domingo, 13 de setembro de 2015

Gratidão Sempre !

Mensagem de Gratidão

Franscisco Bendl*

Certamente ainda com o pensamento voltado ao hospital que me acolheu por uns dias, e as pessoas que tão bem me cuidaram e trataram, me lembrei de frases que eu as ouvi há tempos, e tentei dar-lhes uma ordem para que fossem lidas como um recado, um desejo de que valorizemos mais a vida, a nós mesmos, o próximo, e saibamos enfrentar as dificuldades com mais esperança por sabermos que não estamos sozinhos, que temos familiares, parentes, amigos, e que se preocupam conosco, e nos desejam uma existência feliz.

Hoje, domingo, um dia maravilhosamente belo, frio, 2 graus Celsius, quando me levantei imaginei que este seria mais um dia em minha vida.
Eu estava enganado.
Não é só mais um dia, mas o único que terei.

Hoje é um presente!

É o único presente que tenho neste exato momento, e a única reação apropriada e que devo ter é a gratidão.
Se eu não fizer mais nada, somente cultivar esta reação para o grandioso presente que é este dia incomparável;
Se eu aprender a reagir como se fosse o primeiro dia de minha vida e ao mesmo tempo o último, então terei aproveitado este dia muito bem.

E, rememorando o meu despertar, comecei por abrir os olhos ... e me surpreendi que tenho olhos para abrir!
E me deslumbrei com a fantástica variedade de cores e movimentos que são constantemente oferecidos para meu encantamento.

Ergui a cabeça, olhei para o céu através da janela (nós tão raramente olhamos para o céu...!), e muitas vezes não percebo que ele muda de momento para momento, com nuvens indo e vindo ...
Penso apenas no clima, e até mesmo do clima não considero todas as nuances que possui. Só me vem à mente “tempo bom” e “tempo ruim”.
Neste dia, aliás, agora, o tempo está inigualável, talvez um tipo que nunca mais, nesta forma exata, o verei novamente.
A formação das nuvens nunca mais será a mesma que neste instante.

Abri bem os meus olhos, e disse para mim mesmo:
Olha para o rosto das pessoas por quem passarás durante o dia de hoje, olha bem!
Cada uma delas tem uma história incrível por trás da sua face, uma história que nunca poderias compreender totalmente.
Não apenas a história delas mesmas, não, mas de seus antepassados também.
Nós mesmos temos um passado tão distante! ... e neste momento presente, neste dia, todos por quem passas, toda essa vida de tantas gerações e tantas etnias por todo o mundo, flui densa e se encontra aqui como uma água que dá vida, bastando apenas que abras teu coração para bebê-la!

Não fecha o teu coração, continuei me pedindo:
Deixa-o aberto para os maravilhosos presentes que a civilização nos dá:
Ligas um botão e tem luz elétrica;
Giras uma torneira e tem água quente e fria ... e água potável;
Através de uma caixinha de metal falas com o mundo!
Ora, trata-se de um presente que milhões e milhões de pessoas neste Planeta nunca vão experimentar, que jamais vão ganhar!
Portanto, estas são apenas algumas dentre um número incalculável de dádivas para as quais deves manter o teu coração aberto.

Assim, desejo que sejas grato por essas bênçãos, e que as deixes correr através de ti.
Que todos aqueles que encontrarás neste dia sejam abençoados por ti, pelos teus olhos, pelo teu sorriso, pelo teu toque, pelas tua palavras.
Somente pela tua presença, já bastaria!
E que a gratidão transborde em bênçãos em todo o teu redor.
E, então, será realmente um BOM DIA!

(*) Chico Bendl tem 65 anos e mora no RS, é colaborador do blog Tribuna da Internet:

www.carlosnewton.com.br




Nenhum comentário: