segunda-feira, 31 de maio de 2021

 

EEAC – 31,05,21 – Turmas 601 e 602 – Língua Portuguesa – Prof. Antonio Rocha – Duque de Caxias – RJ – Pilar – Baixada Fluminense.

 

Substantivos Concreto e Abstrato – Primitivo e Derivado – Simples e Compostos = Vejamos definições e alguns exemplos.

 

1) Substantivo Concreto – É aquele que representa seres de existência real, que podemos tocar com as nossas mãos. Ex. Todo homem sente saudade. (homem é um ser de existência real, é um fato, podemos tocá-lo, então homem é substantivo concreto).

 

2) Substantivo Abstrato – É aquele que representa algo que não podemos tocar. A percepção é através do sentimento. Ex. Ele é uma pessoa que tem muita bondade. (bondade é um substantivo abstrato, pois não podemos tocar, mas compreender através do sentimento).

 

3) Substantivo Primitivo – É aquele que foi criado antes de outros no uso corrente da língua. Ex. A carta estava com o carteiro. (o termo carta foi criado antes, no âmbito histórico da Língua Portuguesa).

 

4) Substantivo Derivado – É aquele que foi criado depois dos outros. Ex. O carteiro trabalha o dia inteiro entregando a correspondência. (o substantivo carteiro veio depois do substantivo carta).

 

5) Substantivos Simples – São aqueles formados por um só elemento ou radical. Ex. A flor está ao lado do guarda – roupa. (O substantivo flor é simples porque só tem um elemento em si, um radical, que é flor).

 

6) Substantivos Compostos – São aqueles que tem mais de um elemento ou mais de um radical. Ex. O guarda – roupa ficou mais elegante com um quadro artístico de um grande pintor. (O substantivo guarda – roupa é composto porque apresenta dois elementos, unidos com um hífen).

 

Outros exemplos:

 

a) Esse carro é uma beleza. (carro – substantivo concreto; beleza – substantivo abstrato).

 

b) A sua camisa está no camiseiro. ( camisa – substantivo primitivo; camiseiro – substantivo derivado).

 

c) A flor é muito bonita e o beija-flor mais ainda. (flor – substantivo simples; beija-flor – substantivo composto).

 

- Caro aluno, copie tudo e guarde o seu caderno com cuidado. Na volta às aulas presenciais iremos fazer o visto, valendo ponto.

 

- Aproveite o feriado de quinta-feira para ler algo que você goste: livro, jornal ou revista. Depois faça um resumo com 10 linhas e me avise.

Nenhum comentário: