sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Simpósio em Niterói



Arte, Budismo e Pensamento

Ontem, 17/10/13, de 9 às 18 h, estivemos no Museu de Arte Contemporânea, em Niterói participando do Seminário acima, em convênio com o Departamento de Arte, da UFF – Universidade Federal Fluminense.

Abrindo os trabalhos, a monja Eishun, coordenadora no Rio do grupo de Zen, da Monja Coen. O tema foi “Breve introdução ao Zen Budismo”. Após a palestra tivemos prática de zazen (meditação sentada) e kinhin (meditação andando). A citada sanga carioca reúne-se aos domingos, 10 h, no Largo das Neves, bairro de Santa Teresa, .

Em seguida tivemos o professor Maurício Motta, da UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte apresentando a performance “Eidola” sobre a Grécia antiga.

Continuando, mesa com: Professora de Artes da UFF e atriz Andréa Copeliovitch, palestra: “Presença, Ação e Silêncio”; Antonio Carlos Rocha, este que vos escreve com a conferência “O Sutra Lótus e o Budismo Laico: enfocando as linhagens Reiyukai e RKK – Risho Kossei Kai” e coordenando a mesa matinal o professor doutor Guilherme Vergara, da UFF.

Após o almoço tivemos a mesa com o monge Komyo (Arte Zen e o Caminho do Vazio) e o professor doutor da UFRJ, EBA – Escola de Belas Artes falando, comentando e exibindo dois filmes húngaros.

Em seguida os alunos da coordenadora do Simpósio, Andréa Copeliovitch, apresentaram a performance “Samsara”.

Mais uma performance com Fernando Gopal: “Atividade de Arte Zen”.

A mesa da tarde: professora doutora Maria Cristina Franco Ferraz com o tema: “Do Ressentimento ao Esquecimento na Perspectiva Nietzcheana”; o professor Emérito da Faculda de Letras da UFRJ Manuel Antonio de Castro com “O filme Samsara e a Dialética da Iluminação”, novamente o mediador foi o professor Vergara que também é o diretor do MAC – Museu de Arte Contemporânea, prédio belamente projetado pelo falecido arquiteto Oscar Niemeyer.

A palestra de encerramento foi com a monja e escritora Coen Roshi que veio de SP.

Registre-se a presença de muitos jovens monges discípulos da Sensei (mestra) Coen e alunos da UFF de graduação, mestrado e doutorado.

Nenhum comentário: