quinta-feira, 17 de junho de 2021

 

EEAC – 17,06,21 – turmas 601 e 602 – Língua Portuguesa – Prof. Antonio Rocha – Duque de Caxias – Pilar – RJ – Baixada Fluminense.

 

Respostas dos Exercícios da página 14, do Livro:

 

1) Resposta pessoal. Você pode, se quiser, inventar ou sugerir novas hipóteses com o capitão do navio.

 

2) a) Sim, a ansiedade do capitão Ahab é indicada por descrições como “não come nem dorme” e “olho febril” e pela passagem do tempo expressa por “dia e noite”.

 

b) “A famosa baleia”, “fera”, “com sua imensa mandíbula”. Possibilidades de resposta: forte, grandiosa, enorme, furiosa etc.

 

3) Ahab.

 

4) Moby Dick.

 

5) a) O mar.

 

b) Resposta pessoal. O aluno pode abordar que o mar se modifica através do clima e pode ter animais de grande porte como a baleia.

 

c) O espaço possibilita o enfrentamento de desafios.

 

6) Sim. A história começa com a perseguição que dura até o final do dia com o afastamento da baleia.

 

7) Ação: Batalha entre Ahab e Moby Dick; Motivação: Porque Ahab quer vingança, pois teve a perna arrancada por Movy Dick; Modo: Eles acontecem rapidamente e em um curto período de tempo; Conseqüência: Não, ele não consegue matar a baleia.

 

Curiosidade: Você sabia que no início dos anos 1960, faltou carne no RJ, nos açougues, e o governo importou carne de baleia do Japão. Durante alguns meses os cariocas comiam carne de baleia, eu inclusive comi, pois minha família comprava. Mas depois, o comércio da carne se normalizou nos açougues e não foi mais preciso importar carne de baleia.

 

Lendo e refletindo:

 

- Na questão 8 entendemos que é o momento da virada e a narrativa sugere que está muito próximo o momento em que o capitão Ahab e a baleia encontram-se ...

 

- Copie todo o texto para você comparar com as suas respostas. Não se esqueça de fazer o like, marcando sua presença. Muito obrigado e bom fim de semana.

Nenhum comentário: