 mil anos:

“O caminho do céu é diminuir o que está cheio demais e aumentar o que é humilde; o caminho da terra é transformar o que está cheio e ajudar o que é modesto a fluir suavemente. Deuses e demônios destroem os enfatuados, mas cumulam os modestos de prosperidade. O caminho do homem é abominar os arrogantes e gostar dos modestos. Assim a modéstia recebe reverência e glória; é uma qualidade admirável; nada pode superá-la. O homem superior procura sempre ser modesto”.

O I Ching está aqui referindo-se ao hexagrama 15 e logo a seguir explica: “O Homem Superior tira do que é demais para aumentar o que é de menos. Ele pesa as coisas e as distribui com justiça”.

Quem sabe a lenda de Robin Hood inspira-se neste versículo?

Estamos em tempo de eleições. Quando teremos candidatos que se aproximem dos princípios acima?


domingo, 8 de julho de 2012

Santa Teresa, RJ


Circuito Oriente

Hoje, está acontecendo no bairro carioca de Santa Teresa, mais uma edição do Arte de Portas Abertas.

Diz o folheto:

“Uma via não muito distante do Largo do Guimarães, centro nervoso de Santa Teresa, mas afastada o suficiente para sua maior tranqüilidade, a Rua do Oriente tem se notabilizado por abrigar ateliês cujo diferencial é a existência de vitrines. Vários desses artistas estão inseridos no mercado de arte e tem como estratégia de visibilidade instalar seus ateliês em lojas para a rua, vitrine e visitação com hora marcada. A união destes ateliês trouxe mais dois novos espaços e formaram o Circuito Oriente. A idéia é sincronizar as inaugurações dos eventos propostos em datas simultâneas.”

Ateliê Oriente – Rua do Oriente, 414; Mais Ofício – Rua do Oriente, 444; Estúdio 19 – Travessa do Oriente, 16 A; Canto da Carambola, Rua do Oriente, 123.

Destacamos neste último local, que também é cama/café, as exposições de Heloisa Pires Ferreira, Mateus Grimião e Bárbara.


O evento Arte de Portas Abertas é coordenado pela Chave Mestra – Associação dos Artistas Visuais de Santa Teresa


Com apoio, entre outros, da AmeSanta – Associação dos Amigos e Empreendedores de Santa Teresa.

sábado, 7 de julho de 2012

Notícias Protestantes


ALCNOTÍCIAS

Uma agência constituída por profissionais voltados à comunicação social e ecumênica.

Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação.

Acesse    www.alcnoticias.net   diariamente, e fique por dentro de boa informação, no idioma de sua preferência: espanhol, português, inglês.

As instituições que formam o consórcio “Alcnotícias”:

- Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLai);

- Conselho de Igrejas Evangélicas Metodistas da América Latina e do Caribe (Ciemal);

- Aliança de Igrejas Presbiterianas e Reformadas da América Latina (Aipral);

- Associação Mundial para a Comunicação Cristã (Wall-AL);

- Centro Regional Ecumênico de Assessoria e Serviço (Creas);

- Luteranos Unidos em Comunicação (Luc-FLM).









quinta-feira, 5 de julho de 2012

Santa Teresa, RJ


Re-Ciclos

A alegria e a dor de existir, resistir de Heloisa Pires Ferreira, em suas aquarelas, desenhos, gravuras, bordados, efusão de cores, coloridas, esmaecidas, entusiasmadas, abafadas, re-existindo, desta feita, na edição 2012 do Arte Portas Abertas, em exposição na Casa alto Lapa Santa, coletivo de biolutas, cultura, música, mantras, brasilidades, instrumental, políticas da amizade nos dias 6, 7, 8 de julho, de 11 às 18 horas, à Rua Joaquim Murtinho, 654, Santa Teresa, 3º ponto do bondinho, desde para sempre.

O que temos a mostrar nessa retrospectiva de 40 anos de desejo – produção da artista nos incita à honra de convidá-los para uma visita.

Ana Lúcia Magalhães Barros
p/ Casa Alto Lapa Santa

domingo, 1 de julho de 2012

Jesus e Kobo Daishi


Milagres

“Da antiguidade até hoje, no Oriente e no Ocidente, só Jesus e Kobo Daishi* realizaram milagres mais realísticos (...). Jesus Cristo realizou milagres extraordinários por meio da oração, porque tinha a convicção: “O Pai e eu somos um” (...). Kobo Daishi realizou maravilhosos milagres porque tinha consciência de que seu corpo era Buda, ou seja, que “Buda e eu somos um”.

- Masaharu Taniguchi, professor e tradutor, fundador da linhagem Seicho No Ie, no início do século XX; revista Pomba Branca, junho/1999.

(*) Kobo Daishi (774-835), também conhecido como Kukai, um dos grandes monges budistas de todos os tempos. Nasceu no Japão, durante três anos peregrinou pela China, estudando o Budismo Esotérico, na volta criou o Budismo Shingon (Palavra Verdadeira).

Além de religioso foi conceituado homem de Letras, artista e calígrafo. A civilização nipônica muito o reverencia pois foi o criador do sistema silabário Hiragana. Introduziu no Japão o pensamento de Confúcio e Lao Tse.

Discípulos e admiradores consideram Kobo Daishi um “santo”, um Bodhisatva, um Patriarca.