domingo, 1 de fevereiro de 2015

Santa Teresa, RJ.



O MIRANTE
Boletim On Line de Santa Teresa - Nº 3 – Fevereiro de 2015 - Rio – RJ

Editorial:              HINO AO BAIRRO

Quando cheguei a Santa Teresa, em 1972, participei de um evento no pátio da Igreja Nossa Senhora do Largo das Neves, onde, ao lado, existia um Colégio Estadual, não lembro o nome.

Os alunos cantaram o “Hino do Bairro”, mas só gravei um trecho da primeira estrofe que dizia: “Santa Teresa, tenho certeza, que na Guanabara não há outro bairro igual”.

Por favor, quem souber, ajude-nos a descobrir o paradeiro do citado Hino, letra e música. Desde já, agradecemos.

Bom Carnaval: brincando, trabalhando ou descansando, aproveitem !

Notícias:

* Caminhões pesadões, a meu ver, não deviam circular em Santa Teresa. Bem sei que, na Constituição existe o direito de ir e vir, mas com um pouco de bom senso a questão pode ser evitada. É só a prefeitura baixar uma norma e colocar guardas da CET-Rio em cada uma das 16 saídas do bairro, 24 horas por dia... e assim ajudará muitos a terem emprego e micro-caminhões como os micro-ônibus teriam acesso. Falei 24 horas porque já vi, às 5 horas da madrugada caminhão pesadão, fechadão, altão circulando pela Almirante Alexandrino.

* O MIRANTE: Mirar, olhar, cuidar, observar. É um abraço literário e poético nos amigos, moradores e visitantes.

*Este boletim e os números anteriores, estão no blog http://estudoliteraturas.blogspot.com.br     colaborações inteiramente grátis, sem fins lucrativos. Nosso compromisso é com o BEM – Boas Energias Moradores ! Visitantes, Amigos e Turistas – claro – também são bem-vindos.

* A Comlurb presta um ótimo serviço ao bairro, mas os caminhões pesadões podem ser trocados por caminhões menores.

* Morador, ajude a cuidar do bairro: as ruas e esquinas são uma extensão da sua casa. Cuide bem das ladeiras. Visitante, seja bem-vindo (a), mas, por favor, mantenha a harmonia do local.

* Por falar no aumento dos ônibus, aguardamos a tarifa mais baixa, mediante o apoio do Ministério Público.

* E os ônibus 006 ? que tinham o preço de 0,60 (sessenta centavos) substituindo o antigo bonde Dois Irmãos ? Alô autoridades, srs deputados estaduais e vereadores esperamos solidariedade. A linha 014, cujo percurso é menor tem o “sessentinha”, mas e o 006? Se não me falha a memória eram dois ônibus em cada linha?

* Festas em altos sons, madrugada adentro, além de fazer mal à saúde de todos (as) é prejudicial à fauna e a flora: animais domésticos, aves e insetos que moram nas árvores, andam estressados, plantas idem.

* Uma vez surgiu um debate no bairro sobre os decibéis. Os defensores do estardalhaço diziam que “música não é barulho”. Ora, a música mais harmoniosa, em possantes caixas com alto-falantes ensurdecedores é barulho sim... melhor é adequar-se à Lei que fala no tratamento acústico das paredes e, se  a festa é ao ar livre, respeitemos também os decibéis que a Prefeitura regulamenta.

* No Dicionário, “Mirar, olhar” tem o sentido de cuidar e cuidar também tem o sentido de “Amor Incondicional”... sem esperar nada em troca... por isso é Amor.

* Respeitamos todas as Religiões, mas solicitamos, por favor, não queiram nos converter com os alto-falantes em desesperadas alturas. E por falar em Bíblia, concordamos: “Aquietai-vos... (Salmo 46:10). Mais adiante, o mesmo versículo fala em “Exaltar”... A Exaltação pode ser silenciosa... como uma boa Oração.

* Crianças do “Balé de Santa Teresa” apresentaram-se no Museu Benjamin Constant com o Coral de mesmo nome. Parabéns !

* Excelente a idéia do Mutirão de Limpeza do Mirante Rato Molhado. Parabéns aos envolvidos. Quanto a trocar o nome do mesmo, concordo com o presidente da Amast, só uma pesquisa/plebiscito virtual. Já pensaram se algum “naturalista” resolve fazer campanha para trocar o nome do Pão de Açúcar, pois o excesso de doce pode provocar diabetes?

* A antiga Rua Mauá, belo dia trocaram de nome e virou Paschoal Carlos Magno. Respeito a homenagem ao autor... mas poderia ser em outro local, um bairro novo, uma rua nova etc.

* O Rato, Molhado ou não... tem a sua função no Ecossistema ! Na web encontramos um grupo sertanejo com o nome “Forró do Rato Molhado” e música  de uma banda de rock argentino.

* Os ratos de laboratório (camundongos), molhados ou não, prestam uma grande serviço à Humanidade; oferecem suas vidas para que cientistas descubram vacinas, remédios os mais diversos... nossa Gratidão a eles.

Livro do Mês: A escritora Cristina da Costa Pereira, que já morou no bairro, e agora mora ali, pertinho, na descida que vai para Laranjeiras, publicou pela editora Rocco, o ótimo volume: “Os Ciganos Ainda Estão na Estrada”. Fruto de uma bonita pesquisa que ela fez, investigando a etnia originária da Índia e que se espalhou por todo o planeta em verdadeira Diáspora.

Nenhum comentário: