quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Fábulas de Esopo

 

Facebook Aula – 06.08,20 – Turmas 601 e 602 – Port,Lit – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – Duque de Caxias – Pilar – RJ.

 

- Em nossa aula de 03/08/20, citamos uma Fábula do livro “As Fábulas de Esopo”, de Manuel Aveleza, que foi nosso professor de Grego na faculdade. Editora Thex, 1999. O exemplo abaixo, também é do mesmo livro.

 

1) Vejamos hoje mais uma fábula: “O jumento que passava por ser um leão”.

 

“Certo jumento, revestido de uma pele de leão, era tido por todos como um leão, e punha em fuga tanto os homens como os animais. Todavia, o vento soprando com força, arrancou a pele, e o jumento ficou nu. Então todos o perseguiram e lhe bateram com paus e bengalas.

 

Eis que, sendo tu um pobre indivíduo particular, não tentes imitar os ricos, a fim de não te expores às galhofas e aos perigos; porquanto o alheio é inadaptável”. (pág. 173).

 

a) O texto acima apresenta duas histórias. No primeiro parágrafo, a moral da história é que não devemos fingir quem não somos. Cada um tem a sua personalidade e deve ser verdadeiro.

 

b) No segundo parágrafo o tema é parecido, mas fala da questão econômica. Não se deve fingir o que não é, pois corremos o risco de sermos identificados como ridículos.

 

c) Depois de Esopo, outros escritores, nos mais diversos países fizeram  a recolha de Literatura Oral. Modernamente até o famoso Walt Disney fez adaptações sobre as fábulas no cinema, no teatro, na TV e também nas Histórias em Quadrinhos..

 

d) Se você observar bem, as fábulas são sempre em pequenos textos, também chamados de mini-contos. O restante da explicação da trama fica a critério do leitor, para exercitar a imaginação.

 

e) Copie no seu caderno, quando voltarmos às aulas presenciais iremos fazer o visto.

 

f) Qualquer dúvida envie a pergunta pelo inbox, ou faça o comentário na postagem. Não se esqueça de digitar o like, aquela mãozinha com o sinal positivo, pois é a forma de anotarmos a sua presença.

 

g) Antes do recesso solicitamos que os alunos fizessem uma redação. Você fez? Então nos envie, pode ser para o e-mail antoniocpbr@gmail.com

 

h) Se não fez, ainda está em tempo, o tema é livre, mas pode abordar a quarentena que estamos vivendo.

Nenhum comentário: