quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Privilégio Mórmon


“Asseveramos o privilégio de render o nosso culto a Deus Todo-Poderoso, consoante os ditames de nossa consciência, permitindo igual privilégio a todos os homens, venerando o que quiserem e como e onde entenderem”.

Eis acima um belo exemplo de tolerância religiosa. É o 11º artigo, de um total de 13, que compõem a “Afirmação Mórmon de Fé”. Escrito pelo fundador Joseph Smith (1805-1844). A citação está no livro História das Religiões, de Charles Francis Potter, Ediouro, 1968, 560 páginas.

Com a pré-candidatura do republicano Mitt Romney à presidência dos EEUU, é natural que muitos queiram saber um pouco desta Igreja que está presente em todos os quadrantes do mundo.

Diz Potter que o primeiro sistema de irrigação dos Estados Unidos nasceu com os mórmons, que transformaram o deserto em um paraíso agrícola. O primeiro jornal e a primeira universidade, a Oeste do Missouri, foram criados pelo mormonismo.

Os níveis culturais e econômicos de Utah – a terra prometida de Mórmon - estão muito acima de alguns outros estados. Os valores culturais não podem ser separados da religião já que se entrelaçam com a tessitura da vida.

Para se saber mais é necessário se recorrer a “O Livro de Mórmon”, Centro Editorial Brasileiro, 1969, 688 páginas. Lá ficamos sabendo que, na época da Torre de Babel, conforme consta no Antigo Testamento da Bíblia, uma etnia mudou para onde estão os EUA. E uma segunda etnia chegou no século VI antes de Cristo. O Livro Sagrado dos Mórmons esclarece que, após a ressurreição, Jesus apareceu na América para pregar. Uma dessas etnias deu origem aos índios daquela região.

Logo na abertura das Escrituras Mórmons, o texto faz referências várias à Bíblia, informando que Deus dará outros ensinamentos além da Bíblia (Ezequiel 37:16-17) e Cristo falou a respeito de outras ovelhas (João 10:16).

Ainda não sabemos se Mitt será mesmo o candidato oficial de seu partido, mas até novembro, muita água vai rolar.


Nenhum comentário: