sábado, 17 de janeiro de 2009

O PSB e os frutos do Espírito Santo

Antonio Carlos Rocha*

Fundado em 1945, com o nome de Esquerda Democrática, já em 1947, adotava a sigla atual. Em 1965 foi extinto pela ditadura. Reencarnou em 1985, e entre outros grandes quadros podemos citar, na primeira fase, Francisco Julião, em Pernambuco, organizador das Ligas Camponesas, e João Teixeira, na Paraíba (do filme Cabra Marcado para Morrer). Na segunda o acadêmico Antonio Houaiss, o ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes e o jornalista Barbosa Lima Sobrinho. Há novos e ótimos nomes, mas fiquemos com estes históricos.

Penso que, na reorganização do Partido Socialista Brasileiro, vinte anos após o fechamento, aqueles que decidiram pelo símbolo da “Pomba da Paz”, do genial artista espanhol Picasso, estavam inspirados não apenas pelos ideais humanitários do socialismo, mas também pelos profundos significados que existem na Pomba da Paz, a Pomba do Espírito Santo, teologicamente falando. Certamente, este aspecto teológico, eles nem pensavam...

O mundo hoje precisa, urgentemente se equilibrar, nas mais diversas áreas, sob pena de mergulharmos todos na barbárie autodestruidora. E para que isso não se verifique sugerimos a proposta da Pomba da Paz.

No Evangelho de Mateus (3:16) o texto diz: “... e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele”.

A pomba é o símbolo que veio anunciar a missão de Jesus. Com todo respeito aos cristãos, afirmamos que a Pomba da Paz de Picasso, que está na bandeira e no símbolo do PSB, veio anunciar a importância do Socialismo para este nosso tempo. Curiosamente, as cores do partido são o amarelo da Luz do Sol, da Luz de Deus e o Vermelho que, bem pode ser, o sangue de Cristo e a cor do manto que ele usava. O lema do PSB: “Socialismo e Liberdade”, também é algo, altamente, teológico. Lembremos novamente de Jesus em João 8:32 “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.

A verdade hoje é que o mundo precisa mudar para melhor e esta melhoria vemos no Socialismo, chega de mudar para pior, basta ! E é esta verdade-socialismo que vai nos levar à libertação das violências: violência das filas de madrugada nos hospitais públicos, violência dos transportes caros e ineficientes, fora a violência comum que estamos acostumados a ver diariamente na mídia.

Precisamos de paz interna, dentro de cada um. E paz externa: paz social, paz econômica, paz afetiva, paz política, paz ideológica etc.

Podemos até dizer, lembrando o folclore popular, que o galhinho de árvore, no bico da pomba, é um ramo de arruda, para trazer sorte, boa sorte Brasil !

P (de partido, de paz), S (de sorte, saúde, socialismo), B (de Brasil, bem, beleza). Liberdade, luz.

E neste ano de 2009, para nortear nossa vida rumo ao socialismo, recomendamos a reflexão sobre os “9 Frutos do Espírito Santo” que está na carta do apóstolo Paulo aos Gálatas 5:22 “... caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”.

Eis aí um bom código de ética para 2009 e os anos seguintes... rumo ao socialismo.

- textos bíblicos com base na Bíblia de Estudo Pentecostal, editora CPAD, 1995.

(*) Antonio Carlos Rocha é escritor e membro do PSB-RJ.

Nenhum comentário: