quinta-feira, 17 de junho de 2021

 

EEAC – 17,06,21 – turmas 601 e 602 – Língua Portuguesa – Prof. Antonio Rocha – Duque de Caxias – Pilar – RJ – Baixada Fluminense.

 

Respostas dos Exercícios da página 14, do Livro:

 

1) Resposta pessoal. Você pode, se quiser, inventar ou sugerir novas hipóteses com o capitão do navio.

 

2) a) Sim, a ansiedade do capitão Ahab é indicada por descrições como “não come nem dorme” e “olho febril” e pela passagem do tempo expressa por “dia e noite”.

 

b) “A famosa baleia”, “fera”, “com sua imensa mandíbula”. Possibilidades de resposta: forte, grandiosa, enorme, furiosa etc.

 

3) Ahab.

 

4) Moby Dick.

 

5) a) O mar.

 

b) Resposta pessoal. O aluno pode abordar que o mar se modifica através do clima e pode ter animais de grande porte como a baleia.

 

c) O espaço possibilita o enfrentamento de desafios.

 

6) Sim. A história começa com a perseguição que dura até o final do dia com o afastamento da baleia.

 

7) Ação: Batalha entre Ahab e Moby Dick; Motivação: Porque Ahab quer vingança, pois teve a perna arrancada por Movy Dick; Modo: Eles acontecem rapidamente e em um curto período de tempo; Conseqüência: Não, ele não consegue matar a baleia.

 

Curiosidade: Você sabia que no início dos anos 1960, faltou carne no RJ, nos açougues, e o governo importou carne de baleia do Japão. Durante alguns meses os cariocas comiam carne de baleia, eu inclusive comi, pois minha família comprava. Mas depois, o comércio da carne se normalizou nos açougues e não foi mais preciso importar carne de baleia.

 

Lendo e refletindo:

 

- Na questão 8 entendemos que é o momento da virada e a narrativa sugere que está muito próximo o momento em que o capitão Ahab e a baleia encontram-se ...

 

- Copie todo o texto para você comparar com as suas respostas. Não se esqueça de fazer o like, marcando sua presença. Muito obrigado e bom fim de semana.

 

EEAC = 17,06,21 – Turma 701 – Letramento de Língua Portuguesa – Prof. Antonio Rocha – Duque de Caxias – RJ – Pilar – Baixada Fluminense.

 

Respostas dos Exercícios da página 14 (Livro):

 

1) Aqui a resposta é de cunho pessoal.

 

2) Moacyr Scliar.

 

3) O filho de um pequeno comerciante, dono de um armazém. Observe que é ele que conta o desenrolar dos fatos.

 

4) Sim, o narrador participa dos acontecimentos e os narra como alguém que acompanhou a ideia e a execução do plano do pai. Essa participação é evidenciada pela alternância entre o emprego da primeira pessoa do plural e da primeira pessoa do singular.

 

5) Pai = culto, inteligente, alegre, imaginativo, otimista. Mãe = impaciente, prática, pouco tolerante. Credor = implacável, rude, insensível.

 

Agora é com você: tente reescrever o conto estudado. As orientações estão nas páginas 22 e 23. Pode ser uma pequena redação a partir de algum personagem ou algum detalhe que tenha lhe chamado a atenção. E apresente para a próxima aula. Siga com cuidado as instruções e faça seu texto a seu modo. Pode ser uma entrevista com um dos personagens.

 

Procure escrever com caneta azul ou preta, pois fica mais nítido para a leitura. Faça também uma letra legível; esse é um dos princípios básicos para uma boa redação. O leitor deve ter facilidade de ler a sua produção literária.

 

Se o aluno tiver dons artísticos para o desenho, pode fazer uma ilustração sobre o assunto do conto.

 

Na página 34 do seu livro temos o estudo do X e do Ch. Vamos então treinar palavras com estas letras e com estes sons:

a) mexer – Ex. Ei menino, não mexa aí nesse armário.

b) encharcar – Ex. Choveu muito ontem e voltei encharcado para casa.

c) queixa – Ex. A mulher foi registrar uma queixa na Delegacia.

d) fantoche – Ex. Na festa do aniversário houve teatro de fantoches.

e) mochila – Ex. Carrego meus pertencer na mochila, é o meu fardo.

f) lixo – Ex. Não suje a rua, jogue o lixo na lata do lixo.

g) xaxim – Ex. Xaxim é um tipo de vaso de planta feito com plantas secas.

h) chuchu – Ex. É um legume bom para a salada, mas pode ser cozido.

i) xavante – Ex. Os índios xavantes habitam a ilha do Bananal, em Goiás.

j) guincho – Ex. O carro quebrou e vai ser rebocado pelo guincho.

k) pechincha – Ex. A promoção da loja da esquina tem pechincha boa.

l) baixela – Ex. Ela comprou uma baixela para a salada do almoço.

m) anexo -  Ex. O e-mail veio com um anexo esclarecedor.

n) salsicha – Ex. O certo é salsicha, não se confunda ao escrever.

segunda-feira, 31 de maio de 2021

 

EEAC – 31,05,21 – Turmas 601 e 602 – Língua Portuguesa – Prof. Antonio Rocha – Duque de Caxias – RJ – Pilar – Baixada Fluminense.

 

Substantivos Concreto e Abstrato – Primitivo e Derivado – Simples e Compostos = Vejamos definições e alguns exemplos.

 

1) Substantivo Concreto – É aquele que representa seres de existência real, que podemos tocar com as nossas mãos. Ex. Todo homem sente saudade. (homem é um ser de existência real, é um fato, podemos tocá-lo, então homem é substantivo concreto).

 

2) Substantivo Abstrato – É aquele que representa algo que não podemos tocar. A percepção é através do sentimento. Ex. Ele é uma pessoa que tem muita bondade. (bondade é um substantivo abstrato, pois não podemos tocar, mas compreender através do sentimento).

 

3) Substantivo Primitivo – É aquele que foi criado antes de outros no uso corrente da língua. Ex. A carta estava com o carteiro. (o termo carta foi criado antes, no âmbito histórico da Língua Portuguesa).

 

4) Substantivo Derivado – É aquele que foi criado depois dos outros. Ex. O carteiro trabalha o dia inteiro entregando a correspondência. (o substantivo carteiro veio depois do substantivo carta).

 

5) Substantivos Simples – São aqueles formados por um só elemento ou radical. Ex. A flor está ao lado do guarda – roupa. (O substantivo flor é simples porque só tem um elemento em si, um radical, que é flor).

 

6) Substantivos Compostos – São aqueles que tem mais de um elemento ou mais de um radical. Ex. O guarda – roupa ficou mais elegante com um quadro artístico de um grande pintor. (O substantivo guarda – roupa é composto porque apresenta dois elementos, unidos com um hífen).

 

Outros exemplos:

 

a) Esse carro é uma beleza. (carro – substantivo concreto; beleza – substantivo abstrato).

 

b) A sua camisa está no camiseiro. ( camisa – substantivo primitivo; camiseiro – substantivo derivado).

 

c) A flor é muito bonita e o beija-flor mais ainda. (flor – substantivo simples; beija-flor – substantivo composto).

 

- Caro aluno, copie tudo e guarde o seu caderno com cuidado. Na volta às aulas presenciais iremos fazer o visto, valendo ponto.

 

- Aproveite o feriado de quinta-feira para ler algo que você goste: livro, jornal ou revista. Depois faça um resumo com 10 linhas e me avise.

quinta-feira, 27 de maio de 2021

 

EEAC – 27,05,21 – turmas 601 e 602 – Língua Portuguesa – Prof. Antonio Rocha – Duque de Caxias – RJ – Pilar – Baixada Fluminense.

 

Mais Substantivos Coletivos: Estamos apresentando uma boa listagem de substantivos coletivos, depois iremos fazer exercícios sobre o tema:

 

a) esquadrilha – de aviões militares – Ex. No dia da Pátria, a esquadrilha fez uma brilhante apresentação riscando os céus com fumaça verde e amarela.

 

b) feixe – de lenha, de capim – Ex. Antigamente, no tempo do fogão a lenha era preciso ir na floresta procurar um bom feixe.

 

c) frota - de navios mercantes, de ônibus – Ex. Aquela empresa disse que vai renovar toda a sua frota de ônibus. E o preço das passagens não vai subir.

 

d) junta – de bois, de médicos, de examinadores – Ex. Ao passar no concurso público ele foi examinado por uma junta médica.

 

e) legião – de soldados – Ex. Na antiga Roma, o império tinha várias legiões espalhadas pela Europa.

 

f) manada – de bois, de búfalos, de elefantes – Ex. Vi um vídeo na internet onde uma manada de búfalos botava para correr três leões que queriam atacá-los.

 

g) matilha – de cães de caça – Ex. É impossível de uma matilha, eles são bem treinados e habilidosos.

 

h) molho – de chaves – Por favor, leve o molho de chaves ao chaveiro e faça uma cópia de cada.

 

i)multidão – de pessoas – Neste momento da pandemia, não podemos nos juntar à multidão. Todo distanciamento é saudável.

 

j) penca – de bananas – Ex. Veja na outra prateleira que bela penca de bananas maduras.

 

k) réstia – de cebolas, de alhos – No armazém da esquina, logo na porta tem uma bonita réstia em promoção.

 

- Copie todo o texto no seu caderno, não se esqueça de fazer o like para marcar a sua presença. Faremos o visto quando estivermos presencialmente.

 

- Mesmo no singular, os substantivos coletivos representam muitos seres.

 

 

 

EEAC – 27,05,21 – Turma 701 – Letramento de Língua Portuguesa – Prof. Antonio Rocha – Duque de Caxias – RJ – Pilar – Baixada Fluminense.

 

1) Narrativas - Diferentes Formas: pode abranger diversas qualidades de textos; uma piada, uma anedota, uma advinha, uma peça teatral, crônica esportiva, novela, radionovela, telenovela, fotonovela, conto, fábula etc.

 

2) Elementos importantes para uma boa narrativa:

 

a) Fato – O que se vai narrar ? Ex. A triste derrota do Brasil por 7 x 1 na Copa do Mundo do Rio de Janeiro, frente à Alemanha.

 

b) Tempo – Quando o fato aconteceu? Quando foi o ocorrido? Ex. O acima descrito, isto é, a derrota, foi num belo domingo ensolarado.

 

c) Lugar – O tal fato ocorreu aonde? Ex. Foi no famoso Estádio Maracanã.

 

d) Personagens – Quem participou? Ex. Foram as seleções do Brasil e da Alemanha. Todo mundo ligado na TV.

 

e) Causa – Qual o motivo que determinou a ocorrência? Ex. A seleção da Alemanha apresentou um futebol muito melhor, bem superior.

 

f) Modo – Como se deu o fato? Ex. A seleção brasileira não estava preparada, pensou que já era campeã.

 

g) Conseqüências – Como foi o desfecho? Ex. Todos foram unânimes em falar que o Brasil precisava melhorar o seu futebol.

 

h) Acima nós falamos em Crônica, no caso uma Crônica Esportiva, onde os analistas da partida comentaram quem foi o melhor jogador em campo, qual foi a grande chance que o Brasil perdeu etc. A crônica pode ser escrita, falada, televisada, filmada, virtual.

 

i) Piadas – Foram feitas inúmeras piadas no momento em que o Brasil perdeu, pois, todos pensavam que o Brasil seria o campeão.

 

- Procure escrever um comentário de 10 linhas, para a próxima aula, sobre este fato. É uma forma de mini redação. Mesmo que você não se lembre, ou não seja do seu interesse, há na internet informações sobre a época.

 

- Não esqueça de copiar no seu caderno. É muito importante guardar o seu material a ser trabalhado, estudado, pesquisado.

 

- Por favor, avise aos demais colegas ou empreste o caderno para os que não estão vendo as aulas on line.

 

segunda-feira, 24 de maio de 2021

 

EEAC – 24,05,21 – turmas 601 e 602 – Língua Portuguesa – Prof. Antonio Rocha – Duque de Caxias – RJ – Pilar – Baixada Fluminense.

 

Continuação dos Substantivos Coletivos:

a) cambada – de caranguejos – Ex. Os pescadores capturaram uma cambada de caranguejos bem graúdos.

 

b) cancioneiro – de canções – Ex. O cancioneiro folclórico brasileiro é muito importante; tem canções históricas.

 

c) caravana – de viajantes – Ex. Chegou ontem uma caravana de romeiros para visitar o santuário de Fátima, em Portugal.

 

d) cardume – de peixes – Ex. Os pescadores conseguiram com a rede resgatar um belo cardume. Eram peixes bem viçosos.

 

e) concílio – de bispos – Os religiosos estão reunidos em histórico concílio para renovar algumas leis clericais.

 

f) conclave – de cardeais, de especialistas em alguma matéria. – Ex. Os físicos estão reunidos em magno conclave para decidir novas leis da Ciência.

 

g) congregação – de professores, de religiosos. – Ex. Os professores marcaram para o mês que vem a congregação da disciplina Geografia.

 

h) congresso – de deputados e senadores, de especialistas em qualquer assunto – Ex. O congresso de matemática será realizado no verão.

 

i) constelação – de estrelas – Ex. No firmamento conseguimos ver com a ajuda do telescópio a constelação de Capela.

 

j) coro – de anjos, de cantores – Ex. O coro lírico da escola vai se apresentar no próximo fim de semana.

 

k) elenco – de atores. -  Ex. Aquela peça teatral está com um ótimo elenco.

 

l) enxame – de abelhas – Ex. Aquela colmeia tem um grande enxame.

 

m) esquadra – de navios de guerra – Ex. São muito modernas as belonaves da esquadra daquele país.

 

n) esquadrão – de soldados de cavalaria – Ex. Aquela companhia tem um esquadrão bem equipado.

 

- Se, por acaso, existir alguma palavra que você não saiba, por favor, veja no dicionário. Anote com cuidado as definições.

- Copie tudo no seu caderno. Não se esqueça de marcar a presença.

 

quinta-feira, 15 de abril de 2021

 

O PROJETO

Edição de março/abril - 2021 – nº 72 – Pilar –

Jornalzinho Artesanal da Escola Estadual Assis Chateaubriand.   Duque de Caxias – RJ – Baixada Fluminense – Prof. Antonio Carlos Rocha.

 

Fernando Pessoa e as amizades:

 

"Meus amigos são todos assim: metade loucura, outra metade santidade. Escolho-os não pela pele, mas pela pupila, que tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante. Escolho meus amigos pela cara lavada e pela alma exposta. Não quero só o ombro ou o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto.

Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos. Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça.

Não quero amigos adultos, nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice. Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto, e velhos, para que nunca tenham pressa.

Tenho amigos para saber quem eu sou, pois vendo-os loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a normalidade é uma ilusão imbecil e estéril"

Fernando Pessoa

 

*Cuide-se, proteja-se, evite aglomerações, use máscara ao sair na rua. Mesmo que tenha tomado as duas doses da vacina estas recomendações permanecem, dizem os cientistas.

 

* Pensamento do dia: “A Ciência nos ajuda a vivermos melhor.”

 

*Importante: Todos os textos e ilustrações que aparecem no jornalzinho e no blog citado abaixo são colaborações inteiramente grátis de alunos, ex-alunos, familiares, professores, funcionários e demais interessados em somar para um Projeto Cultural que visa dinamizar a comunidade escolar e o seu entorno. Algumas imagens ou textos colhidos na web, são domínio público, tem sentido educativo. Se, por acaso, algum proprietário das imagens e/ou textos reclamar a origem, avise-nos que retiraremos . Agradecemos a todos (as).

 

http://gremioeassisc.blogspot.com.br