sábado, 11 de julho de 2020

Budismo para crianças 3



Budismo para Crianças

Estrofe 2 – Capitulo 1 – Dhammapada – Buda presenteava discípulos com poesias – Antonio Carlos Rocha: Conversando com Matthakundali.

- Boa noite amiga Kundali !

- Salve amigo, diga lá...

- Mattha quer dizer mãe. A parte final do seu nome Kundali é por que você despertou o Kundalini?

- Você sabe que nós budistas não enfatizamos o desenvolvimento destes poderes psíquicos, às vezes, ele vem naturalmente com o desenrolar das meditações.

- Interessante que o Bendito Buda dedicou a segunda estrofe do primeiro capítulo do Dhammapada a uma mulher leiga.

- Ele sabia que, no futuro, nós mulheres teríamos importantes tarefas na difusão do Dhamma, mas olha, o importante é citarmos a estrofe:

“Tudo o que somos hoje é o resultado do que temos pensado. Se um homem fala ou age com a mente pura, a felicidade o acompanha como sua sombra inseparável”.

- Genial amiga, é isso aí, tentarmos manter a plena atenção 24 horas por dia. Agora me diga uma coisa, observei que são muitas as versões e traduções do Dhammapada e os nomes de vocês os discípulos variam...

- Exato, na antiguidade, as muitas línguas da Índia publicaram as suas interpretações, explicações, estudos etc e assim, nem sempre os nossos nomes coincidem. Por um lado isso é bom, pois ficamos sabendo de mais e mais nomes, mais e mais discípulos. Cada estrofe tem uma história, uma razão de ser para estar lá e os respectivos nomes também.

- Deste modo, chego a conclusão que o Dhammapada é um manancial para pesquisarmos o Caminho Búdico.

- Exatamente, um manancial de uma riqueza imensa, quanto mais mergulharmos na profundidade destes temas, mais aprenderemos.

- Obrigado, muita saúde para você, no plano espiritual onde se encontra.

- Estamos juntos na divulgação do Darma, cada um do seu jeito, em sua área de atuação.

- Namo Buddhaya !

- Namo Buddhaya !

Nenhum comentário: