sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Ciência e Religião



MEXICO
Livro de filósofo aproxima ciência à religião
ALC

Cidade do México, quinta-feira, 13 de setembro de 2012 (ALC) - A religião deve ser levada a sério, seja a pessoa religiosa ou não, como um sinal de respeito à realidade, arrola o professor Ramón María Nogués, da Universidade Autônoma de Barcelona, em recente livro publicado pela Editora Nirvana sob o título "Deuses, crenças e neurônios".

Ramón é professor de Antropologia e Biologia. Ele tem formação em Pedagogia, Teologia e Filosofia, e trabalha em genética de populações humanas isoladas.

"Uma manifestação religiosa digna, culturalmente compatível e intelectualmente qualificada, pode ser um referente interessante e sugestivo do eterno e difícil vislumbre de Deus", disse Maria Nogués para a agência EFE. Ele aborda entre outros temas, no livro, do papel do cérebro na experiência religiosa. 

"Deuses, crenças e neurônios" toca em situações que fazem fronteira entre a mística e o patológico, o estatuto científico da religião, a crítica excessiva que a religião sofre, o valor evolutivo das crenças, seus aportes mais recentes à chamada “neuroreligião”.

------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC)
Edição em português: Rua Ernesto Silva, 83/301, 93042-740 - São Leopoldo - RS - Brasil
Tel. (+55) 51 3592 0416

Nenhum comentário: