sábado, 14 de setembro de 2013

Bíblia de Auto Ajuda



“Sutra Atual”

A expressão está no mais recente livro do escritor japonês Ryuho Okawa, que já vendeu mais de 100 milhões de livros em diversas línguas.

O título da obra é “Estou Bem”, uma espécie de bíblia de auto-ajuda. Capa dura, bela apresentação gráfica e tem como subtítulo “7 passos para uma vida feliz”.

Sutra é um estilo de época, um gênero literário que surgiu na Índia, no século VI antes da Era Comum, também conhecida no Ocidente como antes da Era Cristã. Os sutras são textos, pronunciamentos, ensinamentos: podem ser filosóficos como os sutras budistas, podem ser religiosos como os sutras jainistas, podem ser eróticos como o Kama Sutra e o Ananga Ranga ou didáticos como os sutras do gramático Pânini, considerado o primeiro lingüista da humanidade.

Vejamos um trecho da página 27:

“No budismo, desde tempos antigos, ter uma mente inabalável é algo considerado extremamente importante. Isso porque a maioria dos sofrimentos e decepções da vida tem origem na agitação mental. Um dos principais objetivos daqueles que buscam ampliar o conhecimento pelo budismo é encontrar maneiras de acalmar a mente, para que ela não seja perturbada com facilidade”.

A publicação é da paulista Editora IRH, que já lançou mais de vinte obras desse consagrado autor.



Nenhum comentário: