sábado, 26 de fevereiro de 2011

Maravilhas da Impermanência

O filósofo Buddha, no século 6 antes de Cristo, já alertava para a total impermanência de todas as coisas. Nos planos pessoal e coletivo. Há fortes indícios de que os pensamentos da Índia e Grécia antigas eram parecidos e um, respeitando-se as devidas proporções, sabia da existência do outro.

Vejam que todos os sistemas, todos os regimes, todos os impérios, mais cedo ou mais tarde desaparecem...

Seguindo este raciocínio, mas cedo ou mais tarde, o Capitalismo Vitorioso que agora dizem que é Eterno, também vai passar. Tiraram Deus da Eternidade e colocaram no lugar o Capitalismo Vencedor e suas mazelas: a pobreza eterna, as injustiças sociais eternas, a concentração de renda eterna nas mãos de uns poucos etc.

Duvida? elites unidas jamais serão vencidas, enquanto isso o povo desfila nos blocos carnavalescos, de olho no futebol. Um amigo me disse hoje, “o Império Romano inventou uma fórmula imbatível – pão e circo”. Tem sido assim e continuará sendo assim...

Mas, conforme o Buddha, belo dia este sistema nefasto vai passar e, junto com ele, seus filhos: Democracia, Neoliberalismo, Consumismo.

É interessante que todos os sistemas, todos os regimes, todos os governantes, em todos os quadrantes, de uma forma ou de outra, se dizem democratas. Parece aqueles remédios artesanais que vendem nas feiras, as famosas garrafadas, servem para tudo.

E o que vão colocar no lugar do Capitalismo-Democracia?

Não sei, lembro de um bom livro espírita: Exilados de Capela. Dizem os Espíritos de Luz que a humanidade não é originária deste planeta. Talvez seja este o motivo porque a espécie humana destrói tanto o ecossistema.

Então, que a espécie humana volte para Capela (inclusive este que vos escreve) ou vá para outro planeta.

Vamos deixar a bela Terra apenas para os animais, vegetais, minerais e o seres invisíveis. Bem melhor assim e menos complicado.

Nenhum comentário: