sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Esfera do Caos



Poesias de Rui Rocha

Esfera do Caos é o curioso nome de uma jovem editora portuguesa, sediada em Lisboa.


A Oriente do Silêncio é o livro de poemas do professor doutor Rui Rocha, 102 páginas de sensibilidade e sabedoria. Seu estilo lembra os haiku budistas e taoístas do Japão e da China, pequenos poemas de grande significados. Poucas letras, poucos versos, poucas palavras ...e muitos sentidos.

Rui nasceu em Lisboa, em 1948 e vive há quase 30 anos em Macau, na China, onde é diretor do Departamento de Língua Portuguesa e Cultura dos Países de Língua Portuguesa da Universidade da Cidade de Macau. Também é diretor do Instituto Português do Oriente.


Informa o editor: “A poesia de Rui Rocha sugere, tal como acontece com a fluidez e plasticidade da caligrafia chinesa, a visibilidade dos sentidos do que se contempla mas não pode ser inteiramente expresso. É um relato sensível do aqui e agora do lugar.

É essencialmente o estar que transcende a dimensão do texto, reservando um espaço para o silêncio entre as palavras, o tecido intersticial que afinal confere sentido ao próprio texto. É por fim, a fluência do rio raso sobre o leito arenoso de que fala Bashô e a percepção do sublime nos ritmos e tempos dos dias, das noites, das estações do ano, do cosmos onde algo de maravilhoso parece existir entre o que é substancial e o que não é.

Desta obra emerge uma poética do branco, a cor do enigma, e da luminosidade personificada pela lua cheia tão ao gosto dos poetas da China e do Japão”.


Nenhum comentário: