quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Budismo e Empreedimentos



Atendimento Iluminado


Não podemos generalizar, mas algumas empresas no Brasil precisam urgentemente ler o recente livro “O Buda e o Executivo”, de Franz Metcalf e BJ Gallagher, que tem como subtítulo “Lições Valiosas da Sabedoria Budista para sua Carreira, Prosperidade e Sucesso”, editora Cultrix, 200 páginas. O prefácio é do Dalai Lama.

Uma das partes do livro considera o atendimento aos clientes uma atividade típica de Bodhisatva, ou seja, aquele que já possui muito de Buddha. Está na ante-sala da iluminação, da santidade:

“O Buda ensinou que o serviço ao próximo é nosso verdadeiro trabalho, qualquer que seja o emprego que tenhamos. Pois é através do serviço ao próximo que superamos nossa tendência central ao autocentrismo(...) Hoje, o Buda nos diria que as pessoas que dão atendimento a clientes são as mais importantes de nossa organização.

“Uma das mais sofisticadas e luxuosas redes de lojas de departamentos dos Estados Unidos, a Nordstrom, estabeleceu um novo paradigma no mundo varejista, simplesmente com um atendimento soberbo e consistente. Pense na forma como a Disney transformou o mundo do entretenimento familiar com seus parques temáticos, filmes, programas de televisão e lojas.
Pense como a Southern Airlines criou um novo padrão para o mundo das viagens aéreas, com o seu estilo singular de fornecer o básico: passagens de baixo custo, vôos pontuais e saquinhos de amendoins.

“Nessas organizações, todos tem apenas um trabalho: excelência no atendimento. Se toda empresa e organização considerasse o atendimento aos outros como sua principal atividade, o mundo certamente iria se transformar – e o mesmo aconteceria com os seus lucros”. (páginas 112 e 113).

Os autores tem trabalhos na área de Espiritualidade e Administração de Empresas com várias grandes firmas como Toyota, Wolkswagen, Chrysler, IBM, Kellog, órgãos governamentais etc.

Franz é teólogo, fez doutorado na Universidade de Chicago. Este é o seu terceiro livro budista publicado em terras brasileiras. Gallagher é uma concetuada especialista que “prega o evangelho da administração compassiva em diversos países.

Ao longo do texto, os autores vão exemplificando com passagens das Escrituras Budistas, unindo os ensinamentos de Buda e o mundo das grandes corporações.


Nenhum comentário: