sábado, 7 de dezembro de 2013

Haicai social



Haikay de Trotsky ?


“Se o sol não brilhar
Para a classe operária
Nós vamos apagar o sol”.*

A meu ver, uma das mais belas poesias. Pequena estrofe de grande significado. Um apressado leitor pode pensar que seria uma crise de arrogância do famoso bolchevique.

Contudo, humanisticamente, podemos ver a preocupação do Chefe do Exército Vermelho com os mais pobres, digamos até uma forma de caridade ... sei que muitos não vão gostar desse vocábulo que sugere religião, mas os termos “caridade, princípio de caridade” também estão no âmbito da Filosofia, ver o Dicionário Oxford de Filosofia, de Simon Blackburn, Jorge Zahar Editor, 1997.

Quanto apagar o astro-rei, de nosso sistema solar, o citado poeta não está errado. Cientistas afirmam que belo dia, daqui a alguns milhões de anos, o sol vai diminuir-se humildemente e apagar-se aos poucos. É a Lei da Impermanência que o Buda falava... tudo passa. Claro, nesse tempo, a Vida em suas múltiplas formas terá ido para outros planetas, quiçá... outros sistemas solares, outros sóis.

Se ele já está apagando-se milimetricamente... entendemos que, nesse plano físico, parece difícil, por uma série de fatores, a classe operária ficar numa boa, até porque os poderes têm muito apego, desenvolvem o egoísmo (outra palavra do citado dicionário) e não compartilham equitativamente as benesses e equilíbrio social.

Leon Trotsky (1879-1940) nascido na Ucrânia está sepultado no México. Espiritualistas afirmam que hoje ele é um Espírito em recuperação, rumo à Caridade Cósmica, aprendendo e praticando os princípios intergalácticos de Fraternidade e Sabedoria.

(*) conforme antigo de livro de estudos literários publicado por Edições Tempo Brasileiro, 1980.



Nenhum comentário: