domingo, 11 de novembro de 2012

Vias de Paciência



Gratidão à Perimetral

O Budismo recomenda agradecermos a tudo e a todos. Está na hora de começarmos a agradecer ao Elevado da Perimetral que durante décadas serviu ao Rio de Janeiro.

Informa a edição on line de O Globo, de hoje, 11/11/12, que a partir de abril do ano que vem o querido Elevado, por onde transitei inúmeras vezes, será implodido, não sei se parcialmente ou totalmente. Ali será construído o Porto Maravilha.

Inicialmente, me vem à mente o ensinamento do Buda: “tudo passa, tudo é transitório”. Absolutamente tudo..., neste plano físico da existência...

Penso que, daqui para a frente, o carioca precisará redobrar a dose diária de paciência para trafegar pela cidade. Engarrafamentos serão muitos, até porque com a construção de estações do Metrô para a Barra da Tijuca, vão mexer já, no trânsito do Leblon e adjacências... haja retenções... obra prevista ao longo de 18 meses...

Outro ensinamento do Buda: “a paciência é a maior de todas as virtudes”.

Outro dia, ouvi numa fila alguém exclamar ironicamente: “Falam tanto em Paciência, eu não sei onde mora esta senhora!”. E eu brincando respondi: “Ela mora no seu coração, dentro de você e só através da oração e do silêncio ela se manifesta, ela aparece”. O cidadão tomou um susto, não sabia o que responder... pedi desculpas a ele pela interferência e completei: “é um ensinamento budista”.

Portanto, vamos agradecer ao Elevado da Perimetral que tanto serviu à cidade. Vejam quantas pessoas trabalharam na construção dele, do mais humilde servente de pedreiro, ao engenheiro chefe ou secretário de obras. E todos deixaram ali as suas vibrações, as suas energias, seus sonhos, caminhos e descaminhos. 

Quando o Buda, acertadamente, recomenda agradecermos aos objetos, lugares aparentemente inanimados, é porque ali está implícito muitas vidas, milhares de vidas que por ali passaram.

Que a felicidade, a paz e a saúde também estejam nas novas vias que vão se abrir na "Mui Leal e Heróica Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro".

Nenhum comentário: