domingo, 15 de abril de 2012

Desconferência


O site Carta Maior (www. cartamaior.com.br ) tem um ótimo artigo de Flávio Aguiar sobre o Partido Pirata na Alemanha que está surpreendendo nas pesquisas e deve ter votação expressiva em 2013.

No Brasil, o Partido Pirata será lançado agora em maio. Vejo com bons olhos a criação de novos partidos, quanto mais, melhor. Lembro de Gandhi ao afirmar que cada ser humano tem uma forma própria, pessoal, íntima de professar a sua religião, logo, na política também.

Acompanho com interesse, estudo e pesquisa a formação de novas agremiações políticas no Brasil. Se estamos em época de diversidade, é só nos espelharmos no ecossistema, a diversidade de espécies... dos partidos, das ideologias e, claro, o espírito do grande anarquista russo Bakunin (1814-1876), está aqui do meu lado sorrindo, mediunicamente.

Não por acaso, será coincidência? 30 de maio, marca o nascimento deste grande pensador social, Mikhail Aleksandrovitch Bakunin.

Em tempos de internet vejo o Partido Pirata como um dos partidos do nosso tempo. Já existe até uma Internacional Pirata e... os governos sabem, temem e estão preocupados, mesmo os que se dizem democratas. A internet livre representa o apogeu, a vitória do Anarquismo. Uma campanha de desobediência civil, pacífica, pode mudar o quadro planetário. Por isso, penso que a internet 100% livre já está sendo questionada e tem os dias contados. Espero que não...

No mais, boa sorte ao Partido Pirata no Brasil !


Observação: como tudo na vida é plural, existem diversos tipos de anarquismo, por exemplo, o Zen-Budismo é um anarquismo religioso, lembro também do clássico livro “Cristo, o maior dos Anarquistas” que morava na minha casa, desde que nasci, em 1952.

O título “desconferência” foi uma reunião que os piratas contemporâneos realizaram, conforme li na internet.

  

Nenhum comentário: