domingo, 12 de julho de 2020

Buda para Crianças 3



Budismo para Crianças 3

Estrofe 3 – Capitulo 1 – Dhammapada - Palavras de Buda - Antonio Carlos Rocha, ficção dedicada às minhas netinhas Penelope, Isabella e demais crianças de todas as idades (atenção, direitos autorais reservados, pode-se reproduzir para a divulgação da Doutrina, mas por favor citem o autor): Conversando com Tissatthera.

- Oi Tissatthera, você vai bem?

- Vou amigo, apesar dessa tal de Covid que aqui no Brasil já matou mais de 70 mil pessoas e tem mais de um milhão de infectados.

- Pois é, precisamos nos cuidar de todos os modos possíveis. Agora me diz uma coisa, você era um dos primos de Sidarta?

- Sim, isso mesmo, mas vamos ao texto que é o melhor para aprendermos:

“Ele me insultou. Ele me maltratou. Ele me rebaixou. Ele me roubou. Os que abrigam tais pensamentos não se libertarão do ódio e do ressentimento”.

- Certo e o que o Venerável Espírito Tissatthera tem a nos dizer esta noite?

- A citação é bem oportuna. Sugere aquela pessoa que vive reclamando, choramingando, se fazendo de coitado. Mas veja bem, existe uma reivindicação real que a pessoa pode e deve requisitar os seus direitos, mas não precisa se fazer de vítima.

- Entendi e a questão do ódio e ressentimento é bem atual ?

- Isso mesmo, ódio faz mal à saúde, ressentimento idem. Então é preciso resolver a situação acima sem se desesperar. Agir com equilíbrio, atitudes responsáveis. Se possível, perdoar aqueles que nos magoaram ou prejudicaram, sabendo que tudo passa e, como nos ensinou o Buda, tudo é impermanente.

- Obrigado, você está inspirado !

- É que eu gosto muito do Dhammapada – o Caminho da Vida. Agora eu tenho que ir... obrigado !

- Gratidão amigo pela conversa, por favor, mande lembranças para o pessoal, lá em cima, no Nirvana, onde você mora.

- Digamos, o Nirvana é plural. Tem muitos planos espirituais, muitos céus para facilitar o entendimento.

Nenhum comentário: