O médico e escritor português Luís Portela organizou para o jornal Público, de Lisboa, o volume 18 da coleção com o título acima. São 112 páginas reunindo poesias de autores portugueses de diversas épocas: João de Deus, Florbela Espanca, Teixeira de Pascoaes, Gomes Leal, Augusto Gil, Luís de Camões, Fernando Pessoa, Ermelinda Duarte, Sophia de Mello Breyner Andresen, Mário de Sá Carneiro, António Gedeão, Camilo Castelo Branco, Maria de Souza, Bocage, Jorge de Sena, Miguel Torga, Pedro Ayres de Magalhães, Guerra Junqueiro, Agostinho da Silva, Sofia Lago, João Matos, Miguel Ângelo.
Na coletânea Luís Portela selecionou também outros autores estrangeiros: o chinês Lao Tse, o belga Gerard Dorn, o indiano Rudyard Kipling e o libanês Khalil Gibran.
“Admitindo que gostei de outros que agora não recordo, estes são os poemas que me fizeram vibrar ao lê-los, ou que me impressionaram, ou até me marcaram. Em diferentes momentos ao longo da vida, eles tiveram um significado especial para mim. E ainda tem. São de autores muito diversos. Desde alguns dos mais importantes nomes da literatura portuguesa, a alguns jovens pelo menos ainda quase desconhecidos. Desde pensadores que marcaram a História, até simples compositores de música ligeira contemporânea.
“Os temas abordados são também diversos. Desde a amizade à simplicidade. Da ciência à paz. De Deus e de liberdade. De crianças, de aves e de mar. De vida, de espiritualidade e de amor. Talvez se possa considerar como tema comum a Vida.”
A edição é de 2006.
sábado, 10 de novembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário