segunda-feira, 26 de julho de 2021

 

EEAC – 26,07,21 – Turmas 601 e 602 – Língua Portuguesa/Literatura – Prof. Antonio Rocha – Duque de Caxias – Pilar – RJ – Baixada Fluminense

 

Estudando os Contos:

 

Caros alunos (as) Estamos de volta, feliz terceiro bimestre para todos (as). No âmbito dos estudos literários vamos começar a pesquisar sobre contos. Por favor leia com atenção a aula 1 que está nas “Orientações” e responda as perguntas até parte da página 10. Corrigiremos na próxima.

 

Lembre que no começo das aulas estudamos o conto da baleia Mobi Dick, que era uma aventura no mar.

 

Os tipos de contos são muito variados: infantis, juvenis, adultos, contos de fadas, contos policiais, contos de terror, contos esportivos, contos de ficção científica etc.

 

As famosas Fábulas de Esopo, também constituem um bom exemplo de contos. Esopo (620-564 antes de Cristo) foi um escravo na Grécia antiga que tinha o dom da arte de contar histórias e fez uma recolha que são famosas até hoje. São também conhecidas como Fábulas de La Fontayne e o famoso quadrinista Walt Disney recontou, adaptou tais obras de arte literária.

 

Fábula: O Jardineiro e o Cão.

 

“O cachorro de um jardineiro caíra num poço. Logo o jardineiro, querendo tirá-lo de lá desceu também ao poço. Imaginando que o dono vinha afundá-lo mais ainda, o cão mordeu o pobre homem. Então o trabalhador após salvar o animal disse: “Eu mereço... o que recebo, o que é que eu tinha de me apressar em ajudar você mal agradecido”. Moral da história: Esta fábula dirige-se às pessoas injustas e ingratas.

 

Interpretação do Texto:

 

Tem gente que não espera na resolução dos fatos e vai logo deduzindo o que não é real. O cachorro julgou mal o dono que só queria ajuda-lo. Se recebemos um apoio precisamos agradecer e sermos gratos a quem nos tira do problema. Ou seja, boa educação é sempre recomendável. Vamos nos lembrar do lema “Gentileza gera gentileza”, isto quer dizer que o cachorro deveria ter sido manso com o dono.

 

- Se quiser, você pode desenhar a fábula acima, utilizando os seus dons de pintar, colorir, ilustrar um parágrafo lido.

 

- Copie tudo em seu caderno. Lembre-se de escrever com caneta preta ou azul e letra bem legível, para que outros possam entender. Marque sua presença e não esqueça que mais adiante faremos o visto quando terminar a pandemia, valendo ponto.

Nenhum comentário: