sábado, 27 de dezembro de 2014

O Buda Verde



Buda e as Árvores

Antonio Carlos Rocha


Buda dizia que muitos Devas (Espíritos) moram nas árvores e nas plantas. E por isso, elas são Sagradas. Árvores e plantas são casas, residências, lares de muitos seres.

Ele nasceu, atingiu a Iluminação e faleceu sob uma árvore.

Ele ensinava que se cortarmos, ferirmos ou podarmos indevidamente uma árvore estaremos pegando carma (Lei de Ação e Reação) negativo.

Caso seja, realmente, necessário, cortarmos ou podarmos uma árvore ele recomendava em primeiro lugar fazermos uma cerimônia e comunicarmos o fato aos Espíritos Residentes na árvore ou planta, pedindo que eles se mudem para outras árvores e plantas. Com todo respeito e reverência.

É por isso que afirmamos: “arvores e plantas são pessoas do reino vegetal”.

Só então, efetuamos o corte ou a poda.

Se você acredita ótimo, se não, por favor, proteja as árvores. Muitos seres agradecem.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Apoie as Árvores



 Proteja as Árvores

“Você que me cortou, que tentou me matar, se passar a me proteger e cuidar de mim, poderei retribuir brevemente, dando-lhe sombra, frutos e flores. Quero ocupar um pedaço de seu coração, pois quando as condições do planeta ficarem, enfim, totalmente adversas ao futuro do homem, não resultará no fim do planeta, mas na extinção de espécies simples e complexas (principalmente a humana), que levaram milhões de anos para serem, assim, como se apresentam. Penso que os que desejam o meu fim, contribuem mais para o ciclo de sua extinção E a minha reconstituição, coisa que a humanidade necessitará para a sua própria sobrevivência, sempre será mais rápida. Já existia planeta, quando eu cheguei; homens? Vieram bem depois.
Por enquanto, durante o verão, irão agradecer a sombra que irei produzir.

Sua Amiga Árvore”.

- autoria: duas moradoras do bairro carioca de Santa Teresa.


terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Belo Bairro



O MIRANTE
Boletim On Line de Santa Teresa - Nº 1 – Dezembro de 2014 - Rio – RJ

Editorial:

Publicação independente, artesanal. A inspiração do título vem de janeiro de 1972, quando aportei no bairro. “Mirante Guardas do Imperador” ficava ali em frente ao Quartel dos Bombeiros. Havia até uma placa do TCB – Touring Club do Brasil explicando o local turístico. A placa, o tempo levou, mas a Vista, linda permanece.

Este e os números seguintes estarão no blog http://estudoliteraturas.blogspot.com.br     colaborações inteiramente grátis, sem fins lucrativos. Nosso compromisso é com o BEM – Boas Energias Moradores ! Visitantes, Amigos e Turistas – claro – também são bem-vindos.

Vejam a letra belíssima que o Coral de Santa Teresa brilhou no último dia 20/12/14, na Igreja Anglicana. Me fez lembrar do meu amigo Elmar Soares, já falecido, que morava na querida cidade Mar de Espanha, MG.

“MAR DE MINAS

Mina que mina
Do fundo do coração
Mina que mina
Do fundo do coração.

De uma Minas Gerais
De água, de verde
De céu azul e mar.

O mar de Minas
Não é no mar
O mar de Minas
É no céu.

Pro mundo olhar
Pra cima e navegar
Sem nunca ter
Um porto pra chegar.”

Composição de Arimatã Martins e Sérgio Matos. Agradecemos ao Maestro Roberth Salles por nos ensinar e ensaiar esta preciosidade.

Antonio Carlos Rocha. = antoniocpbr@ig.com.br
Notícias:
* Soube agora, 18:07 = 23/12/14, que o artista Getúlio está com o seu famoso Bonde na rua, ali no Largo do Guimarães, distribuindo balas, doces e bombons natalinos para a criançada.

* Hoje também, depois de um longo tempo, o ônibus 007 desceu pela Rua Joaquim Murtinho, perto do meio dia. Até inventaram o Joaquim Mortinho, acho que ressuscitou.

* Queremos registrar o bom trabalho que o Posto de Saúde Ernani Agrícola vem fazendo. Outro dia, o Grupo de Hipertensos e Diabéticos fez uma Caminhada até o Parque das Ruínas. No final com direito a brinde, consulta médica, olho nas receitas etc. Houve até uma confraternização de fim de ano. Sem esquecer que a primeira apresentação do Coral de Santa Teresa foi no Posto.

* Algumas senhoras da Comunidade criaram uma Feirinha de Atividades. Mobilizar o bairro é sempre bom.

* Destaque para a Casa Laurinda Santos Lobo, dirigida pela Nádia Medella. Mensalmente ótimas apresentações: teatro, música, literatura e outras artes. Neste mês comemora 35 anos de bons eventos.

* Um dedicado grupo de senhoras e senhores, com o apoio da Comlurb local vem plantando e cuidando de árvores. Infelizmente outro grupo, lamentavelmente, vem destruindo, quebrando e cortando estas pequenas árvores. Não conseguimos entender o que leva uma pessoa ou mais de uma a destruir árvores que ajudam e muito no Ecossistema.

* Falando nisso, a Laís, engenheira florestal, está começando a preparar um Projeto de Aulas Ecológicas, a partir de março. PAE, mais detalhes adiante.

* Feliz Natal e Próspero 2015 !

* Quem concordar... pode repassar e divulgar este Boletim Mensal. Desde já agradecemos e aguardamos dicas, notícias e afins.

* Certa feita declarei na Rede Bandeirantes, em um Portas Abertas: “Santa Teresa não é só um belo bairro. É um Estado de Espírito Positivo ! ”

* O MIRANTE: Mirar, olhar, observar. É um abraço literário e poético nos amigos, moradores e visitantes.

* Antes de 1972, quando fixei residência no bairro: final dos anos 1950, algumas vezes, eu vinha visitar os primos, no verão; moravam na Rua Monte Alegre, descíamos em carrinhos de rolimã pelas calçadas... mas naquela época era possível... e a noite saboreávamos picolés caseiros de groselha, coco, goiaba e outros sabores da vizinha que vendia...

*

domingo, 21 de dezembro de 2014

Encantando o bairro



Coral de Santa Teresa


Ontem, 20/12/14, minha alma ficou muito feliz quando assisti ao citado Coral, na Paróquia Anglicana do aprazível bairro de Santa Teresa, RJ.

É a segunda vez que este jovem Coral se apresenta no bairro e a primeira na referida congregação.

Também se apresentou o Coral da Penha, outro querido bairro carioca. No final os dois corais ficaram juntos e encantaram mais ainda.

Tudo sob a batuta do Maestro Roberth Salles, que tem muitos e bons projetos para 2015.

Pelos aplausos o público gostou muito.

“Em 15 de julho de 2017 a Igreja Anglicana completa 100 anos em Santa Teresa”, a informação é do jornal mensal “Capital Cultural”, tablóide que circula no bairro e imediações: Centro, Lapa, Glória, Catete, Largo do Machado. A edição deste mês de dezembro/2014, tem a entrevista com o Reverendo Caetano, titular da mesma, “figura querida e sempre em sintonia com a comunidade”.




Rua Paschoal Carlos Magno, 95 – Santa Teresa
Cep 20240-290 – tel. 2252-1852

O Coadjutor é o Reverendo Daniel Rangel.

É um belo templo em estilo neogótico, pertence à Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, à Diocese Anglicana do Rio de Janeiro e à Comunhão Anglicana Mundial.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Literatura Presbiteriana



Feliz PresbiteriAno Novo


Em primeiro lugar meu abraço, meus respeitos, minha admiração aos amigos e irmãos do Supremo Concílio da minha querida IPB – Igreja Presbiteriana do Brasil.

Reverências ao Sínodo do Rio de Janeiro e ao Presbitério do Rio de Janeiro.

Abração fortíssimo no Reverendo Guilhermino Cunha, ex-presidente do Supremo Concílio. Presbítero Nilson, Reverendo Cid, Reverendo Longuini, Reverendo Aldemiro, Reverendo Haveraldo, Reverendo Isaías, Reverendo Nélio Quaresma, Reverendo Alex e tantos outros, impossível citar todos... moram no meu coração... e o Reverendo Amantino, em memória...

Por extensão quero citar, abraçar e agradecer outras denominações presbiterianas que, de uma forma ou de outra também muito aprendi e onde publiquei meus artigos...

Igreja Presbiteriana Unida, Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, Igreja Presbiteriana Pentecostal ...

Não esqueço o jornal Brasil Presbiteriano, o devocionário Cada Dia, a editora Cultura Cristã... bons companheiros

E lembrando que “companheiro” é aquele que compartilha o pão matinal no café... ao longo de 11 anos, diariamente de segunda a sexta, nos reuníamos na Catedral Presbiteriana do Rio para estudar a Bíblia e uns rápidos comentários...

Abração ao pessoal da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo.

E os demais Presbíteros, Diáconos, bons tempos de vivência...

Deus Poderoso El Shaddai abençoe, proteja todos(as) com os melhores votos de um Feliz Natal e Ótimo 2015, desde o mais simples funcionário até os presidentes...




sábado, 13 de dezembro de 2014

Arte de inventar palavras



Tempo de Neologismos

Antonio Rocha

A revista Língua Portuguesa, nº 108, out/2014, fala da criatividade brasileira na área da Criação de novas palavras, adaptando de tudo um pouco. Mistura de salada lingüística e molho gramatical abre possibilidades infinitas para novos termos, especificando o que for possível:

A tradicional “padaria” hoje convive com as Paneria, Panaria.

No caminho passe pela Queijaria. Sem esquecer, claro, de olhar a vitrine da Nhoqueria.

Novelaria pode ser uma boa livraria especializada em novelas, romances, contos, ficção.

Torteria, para saborear uma boa e suculenta torta.

No almoço recomendo a Picanharia. Se preferir algo mais leve pode ser a Omeletaria ou a Risotoria, Risoteria, Risotaria... a escolha do freguês...

Com este verão, use um pisante mais leve, belo par de chinelos se encontra na Chinelaria. Você pode caminhar mais um pouco e cortar o cabelo na Cabelaria. As digníssimas damas irão dar um asseio nas unhas... então procurem a Esmalteria mais próxima.

A criançada gosta mesmo é de curtir a Videogameria, ali perto da Hamburgueria. Depende do seu gosto, pode ser uma Tapiocaria. Frangaria, certo, é especializada em frangos, Galetaria o nome já diz tudo. Mas tem a Bolaria com ótimos bolinhos tanto doces como salgados.

No jantar você pode visitar a Comidaria, para os que apreciam vale também conhecer a Doçaria. Nessa praça de alimentação encontramos a Saladaria, Kiberia, Biscoitaria, uma verdadeira Banqueteria.

Não se esqueçam da Coxinharia mais badalada. Criançada também gosta de Picoleteria e tem os naturalistas que abriram recentemente a Liquiteria, ótima loja de Líquidos, sucos que alguns chamam de Sucaria. Tem gente que prefere a Esfiharia e até a Pimentaria, um pouco mais codimentada.

Um mimo a loja Bicharia, muitos produtos para o seu animal de estimação. Fica ao lado da Tomateria, concorrente da Tomataria, logo em frente tem a Brinquedaria e os pequenos vão se divertir ganhando presentes de lá.

A geração “teen = adolescentes” gosta mesmo é da Belezaria, pintar cabelos e pelos corporais nas mais diversas cores, depilando-os ou não.

Uma boa quitanda é agora uma Vendaria.

Agora, para programar suas festas de fim de ano, contrate a Baladaria, Baladeria... agências de eventos... Eventaria...

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Budismo e Empreedimentos



Atendimento Iluminado


Não podemos generalizar, mas algumas empresas no Brasil precisam urgentemente ler o recente livro “O Buda e o Executivo”, de Franz Metcalf e BJ Gallagher, que tem como subtítulo “Lições Valiosas da Sabedoria Budista para sua Carreira, Prosperidade e Sucesso”, editora Cultrix, 200 páginas. O prefácio é do Dalai Lama.

Uma das partes do livro considera o atendimento aos clientes uma atividade típica de Bodhisatva, ou seja, aquele que já possui muito de Buddha. Está na ante-sala da iluminação, da santidade:

“O Buda ensinou que o serviço ao próximo é nosso verdadeiro trabalho, qualquer que seja o emprego que tenhamos. Pois é através do serviço ao próximo que superamos nossa tendência central ao autocentrismo(...) Hoje, o Buda nos diria que as pessoas que dão atendimento a clientes são as mais importantes de nossa organização.

“Uma das mais sofisticadas e luxuosas redes de lojas de departamentos dos Estados Unidos, a Nordstrom, estabeleceu um novo paradigma no mundo varejista, simplesmente com um atendimento soberbo e consistente. Pense na forma como a Disney transformou o mundo do entretenimento familiar com seus parques temáticos, filmes, programas de televisão e lojas.
Pense como a Southern Airlines criou um novo padrão para o mundo das viagens aéreas, com o seu estilo singular de fornecer o básico: passagens de baixo custo, vôos pontuais e saquinhos de amendoins.

“Nessas organizações, todos tem apenas um trabalho: excelência no atendimento. Se toda empresa e organização considerasse o atendimento aos outros como sua principal atividade, o mundo certamente iria se transformar – e o mesmo aconteceria com os seus lucros”. (páginas 112 e 113).

Os autores tem trabalhos na área de Espiritualidade e Administração de Empresas com várias grandes firmas como Toyota, Wolkswagen, Chrysler, IBM, Kellog, órgãos governamentais etc.

Franz é teólogo, fez doutorado na Universidade de Chicago. Este é o seu terceiro livro budista publicado em terras brasileiras. Gallagher é uma concetuada especialista que “prega o evangelho da administração compassiva em diversos países.

Ao longo do texto, os autores vão exemplificando com passagens das Escrituras Budistas, unindo os ensinamentos de Buda e o mundo das grandes corporações.