quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Fragmentos de um Discurso Religioso - Introdução

Claro, lógico e evidente que o título acima, foi inspirado no ótimo livro do escritor francês Roland Barthes em seu Fragmentos de um Discurso Amoroso.

A Bíblia é um excelente manancial para o que estamos agora batizando de ELA – Estudos Literários e Atualidade, ou seja, estudarmos, pesquisarmos e enveredarmos pela atualidade, através da Literatura em todas as suas mais diversas formas e conteúdos.

Deste modo, vejamos um primeiro versículo. É o de número 21, do capítulo 9 do livro de Jeremias, Antigo Testamento, cujo título é “Ameaças de Ruína e Exílio”.

“Porque a morte subiu pelas nossas janelas e entrou em nossos palácios; exterminou das ruas as crianças e os jovens, das praças”.

Penso que este é um dos versículos que norteiam as atuais autoridades do Estado de Israel e aqueles, pelo mundo afora, que apóiam, com palavras ou em silêncio, o citado governo em suas investidas sobre a Faixa de Gaza e contra os palestinos.

Que o Senhor Deus El Shaddai (hebraico) Todo Poderoso, faça com que os exterminadores parem com a matança e acolha em seu sacrossanto abraço, os espíritos das pobres e inocentes vítimas palestinas que estão sendo, lamentavelmente, executadas

- a referência bíblica está na página 663, Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.

Nenhum comentário: