domingo, 15 de janeiro de 2012

O Grande Huss


No âmbito ocidental, cristão, depois de Jesus, a pessoa que mais teve livros sobre sua vida e obra foi Lutero. Quem afirma é o especialista Charles Francis Potter, em seu “História das Religiões – A Vida dos Líderes Religiosos”, Ediouro, 1968, 560 páginas.

Ao afirmar que todo homem tem o direito de interpretar a Bíblia, “Lutero libertou a religião e em o fazendo, tudo o mais libertou” (página 378).

Mas quem “fez a cabeça” do grande pensador alemão? Martin Lutero, se dizia “hussita” e sustentava que “São Paulo e Santo Agostinho eram hussitas”.

Vejamos então quem foi João Huss (1373-1415). Era um jovem camponês na aldeia de Hussynecz, Checoslováquia, e por isso, adotou o sobrenome Huss. ao se ordenar sacerdote católico. Em 1402 foi reitor da Universidade de Praga, pregador erudito, mas as massas o admiravam muito.

Por suas idéias foi preso: “arrancaram-lhe as vestes sacerdotais, repetindo-lhe o convite para voltar atrás. Respondeu Huss: “Como posso desdizer-me se estou inocente?” Os algozes replicaram: “Entegamos tua alma a Satanaz”. Ao que Huss treplicou: “E confio às Tuas mãos, Senhor Jesus Cristo, a alma que redimiste”.

Foi então conduzido à fogueira onde já ardiam seus livros, suas atas, suas anotações, seus cadernos. Foi amarrado enquanto cantava um hino, rezando até que o fogo cortou sua voz. Queimaram totalmente o corpo e os escritos. As cinzas o vento espalhou.

No dia seguinte estourou uma revolta popular. O povo da antiga Boêmia se encarregou de espalhar as idéias do Grande Huss.

Hoje, nosso blog homenageia e reverencia a memória, a vida e a obra desse grande escritor.

Na minha adolescência, na cidade satélite do Gama, DF, anos 1960, a mocidade espírita, na qual eu me integrava, muito aprendíamos com John Huss, considerado um dos precursores do Espiritismo.

Valeu Huss, gratidão !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




Nenhum comentário: