quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

 

Facebook Aula – 03/12/20 – Turmas 601 e 602 – Port,Lit – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – Duque de Caxias – Pilar – RJ.

 

1) Ortografando – Aprendendo a escrever corretamente as palavras:

 

a) Adiante – algo para ser feito mais tarde. Ex. – Penso que você deve pintar o muro mais adiante, primeiro deve cimentar esse canto do terreno.

 

b) Agora faça mais uma frase com a palavra acima em destaque.

 

c) Requisito – um documento básico para conseguir algo. Ex. O secretário da Escola informou que a declaração do médico é requisito importante para conseguir abonar a falta.

 

d) Tente fazer outra frase com a palavra acima selecionada.

 

e) Piorar – Aumentando mais ainda uma situação difícil. Ex. Estamos na Pandemia e para piorar mais o drama ele caiu da escada e ficou de licença médica.

 

f) Note que os verbos terminam sempre com “r”, mas tenho observado que muitos esquecem a letra final. E aí muda o sentido da frase.

 

g) Imbuia – é um tipo de madeira para se fazer móveis. Ex. Aquele aluno trabalha na marcenaria do pai e já está fazendo bons móveis com imbuia.

 

h) Faça outra frase com outro tipo de madeira para móveis. Se necessário consulte no Google.

 

i) Privilégio – condição especial em determinado caso. Ex. – É um privilégio da vida termos uma casa para morar, quando muitos não tem, portanto, valorize o que é seu. E aos poucos vai melhorando.

 

j) Tente fazer uma frase esclarecendo outros privilégios que você tem.

 

k) Úmido – algo está meio seco e meio molhado. Ex. - No inverno ficar com a roupa úmida após uma chuvinha não é coisa boa.

 

l) Faça mais um exemplo explicando a característica da umidade.

 

m) Copie tudo, por favor, guarde com cuidado o seu caderno. Tão logo possamos iremos fazer o necessário visto, valendo ponto. E não se esqueça de fazer o like, marcando a sua presença on line.

 

n) Geada – espécie de neve que cai no sul do Brasil, no inverno. Ex. – Muitos turistas visitam a região Sul na época das geadas. Um festival a parte para quem gostar de passear no frio.

 

o) Faça uma frase extra com o mesmo tema.

Nenhum comentário: