segunda-feira, 13 de julho de 2020

Budismo para Crianças 4



Budismo para Crianças 4 – Conversando com Tissatthera – Estrofe 4 do Dhammapada – Antonio Carlos Rocha – Ficção Búdica –

- Meu querido e Venerável Tissatthera, você veio hoje também?

- Claro, a orientação lá em cima, do plano espiritual onde vivo é que as estrofes 3 e 4 foram dedicadas a mim pelo Senhor Buda, então, logicamente eu venho completar a missão.

- Bons ouvidos o ouçam.  Então vamos ao texto sagrado que diz assim:

“Ele me insultou. Ele me maltratou. Ele me rebaixou. Ele me roubou. Não há ódio nem ressentimento para os que jamais dão guarida a tais pensamentos”.

- Então vamos lá, falar um pouco sobre esta importante estrofe. Note que, neste primeiro capítulo, a  ideia surge com os pares opostos. E especificamente neste quarto trecho tem uma palavra do Mestre Buda que é básica.

- Qual é?

- É o termo “jamais”, ou seja, jamais devemos acolher estes pensamentos negativos, lamuriosos. Se não dermos importância a tais pensamentos quando eles surgirem em nossa mente, eles irão se desfazer logo, não seremos cooptados pela Energia do ódio nem do ressentimento.

- Gostei do esclarecimento.

- Escreva Energia com letra maiúscula por que, mesmo sendo algo do mal, devemos descrever esta “potência” e transforma-la para o Bem, como é próprio do Darma, de nossa Doutrina.

- Em resumo, chega de ficar desperdiçando tempo e chorando à toa !

- Certíssimo. Este é o recado desta noite. Tenha então, amigo, uma bela noite, bons sonhos e tudo de bom.

- Gratidão Tissatthera ! Estas conversas estão me fazendo muito bem. E olha, é como se eu tivesse tirado um peso de cima de mim.

- É isso mesmo, enquanto “aprendiz de escritor”, como você gosta de dizer, estava nos devendo essas anotações.

- Mais adiante eu quero  saber como vocês vivem lá em cima.

- Claro, mas antes precisamos ter autorização do Mestre, precisamos pedir permissão para ir aprendendo estas coisas aos pouco. Abraço grande amigo.

Nenhum comentário: