quinta-feira, 22 de março de 2012

Água e Literatura


Hoje, de acordo com a Agendinha Vozes, publicada anualmente pela centenária editora franciscana de Petrópolis, RJ, é o “Dia Mundial da Água”.

Todos sabem e, cada vez mais, se preocupam pela preservação da água no Planeta Terra e, lamentavelmente, muitas guerras atuais tem esse viés. Junto com o binômio guerra e petróleo está chegando o tema: guerra e água.

Mas eu quero mesmo é falar de Literatura, minha segunda água. A primeira é água para o corpo, a segunda é água para o espírito, para a alma, para o coração; a primeira é água para a Vida, a segunda também, pois a Vida abrange as duas.

Pode-se até alegar que sem a primeira ninguém vive muito tempo, idem... idem...; sem a segunda podemos morrer de inanição mental, espiritual, psíquica, literária e afins...

Então, neste importantíssimo dia, quero humildemente sugerir aos famosos, celebridades e similares que freqüentem também  com os filhos e netos, e se permitam fotografar ou filmar um agradável passeio em uma livraria, em um sebo, em uma feira de livro popular, nas praças públicas (é um pleonasmo “praça pública”, mas é para enfatizar o artigo) etc.

Se, por motivos de segurança nas bienais do livro se torna mais fácil, pois é um recinto fechado, lembro que, em geral, nos grandes shoppings, sempre têm livrarias. Freqüentem as praças de alimentação com um livro nas mãos. Fica até charmoso e será mais valorizado (a).

Porque estou escrevendo isso ? De longa data observo as mídias. O colunável fulano de tal, a chiquerésima sicrana levou os filhos e/ou netos para passear no shopping. Fizeram compras assim, assado, mas passaram longe das livrarias. Nunca vi, até prova em contrário, por favor, me avisem se estou equivocado, me mostrem a foto ou o filme, da família famosa indo passear na livraria (não vale dia de lançamento). E notem que hoje, grandes livrarias têm o espaço do café, do lanche, dos comes e bebes.

Já vi famílias sorridentes e felizes nos estádios, campos de futebol e quadras esportivas, mas... que tal um programa de leitura na livraria ou na biblioteca ?

Este é um anúncio grátis para as livrarias, sebos, pontos e quiosques de livros. Chamem os paparazzo e paparazzi, fotógrafos e quase todos que andam de câmera ou máquina em punho, amadores ou profissionais.

A literatura agradece e o planeta água também. Construiremos assim, um mundo melhor.

domingo, 18 de março de 2012

Teólogo eleito Presidente da Alemanha


Parabenizo Sua Excelência o Presidente da República Federal Alemã, Joachim Gauck que é teólogo e ex-pastor Luterano.

Sabe-se que para exercer funções públicas, os clérigos devem abdicar de seus paramentos litúrgicos.

A Igreja Luterana é uma das maiores denominações protestantes de todo o planeta, incluindo as variantes. A História do Luteranismo é muito bela e merece ser divulgada, pois o reformador Martin Lutero foi um grande pensador, filósofo e teólogo.

Almejamos ao povo alemão e aos imigrantes que lá residem, os melhores votos de pleno êxito, sucesso e felicidades.

Em homenagem ao fato, lembro dos meus tempos de Seminário Presbiteriano quando, diariamente lia/estudava/pesquisava o devocionário anual luterano “Castelo Forte”, fonte de inspirações e pregações.

Guardo até hoje, o Hinário Luterano, Concórdia Editora, 1991, 952 páginas.

Há sinalizações nos EEUU de um possível candidato mórmon para as eleições de novembro vindouro.

Quem sabe, no Brasil, o senador protestante Magno Malta se candidata em 2014 ?

Penso que uma das viradas de consciência, de paradigma que muitos falam em 2012, seja de bons políticos, bons parlamentares, boas pessoas públicas inspiradas no lado saudável das religiões, que agora alguns começam a chamar de “relacionamentos” e sinônimos afins.

sábado, 17 de março de 2012

Espiritismo e Gramática

No Largo do Machado, RJ, há uma Livraria Espírita com ótimo astral ! Lá você encontra publicações espíritas, espiritualistas e um atendimento muito bom.

Ontem, comprei o “Busca e Acharás”, pelos espíritos Emmanuel e André Luiz, via Chico Xavier, editora Ideal, 108 páginas. A obra já está na 24ª edição.

Anotem o endereço: Livraria Espírita Joanna de Angelis: Rua do Catete, 347 loja 7, tels (21) 2265-2065 e 3259-9901; www.livrariaespiritaja.com.br

Um dos motivos da minha pesquisa é o estilo do discurso, a forma de falar/escrever de alguns espíritos, uma linguagem clássica e apurada que, com freqüência nos encaminha ao dicionário.

Em “Busca e Acharás”, logo na página 15, encontro o vocábulo “escalracho”. No dicionário do mestre Houaiss que tive a honra de conhecer, quando fui suplente dele no antigo Sindicado dos Escritores do RJ, gestão do presidente José Louzeiro, vejo que a palavra surgiu na Língua Portuguesa em 1727, verbo escalrachar que significa “retirar ou arrancar a planta daninha”.

Continua mestre Antonio Houaiss: “Escalracho é uma erva da família das gramíneas, nativa da Europa, é planta daninha e invasora das searas”. Há ainda uma variante “escalrichado = aquilo que não tem sabor, algo insípido”.

E assim vou eu... estudando a Doutrina Espírita e a Gramática. Ou seja, André Luiz me permite o aprimoramento nas hostes cristãs com noções de agricultura e melhoria no vocabulário.







sexta-feira, 16 de março de 2012

Alegre Santa Teresa

Dos tempos do bonde-a-burro
Santa Teresa,
Tentamos manter viva
A grande luta constante
Para conservar coisas tuas.
Matas, largos, ladeiras.

Silvestre, Lagoinha
Matagal do Rato Molhado,
Largo das Neves, Curvelo
Permanecem no presente
Como coisas do passado.

Há muitos anos
Santa Teresa,
O teu bondinho já existe
Querem com ele acabar
Mas o bonde, alegre, resiste !

- a poesia acima foi escrita pela moradora de Santa Teresa, Isabel Kuster, provavelmente em 1983, quando estudava na turma 802.

- o bondinho sempre encantou a todos.

sexta-feira, 9 de março de 2012

O médium de Nichiren

O grande reformador religioso do Japão, o monge Nichiren (1220-1282) da linhagem budista Tendai é uma espécie de santo nacional daquele país – escrevo isso com todo respeito – sua influência se faz presente até hoje na cultura e na religião da Terra do Sol Nascente.

Em 1981 o administrador de empresas, Ryuho Okawa, pós-graduação na Universidade de Nova York, começou a receber mensagens psicografadas de Nichiren. Os livros começaram a se multiplicar, hoje são mais de 700 (setecentos) e o número de exemplares impressos é destaque. Nada menos que 100 milhões de obras em diversas línguas.

A marca já está registrada no Guiness Book, Okawa, é um dos poucos escritores que, em vida, chega a esse patamar. Sua filosofia religiosa que aproxima Budismo e Cristianismo está presente hoje em 80 países.

No Brasil, em SP, já são 8 templos e agora, no próximo dia 11/03/2012, será inaugurado, de 10 às 12:30, no Largo do Machado, o primeiro do RJ.

Nichiren é um grandioso Ser, Ryuho chama-o de “Anjo de Luz”. Okawa foi orientado a criar a novíssima linhagem búdica, Ciência da Felicidade. É tanta Luz e faz com que o número de adeptos já ultrapasse os 12 milhões em todo o planeta.

No livro recém lançado “Mude Sua Vida, Mude o Mundo – Um Guia Espiritual para Viver Agora”, 224 páginas, editora IRH Press, o autor conta logo no começo:

“Com o tempo, Nichiren passou a fazer contato comigo todos os dias. Nos estágios iniciais, nossas comunicações eram conduzidas quase inteiramente por meio de psicografia. Minha mão, sem nenhum controle da minha vontade, passava a escrever frases e ficava assim algum tempo”.

Ryuho informa que, ao longo do tempo, outros espíritos aproximaram-se e também transmitiram mensagens não apenas pela tradicional psicografia, mas utilizando suas cordas vocais. Fato que até hoje acontece.

Convém lembrar sempre, o ensinamento básico do grande pensador e filósofo japonês Daisetz Teitaro Suzuki (1879-1966): “O Budismo fala de 84 mil caminhos distintos para a iluminação suprema”. E todos estão certos, confira, página 11, El Buda De La Luz Infinita, ediciones Paidós, Barcelona, 2001.