domingo, 30 de agosto de 2009

Heidegger e Herrigel

Na página 298, da ótima biografia Heidegger – Um Mestre Da Alemanha Entre O Bem E O Mal, de Rudiger Safranski, em excelente tradução de Lya Luft, editora Geração, 2000; ficamos sabendo que Eugen Herrigel elogiou o discurso de posse de Martin Heidegger como reitor da Universidade de Freiburg. Herrigel era professor de filosofia na Universidade de Heidelberg.

Mas, quem é Eugen Herrigel? Nada mais, nada menos que o consagrado autor de um pequeno grande livro, publicado em diversos idiomas. A Arte Cavalheiresca Do Arqueiro Zen, editora Pensamento, em 2005, já havia passado da 21ª impressão no Brasil.

Martin Heidegger (1889-1976), Eugen Herrigel (1884-1955) eram colegas docentes, portanto, um conhecia o trabalho e a pesquisa do outro.

Herrigel tem também um outro livro, na área, bastante traduzido e como o anterior, bem respeitado, O Caminho Zen, editora Pensamento, em 1987, estava na segunda impressão.

Com freqüência nosso blog fala muito em Heidegger, vamos hoje falar também de Eugen. Herrigel era um conceituado kantiano, seu primeiro livro na academia Urstoff Und Urform, publicado em 1926 falava naturalmente do seu então objeto de estudo, o filósofo conterrâneo Immanuel Kant (1724-1804). Quanto ao segundo livro, editado em 1929, ainda na área universitária, teve uma coincidência interessante, Die metaphysiche Form, também sobre o pensamento de Kant, foi lançado quase que simultaneamente ao Kant Und Das Problem Der Metaphysik, de Heidegger. Seria muito bom que alguma editora brasileira ou portuguesa, publicasse os dois.

Eis então que a Universidade Imperial de Tohoku, Sendai, no Japão oferece a Eugen o cargo de professor convidado de História da Filosofia. Ele prontamente aceita. Segue com a esposa para o Japão onde fica 6 anos. É aí que Herrigel tem iniciação no Zen-Budismo. Nessa universidade Eugen recebe o título de doutor honorário (Bungaku Hakushi), pelos relevantes serviços prestados à filosofia oriental, sobretudo, o pensamento japonês.

Voltando à Alemanha, Herrigel ocupa a cátedra de Filosofia e Teologia Sistemática da Universidade de Erlangen, e se torna membro da Academia de Ciência da Baviera.

Nenhum comentário: