sábado, 21 de maio de 2011

Jesus e os Partidos

Um livro ótimo, o título correto é: Os Partidos Religiosos Hebraicos da Época Neotestamentária, autoria de Kurt Schubert, da Universidade de Viena, 1979, está esgotado, se pode encontrar em sebos, mas será bom a Vozes reeditá-lo.

O leitor vai ficar sabendo: “Entre os discípulos de Jesus encontravam-se, porventura, membros dos ambientes radicais anti-romanos? Que atitude assumiu Jesus diante dos grupos religiosos de seu tempo? Terá ele sofrido influência dos essênios que, em Qumrã, levavam uma vida de tipo conventual?

“A resposta a tais perguntas pressupõe que se conheçam os partidos religiosos hebraicos da época neotestamentária. O presente estudo trata desses partidos: da história que os precedeu, do nascimento deles e do significado que tiveram. Mostra como, do movimento dos assideus, que se opôs a helenização do mundo hebraico, nasceram os fariseus e os essênios”.

Ficamos sabendo também que existiam essênios radicais (página 10), os saduceus também constituíam um partido (página 15), idem para hasidim apocalípticos, macabeus, companheiros fariseus, haviam dissidentes e secessionistas, diversos grupos (página 29), sediciosos, zelotes, sicários, insurretos.

“É difícil reduzir a um denominador comum os grupos hebraicos que se sublevaram contra Roma, porque eles lutaram violentamente não só contra Roma, mas também entre si” (página 77).

O historiador Flávio Josefo, da época, fala em um grupo “homens com punhal” que usavam táticas de guerrilha.

Alguns grupos eram “partidos revolucionários anti-romanos”. Certa feita foi registrado um documento por Ananias, de descendência sacerdotal: “Reza pela paz do império (isto é, de Roma) porque, sem o temor que ele incute, qualquer um já haveria devorado vivo o seu próximo” (página 79).

Perguntamos o que significa a frase acima: canibalismo?

Uma obra reveladora !

Nenhum comentário: