quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

 

Facebook Aula – 03.12,20 – Turma 701 – LPT – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – Duque de Caxias – Baixad Fluminens – RJ.

 

1)Textos Descritivos – Continuação:

 

a) Anúncios Classificados: todos os jornais diários tem, algumas revistas também, e agora podemos ver de forma on line este tipo de anúncios para vender e comprar imóvel, ou alugar, ou automóvel. Anúncios para comprar emprego ou para  se oferecer em determinado cargo. Ou seja é um tipo de texto objetivo.

 

b) Exemplo = você pode tentar inventar/criar alguns anúncios classificados em um jornal oferecendo algum produto de sua região ou localidade. Tipo vendendo filhotes de cães e gatos.

 

c) Lista de compras – é um tipo de texto pessoal, com algumas características quando vai na feira, na farmácia ou no supermercado. Pode ser também fazem compra de roupas em um shoipping.

 

d) Que tal desenhar ou tentar ilustrar uma loja de tecidos. Pode ser feita em dupla ou tripla de alunos. Pinte, desenhe o que vier na sua mente.

 

e) Cardápio – Em um botequim simples teremos uma listagem comum com os preços e os nomes das bebidas, salgadinhos e demais produtos. Já um restaurante mais fino, mais chique, o cardápio é bem mais elaborado e o preço idem. Num restaurante self-service a pessoa ao entrar no estabelecimento comercial encontra uma lista completa de alimentos já prontos.

 

f) Que tal agora fazer uma pequena redação com 10 linhas explicando qual é o tipo dee comida que você gosta. Se vai no Bobs é de um jeito, se vai na pizzaria é de outro. Pode tentar desenhar os alimentos oferecidos.

 

g) Textos Dissertativos Argumentativos:

 

h) Resenha – é um texto jornalístico, pode ser resenha esportiva sobre uma partida de futebol. Ou sobre o lançamento literário de um livro. Pode ser resenha política de um momento que o país está vivendo ou efeméride, um evento histórico do calendário civil. Por exemplo, aproxima-se o Natal, pode-se escrever uma resenha natalina, como comemoramos a data. Observamos que cada família comemora de um jeito.

 

i) Carta de opinião – Nos grandes jornais e revistas, existe uma página assim chamada, onde os leitores escrevem suas cartas sobre qualquer natureza, desde um cano de água furado no bairro até a falta de luz na rua, à noite.

 

j) Copie tudo no seu caderno, é importante guardar os textos com cuidado.

Nenhum comentário: