sexta-feira, 10 de julho de 2020

Conversando com um discípulo de Buda



Conversando com Cakkhupalathera*



Antonio Carlos Rocha



- Olá amigo Thera !



- Fala irmão na Fé Búdica !



- Como você se sente,  sendo o primeiro nome de uma pessoa, citado no Dhammapada, na primeira estrofe do capítulo 1 ?



- Me sinto honrado e feliz, mas ao mesmo tempo, fico sempre, mesmo passado esse tempo todo, me sinto sempre atento e com muita responsabilidade para não desapontar nem o Bem Aventurado Sidarta, nem os demais seres visíveis e invisíveis que seguem esse caminho tão bonito que é o Darma.



- Vamos então citar esta bela peça literária que atravessou séculos e dois milênios e meio.



- Vamos ouvir/ler: “Todas as coisas são precedidas pela mente, guiadas pela mente e criadas pela mente. Tudo o que somos hoje é resultado do que temos pensado. O que pensamos hoje é o que seremos amanhã: nossa vida é uma criação de nossa mente. Se um homem fala ou age com uma mente impura, o sofrimento o acompanha tão de perto como a roda segue a pata do boi que puxa o carro”.



- Ouvir /ler / refletir / meditar/ etc. Muita coisa aí envolvida.



- Tem razão, creio que quanto mais pessoas conhecerem estas verdades e as colocarem em prática, viverão melhor, mais felizes, independente de seguirem o nosso caminho budista ou não.



- Sim porque esta filosofia de vida não é sectária.



- Amigo terráqueo, vou ter que ir... fique com as bênçãos do Senhor Buddha, nosso bom e agradável Mestre. Até o próximo encontro !



- Gratidão / Reverências !



(*) Foi um discípulo de Buda, no século VI antes de Cristo. Seu nome está citado no Dhammapada, edição espanhola, Debolsillo, Barcelona, 2011, tradução de Juan Mascaro (1897-1987).



- Dhamapada, o Caminho da Vida - é um livro clássico da Literatura budista, palavras atribuídas ao próprio Buda; são 423 estrofes. O Mestre dedicou/presenteou uma ou mais estrofes com o nome de seus discípulos, convenhamos, um belo presente.



- Cakkhupalathera é o primeiro nome, estrofe 1, capítulo 1.

Nenhum comentário: