segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

 

Facebook Aula – 07.12.20 – Turmas 601 e 602 – Port.Lit. – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – Duque de Caxias – Pilar – RJ.

 

1) Ortografando – Treinamento na Arte de Escrever Corretamente as Palavras:

 

a) Trabalhando com as letras “o” e “u” que às vezes, fazem confusões na grafia.

 

b) Abolição – é o ato de suprimir, por exemplo, quando houve a abolição da escravatura, isto é, o fim da escravidão. Ex. – Alguns historiadores afirmam que, ainda hoje, há reflexos na sociedade brasileira com esta “abolição”, que não foi total.

 

c) Ebulição – é quando você está esquentando a água para fazer o café e esta alcança 100 graus, entrando em ebulição, formando bolhas de ar. Ex. – Nesse momento, para se fazer um bom café deve-se coar em um coador de papel. Parece que assim, o café sai mais saboroso.

 

d) Crie agora da sua imaginação duas frases com as palavras acima, observando que apenas uma letra torna-as completamente diferente no sentido. Você pode e deve, desenhar no seu caderno ilustrando assim a matéria.

 

e) Cumprimento – É o ato de saudar uma pessoa com bom dia, boa tarde ou boa noite. Ex. – É um sinal de boa educação você cumprimentar as pessoas com as tradicionais palavras que conhecemos.

 

f) Comprimento – É uma questão de medida. Ex. – De frente, o terreno tem o comprimento de 15 metros. Pode-se fazer uma boa casa com entrada para garagem. E os fundos medem 30 metros, uma ótima aquisição que o seu pai neste final de ano para a família.

 

g) Além de criar novas frases diferenciando as duas acima, procure desenhar o terreno, a casa, a entrada para o carro. E algumas árvores no fundo.

 

h) Suar – É o ato de transpirar no calor, uma função das glândulas sudoríparas. Ex. – Nesse verão andar em ônibus sem ar condicionado é triste, todos ficamos suados.

 

i) Soar – Fazer barulho, tocar o sino de uma igreja ou sinal em um colégio. Ex. Fiquem tranqüilos alunos, quando soar o sinal, sairemos em fila organizada, em forma, sem algazarra.

 

j) Copie tudo no seu caderno. Guarde-o com cuidado, mais adiante, quando chegar o tempo das aulas presenciais vamos fazer o visto valendo ponto.

 

 

Nenhum comentário: