segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Texto Argumentativo

Mais um bom livro do professor e escritor Dílson Lages Monteiro, de Teresina, PI; são 306 páginas com o título acima, muitas ilustrações, charges e fotos. Quem trabalha escrevendo ou lendo não pode passar sem este manual do bem redigir. Para vestibulandos e concursandos que estão às voltas com provas e exames é prato cheio de delícias literárias.

Vejamos alguns temas abordados: como planificar textos argumentativos, como estruturar tais textos, como se constrói o sentido desses textos, como ligar as partes do texto e monitorar a compreensão da leitura, como identificar os implícitos, como escrever com autoria, como criar títulos sugestivos etc.

Aplicando contribuições de campos variados da lingüística, valoriza, de modo especial, as relações intertextuais e concebe a escritura de textos como prática de construção de sentidos; uma habilidade em cujo exercício são postos em relevo fatores lingüísticos, socioculturais e cognitivos.

Sabiamente, logo no início, o autor esclarece: “Esta não é uma obra acabada e, portanto, estará sempre em processo de (re)construção”.

Nenhum comentário: