domingo, 20 de março de 2011

Animal também é Gente

Aprendi desce cedo que nós, seres humanos, somos animais racionais e os demais são animais irracionais. Mas eu ficava pensando... os chamados irracionais têm atitudes tão belas para com os racionais que deve estar faltando alguma coisa nesta definição.

Depois, com o Budismo, que comecei a praticar a partir dos 16 anos, aprendi que o ser humano pode reencarnar (renascer) em animais, ditos irracionais, em plantas, em minerais, e em planos invisíveis... pois tudo tem vida e a vida é infinita. Concordo plenamente com o Senhor Buddha.

Com alegria, leio na revista Superinteressante de março/2011, nº289, o que o Buddha já falava desde o século 6 antes da Era Comum (antes de Cristo):

“O que pensam os animais. Eles se apaixonam, fazem planos para o futuro, sentem saudade, tecem intrigas e enganam você. A ciência começa a descobrir que sim, os animais também são gente. Para o bem e para o mal”.

E da página 46 até a 55 a revista continua: “Golfinhos são sádicos, vacas têm inimigas, gatos e cachorros são experts em dissimulação e galinhas fazem planos para o futuro. A ciência revela o universo oculto no cérebro dos animais”.

“O olfato do cão é capaz até de rastrear doenças em humanos, como mostra um recente estudo da Univesidade Kyushi, no Japão”. Um labrador de 8 anos detectou câncer do intestino ao cheirar o hálito e as fezes de pacientes.

“Uma colher de açúcar diluída em duas piscinas olímpicas. É isso que um cachorro consegue farejar. Por isso ele sabe quando você está chegando. E o cão sente saudade de você também. Do jeito dele, mas sente”.

“As galinhas fazem planos, se preocupam com o futuro”. Mas “com incentivo foram capazes de exercer autocontrole”. Ou seja, fizeram meditação e controlaram a ansiedade.

“O vervet, um miquinho africano, tem idioma próprio (...) Grandes macacos como chipanzés, também usam gestos e expressões faciais. E tentam levar vantagem em tudo”. Um banobo, parente do chipanzé, tem um vocabulário de 400 palavras e formula frases para se comunicar com humanos. Aves se reconhecem no espelho, confeccionam ferramentas. Os periquitos são monogâmicos, se apaixonam, são românticos e mantêm o relacionamento a longo prazo”.

“Alguns bichos podem compreender a nossa linguagem quase como se fossem uma pessoa”.

Por essas e por outras, de longa data falamos e escrevemos... budisticamente: pessoas humanas, pessoas do reino animal, pessoas do reino vegetal, pessoas do reino mineral, pessoas dos reinos invisíveis, pessoas utensílios domésticos como talheres, armários, relógios, roupas etc...

Quando vivificamos as coisas, os objetos tudo se torna digno de respeito, reverência e gratidão. Questões de energias...

Não se preocupe com a Lógica... que ajudou a inventarem guerras, escravidão, poluição, extermínios os mais diversos... o tal antropocentrismo, onde o homem reina soberano destruindo o ecossistema.

Criativamente, façamos novas lógicas !

sábado, 12 de março de 2011

O Coronel Continua Certo

Certa feita li no site da UnB – Universidade de Brasília, no link da Comunicação, DCE – Diretório Central dos Estudantes, uma entrevista com o irmão de Honestino Guimarães, líder estudantil, desaparecido político.

O irmão de Honestino contou que na época da ditadura, tendo o seu irmão já desaparecido, ele foi, com um grupo de estudantes até a sala do então Ministro da Educação, na época, o coronel Jarbas Passarinho.

Entre outras disse o coronel: “O que vocês estudantes precisam entender é que o Brasil é colônia dos EUA, e vai ser sempre”.

Coincidência ou não, até hoje, o coronel continua certo.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Santa Positiva, nº 1, março/2011

SANTA POSITIVA
Boletim Artesanal, Alternativo, Holístico – Santa Teresa – Rio - RJ.
Ano I – março de 2011 – nº 1.
http://estudoliteraturas.blogspot.com
antoniocpbr@ibest.com.br – Antonio Rocha

Editorial: PEGANDO TÁXI

Este boletim nasceu da vontade de compartilhar com os moradores, visitantes e amigos do bairro de Santa Teresa, Rio, técnicas do Poder da Mente para que possamos pegar táxi, entre outras atividades.

Li no site da Amast – Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa (www.amast.org.br) que muitas pessoas têm dificuldade para subir, vários taxistas não querem trazer os passageiros, alegam diversos problemas e, como este que vos escreve, também usa os táxis e os outros transportes do bairro, vamos compartilhar técnicas de pensamento positivo que funcionam e assim o desgaste é menor para todos.

Esclarecemos de início que este boletim é autônomo, independente e não está vinculado à Amast, que muito admiramos e respeitamos. Na realidade, queremos agradecer aos diretores, ex-diretores e associados pelo heróico esforço na melhoria do bairro.

Antes que alguém diga que isto é alienação, afirmamos que as visualizações são também uma forma de luta (pacífica) social. Podemos e devemos utilizar o Poder do Pensamento Positivo, em todas as áreas, inclusive, claro, no político, social, econômico etc.



Curso Grátis: Trabalhamos com as Forças Mentais Positivas há mais de 40 anos, nos propomos a fazer um treinamento com os que desejarem descobrir e/ou aprimorar este potencial com vistas a pegar táxi, estacionar bem o carro, encontrar vaga e a aplicar este método em outros aspectos de nossa vida. Não é milagre, é um caminho, é um aprendizado, um processo educativo que vamos dominando aos poucos. É um serviço de utilidade pública para o bairro. Algumas coisas nós conseguimos rapidamente, outras demoram. Vamos ver se encontramos um bom local para as aulas.

“Quem Ama Cuida”: A atual chapa diretora da Amast tem este sugestivo título. É um lema positivo, construtivo. Amor no sentido amplo, incondicional, sem querer nada em troca, aliás, os diretores, realmente, agem assim: gastam tempo, dinheiro, dedicação e em troca só querem o bem do bairro, o bem coletivo. Cuidar, veja no Dicionário, tem também o sentido de atenção.

Energias: A primeira dica para quem quer se iniciar ou se aprimorar nos conhecimentos mentais é saber que vivemos imersos em um oceano de energias, as mais diversas. Portanto, o que precisamos é ir aos poucos dominando tais energias, como se estivéssemos aprendendo a nadar e “dominar” com habilidade, as ondas do mar. É necessário criatividade, muita paciência e saber tirar proveito das adversidades. Aliás, os obstáculos são grandes mestres, nos ensinam a arte da aceitação. Aceitar não significa concordar.


Oração da Serenidade:
“Concedei-me Senhor, a Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar. Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguir umas das outras”.

Esta bonita oração é repetida por todo o mundo através das chamadas irmandades de ajuda mútua, isto é, AA – Alcoólicos Anônimos, N/A – Neuróticos Anônimos, FA – Fumantes Anônimos etc...

Com pequenas variantes o texto é o mesmo ou bem parecido.

Um pensamento é uma oração, uma prece. Um pensamento positivo é uma oração positiva, um pensamento negativo é uma oração negativa.

O pensamento é energia, então, ao utilizarmos o pensamento, a palavra, a ação, estamos manipulando energias. O ideal é que tais energias sejam construtivas, boas.

Quando na oração acima utilizamos a palavra Senhor, significa um Poder Superior, uma Força Cósmica, uma Energia Suprema na forma e nome em que cada um concebe.

Com a prática da prece acima, vamos verificar que muitas coisas nós vamos ganhar e fazer bom uso delas, para nós e para os demais. Da mesma forma, vamos ter maturidade e saber que muitas também vamos perder, pois a vida é um jogo, ganhamos e perdemos.



Livro do mês: “Ação e Reação”, autoria do Espírito André Luiz, psicografado por Francisco Cândido Xavier, 294 páginas, edição FEB – Federação Espírita Brasileira.

A primeira edição veio a lume em 1956, de lá para cá sucedem-se as tiragens.

Ação e Reação, Lei do Retorno, é o que os budistas chamam de Lei do Carma, ou Karma. Na realidade, é a Justiça Divina. É algo matemático que pode ir ou vir de uma vida para outra. Com esses nomes ou próximos, a Lei está presente em todos os livros sagrados das grandes religiões. Há até quem cite uma Lei da Física: “Toda Ação Corresponde a uma Reação”. Significa que tudo volta.

Os budistas alertam que o pensamento, a palavra e o agir provocam carma, ou seja, carma é ação, logo o pensamento, a palavra e o agir terão uma reação, daí a importância do pensamento positivo, da palavra construtiva e da ação benevolente.

O famoso profeta carioca, Gentileza, simplificava esta Lei, na sua conhecida e divulgada frase: Gentileza gera Gentileza.

Se a pessoa utilizar uma atitude desagradável, o retorno também é inevitável.

De acordo com os budistas esta Lei funciona no plano pessoal e no social. Sendo que neste último o retorno, às vezes é um pouco mais demorado.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Amor e Solidariedade

É o título de um livro belo, capa dura, edição de arte, esmerado luxo gráfico, formato álbum grande, 140 páginas, muitas fotos coloridas e preto e branco.

Publicado pela Prefeitura de João Pessoa, através do Centro Cultural Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura & Artes, 2010.

Tem como subtítulo “Abelardo da Hora – 60 Anos de Arte”. É a vida e a obra do escultor, desenhista, gravador, gravurista, ceramista. Enfim, um brilhante artista plástico.

Ele nasceu em 1924, em São Lourenço da Mata, PE. Certa feita pediram a ele que definisse o seu trabalho. Ele respondeu que seu ofício era feito com as duas palavras do título acima: “Minha arte é feita de amor e solidariedade. O amor eu dedico às mulheres e a solidariedade ao povo”.

Formado em Direito e Belas Artes, foi um histórico militante do PCB – Partido Comunista Brasileiro, no nordeste, juntamente com Jorge Amado. Abelardo foi preso 70 vezes (isso mesmo, é o que informa o citado livro). A primeira prisão foi em 1947, na era Vargas e até o final do regime instalado em 1964 ele ficou atrás das grades 70 vezes.

Talvez seja um dos poucos artistas plásticos brasileiros a ter uma obra de arte em Ulan Bator, capital da Mongólia, mas também tem obras dispersas em outros lugares como o Seminário da Igreja Metodista no Tennessee, EUA; no Museu da República Tcheca, Paris etc.

No esplendor dos seus 87 anos bem vividos, Abelardo da Hora, costuma dizer que viemos a este mundo com a finalidade de não desistirmos da luta: “para acabar com a desgraça, nunca omitindo a alegria de viver”.

Obrigado Camarada !

sexta-feira, 4 de março de 2011

O Pensador do Pará

Leio hoje no Jornal do Brasil on line que ontem, faleceu o professor doutor Benedito Nunes, da Universidade Federal do Pará.

Todos os cursos que fiz na Faculdade de Letras da UFRJ, foram abençoados com os livros de Benedito José Viana da Costa Nunes.

Digo abençoado e é isso mesmo, especialista em Heidegger, escreveu com sabedoria sobre Teoria Literária, Estudos Literários, Literatura Brasileira e a sua cadeira específica, Filosofia, vários livros publicados.

Ele nasceu em 1929, Belém do Pará, estudou filosofia na França e foi titular emérito, na citada UFPA.

Um dos seus últimos livros, publicado em 2002, pela editora Jorge Zahar, um volume de bolso, 60 páginas com o título Heidegger & Ser e Tempo. Diz-nos o recém falecido mestre:

“Martin Heidegger (1889-1976), nascido na Alemanha, professor da Universidade de Freiburg im Brisgau e seu reitor de 1933 a 1934, é um dos raros filósofos modernos cuja obra apresenta singular crescimento póstumo: Heidegger morreu com as gavetas abarrotadas de inéditos, que começaram a ser editados a partir de 1978 – fato gerador de uma terceira fase da recepção de seu pensamento”.

Foi esta terceira fase, do parágrafo acima, que muito me ajudou a investigar a interface Heidegger e a Filosofia Asiática.

Portanto, budisticamente, nossas reverências ao grande escritor e ensaísta Benedito Nunes.