segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Kardec e o Buda Primordial




Antonio Carlos Rocha

No livro “Obras Póstumas”, de Alan Kardec, página 29, editora Ide, 2004, lemos:

“A prova da existência de Deus está no axioma: Não há efeito sem causa. Vemos incessantemente uma multidão inumerável de efeitos, cuja causa não está na Humanidade, uma vez que a Humanidade está impossibilitada de reproduzi-los, e mesmo explica-los; a causa está, pois, acima da Humanidade. É essa causa que se chama Deus, Jeová, Alá, Brama, Fo-Hi, Grande Espírito etc, segundo as línguas, os tempos e os lugares”.

Fo-Hi era a forma como os antigos chineses chamavam o Buda Primordial, que nós também podemos chamar de Criador, El Shaddai em hebraico, que sempre existiu e vai existir sempre.

Amida em japonês, Amithaba em sânscrito, Amitayus em tibetano, Amito em chinês arcaico. Não confundir com Sidarta Gautama, o Buda histórico que nasceu no Nepal, século VI antes de Cristo, ou antes da Era Comum; digamos que Sidarta, também conhecido como Shakyamuni, incorporou/assumiu/vivenciou, de forma mediúnica, o Espírito Criador Fo ou Fo-Hi.

Tanto assim o é que há um mantra, uma prece, uma oração em chinês que é constituída em duas palavras “Amito Fo” = algo como “Louvado seja Deus”, ou “Eu me refugio no Buda Amito (Primordial)”. Também serve de cumprimento tipo bom dia, boa tarde, muito obrigado etc.

Vejamos agora uma antiqüíssima Oração que os budistas chineses fazem até hoje:

“Para pedir que o país seja forte, que todo povo tenha paz, que nossa comunidade não tenha violência, precisamos recitar Amito Fo.

“Para pedir que cada membro de nossas famílias tenha paz e que todos os obstáculos sejam eliminados, precisamos recitar Amito Fo.

“Para pedir que nossos pais tenham boa saúde, precisamos recitar Amito Fo.

“Para pedir que nossos filhos tenham progresso nos estudos, precisamos recitar Amito Fo.

“Para pedir sucesso na carreira profissional sem obstáculos, precisamos recitar Amito Fo.

“Para pedir por aqueles que, mesmo consultando médicos e tomando remédios, não conseguem curar-se, precisamos recitar Amito Fo.

“Para pedir que as pessoas possam eliminar profundos e pesados obstáculos cármicos, precisamos recitar Amito Fo.

“Para pedir que as pessoas, cultivando o Budismo tenham êxito sem obstáculos, precisamos recitar Amito Fo.

“Para pedir que todos se libertem dos seis estágios da existência e do ciclo de reencarnações, nascimentos e mortes, precisamos recitar Amito Fo.

“Para pedir que as pessoas possam se libertar do sofrimento, obter a alegria e atingir a iluminação, precisamos recitar Amito Fo.

“Quem divulgar esta Oração obterá méritos e virtudes ilimitados”.


Nenhum comentário: