quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

 

Facebook Aula – 10.12.20 – turma 701 – LPT – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – Duque de Caxias – Baix. Fluminense – RJ.

 

1) Ortografando – Aqui no sétimo ano também precisamos aprimorar a forma e a arte de escrever bem, aliás, o tempo todo de escolaridade, independente da série ou ano, necessitamos trabalhar a ortografia.

 

a) Berinjela – É um legume muito bom usado no almoço ou jantar. Pode ser frito com queijo ralado e fica muito saboroso. Faça uma frase explicando que você foi convidado para comer farinha de berinjela e gostou muito.

 

b) traje – Quando você é convidado para uma recepção, por exemplo, um casamento e precisa ir com uma roupa mais adequada. Ex. – Fui convidado para o casamento de um colega professor e como não tenho uma roupa mais social, precisei alugar.

 

c) Ultraje – É algo muito difícil de aceitar em termos de sociedade. Ex. – A bala perdida que matou aquela menina de 7 anos e sua prima de 3 anos é um ultraje ao bom sendo, foge às normas de civilidade.

 

d) Varejista – Meu tio juntou uns trocados que ele tinha e abriu uma loja de produtos varejista na área de alimentação. Está se dando bem.

 

e) Cafajeste – O que aquele namorado fez com a namorada foi um ato próprio de um cafajeste, imagino que ele não vai mais querer saber dele.

 

f) Sarjeta – sinônimo de calçada – Ex. – É lamentável pela manhã encontrarmos nas sarjetas, as populações de rua dormindo. Uma pena que isto aconteça em pleno século 21.

 

g) Rabugice – implicância – É muita rabugice dele brigar com a vizinha com causa de 10 centavos. Ela perdeu no ônibus, não teve culpa.

 

h) Canjica – tipo de alimento nos dias de festas juninas. É muito bom quando temos uma canjica preparada de forma bem saborosa pelas tias da cozinha. Todos provamos e repetimos.

 

i) Jerimum – É a conhecida abóbora. Ex. – No nordeste falamos jerimum e pode ser feita com carne de sol que é um tipo de carne seca.

 

j) Laje – o teto da casa. Ex. – Hoje é moda as festas na laje, temos forró na laje, funk na laje, pagode no teto, samba no telhado, uma variedade musical muito grande.

 

k) Gengiva – Não esqueça de escovar também as gengivas, para evitar o chamado tártaro que são resíduos de comidas alojados entre os dentes e provocam cáries.

Nenhum comentário: