sábado, 17 de março de 2012

Espiritismo e Gramática

No Largo do Machado, RJ, há uma Livraria Espírita com ótimo astral ! Lá você encontra publicações espíritas, espiritualistas e um atendimento muito bom.

Ontem, comprei o “Busca e Acharás”, pelos espíritos Emmanuel e André Luiz, via Chico Xavier, editora Ideal, 108 páginas. A obra já está na 24ª edição.

Anotem o endereço: Livraria Espírita Joanna de Angelis: Rua do Catete, 347 loja 7, tels (21) 2265-2065 e 3259-9901; www.livrariaespiritaja.com.br

Um dos motivos da minha pesquisa é o estilo do discurso, a forma de falar/escrever de alguns espíritos, uma linguagem clássica e apurada que, com freqüência nos encaminha ao dicionário.

Em “Busca e Acharás”, logo na página 15, encontro o vocábulo “escalracho”. No dicionário do mestre Houaiss que tive a honra de conhecer, quando fui suplente dele no antigo Sindicado dos Escritores do RJ, gestão do presidente José Louzeiro, vejo que a palavra surgiu na Língua Portuguesa em 1727, verbo escalrachar que significa “retirar ou arrancar a planta daninha”.

Continua mestre Antonio Houaiss: “Escalracho é uma erva da família das gramíneas, nativa da Europa, é planta daninha e invasora das searas”. Há ainda uma variante “escalrichado = aquilo que não tem sabor, algo insípido”.

E assim vou eu... estudando a Doutrina Espírita e a Gramática. Ou seja, André Luiz me permite o aprimoramento nas hostes cristãs com noções de agricultura e melhoria no vocabulário.







Nenhum comentário: