Atendimento Iluminado
Não podemos
generalizar, mas algumas empresas no Brasil precisam urgentemente ler o recente
livro “O Buda e o Executivo”, de Franz Metcalf e BJ Gallagher, que tem como
subtítulo “Lições Valiosas da Sabedoria Budista para sua Carreira, Prosperidade
e Sucesso”, editora Cultrix, 200 páginas. O prefácio é do Dalai Lama.
Uma das partes do
livro considera o atendimento aos clientes uma atividade típica de Bodhisatva,
ou seja, aquele que já possui muito de Buddha. Está na ante-sala da iluminação,
da santidade:
“O Buda ensinou que o
serviço ao próximo é nosso verdadeiro trabalho, qualquer que seja o emprego que
tenhamos. Pois é através do serviço ao próximo que superamos nossa tendência
central ao autocentrismo(...) Hoje, o Buda nos diria que as pessoas que dão
atendimento a clientes são as mais importantes de nossa organização.
“Uma das mais
sofisticadas e luxuosas redes de lojas de departamentos dos Estados Unidos, a
Nordstrom, estabeleceu um novo paradigma no mundo varejista, simplesmente com
um atendimento soberbo e consistente. Pense na forma como a Disney transformou
o mundo do entretenimento familiar com seus parques temáticos, filmes,
programas de televisão e lojas.
Pense como a Southern
Airlines criou um novo padrão para o mundo das viagens aéreas, com o seu estilo
singular de fornecer o básico: passagens de baixo custo, vôos pontuais e
saquinhos de amendoins.
“Nessas organizações,
todos tem apenas um trabalho: excelência no atendimento. Se toda empresa e
organização considerasse o atendimento aos outros como sua principal atividade,
o mundo certamente iria se transformar – e o mesmo aconteceria com os seus
lucros”. (páginas 112 e 113).
Os autores tem
trabalhos na área de Espiritualidade e Administração de Empresas com várias
grandes firmas como Toyota, Wolkswagen, Chrysler, IBM, Kellog, órgãos
governamentais etc.
Franz é teólogo, fez
doutorado na Universidade de Chicago. Este é o seu terceiro livro budista
publicado em terras brasileiras. Gallagher é uma concetuada especialista que
“prega o evangelho da administração compassiva em diversos países.
Ao longo do texto, os
autores vão exemplificando com passagens das Escrituras Budistas, unindo os
ensinamentos de Buda e o mundo das grandes corporações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário