domingo, 7 de maio de 2017

Wesak e Dia das Mães



Vesak ao ar livre

Pela primeira vez no RJ, Praça Edmundo Rego, Grajaú, foi comemorado o Wesak: nascimento, iluminação e Nirvana de Buda. A BLIA – Associação Internacional Luz de Buda dirigiu o evento que contou com aproximadamente umas 200 pessoas, ou mais, considerando os passantes, transeuntes, curiosos e as crianças com seus pais e responsáveis que divertiam-se nos brinquedos.

Ali próximo é a Rua Itabaiana, onde no número 235 fica o Templo Budista Chinês, freqüentado majoritariamente pela colônia chinesa no Rio, mas tem muitos brasileiros chegando ao Darma (doutrina) de Buddha.

Um belo altar com imagens, flores e frutos. Cerimônia bilíngüe: mandarim, português. O local belissimamente decorado com lamparinas chinesas e outros motivos. Barraca de brindes, cada mãe recebia uma prenda: um bombom com uma flor de lótus em papel azul e amarelo.

Uma barraca com livros do mestre Hsing Yun, patriarca do Monastério Fo Guang Shan, sede em Taiwan, com representação em diversos países. Em 2003, tive a honra de conhecer pessoalmente o professor, e portanto, Mestre Hsing Yun, doutor em Budologia, que estava em Cotia, SP, inaugurando o Templo Zu Lai.

A revista Budismo Humanista, março de 2017 foi distribuída gratuitamente.

Estava presente também o padre da Igreja Católica do Grajaú, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e representantes da Prefeitura, através da Coordenação de Respeito à Diversidade Religiosa da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos: Vera Porto, Sub-coordenadora, Marcelo Dick, Assessor e Diane Kuperman, Coordenadora. Diane é membro da CCIR – Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, que reúne representantes de diversos segmentos religiosos e realiza um belo trabalho ecumênico, interreligioso.

Teve início às 10 horas. Após o culto houve a Cerimônia Banho do Menino Buda, em quatro filas, um por um, fazia mentalmente três pensamentos-pedidos e com uma concha de bambu banhava a imagem.

Havia ainda a barraca de comidas chinesas vegetarianas.

Comemorou-se o Dia das Mães, que será oficialmente no próximo domingo, 14/05/17.

Facebook: Templo Budista Fo Guang Shan – Rio de Janeiro.

Parabéns BLIA ! Gratidão Senhor Buddha !

Nenhum comentário: