sábado, 29 de dezembro de 2012

Ler = Meditar



Ler também é Meditar

“Depois, há o modo de ´meditação´ relacionado com as questões éticas, espirituais e intelectuais. Todos os nossos estudos, leituras, debates, conversas e reflexões sobre estes assuntos estão incluídos nesta ´meditação´. Ler este livro e refletir com profundidade nos assuntos aqui abordados é um modo de meditação. Vimos anteriormente que a conversação entre Khemala e um grupo de monges foi uma forma de contemplação que conduziu à realização de Nirvana” (página 144).

“2 – Pesquisa e Investigação em relação aos vários aspectos da doutrina (dhamma-vicaya). Incluem-se aqui todos os nossos estudos, leituras, pesquisas, debates, conversações e, mesmo, assistência a palestras sobre temas de religião, ética ou filosofia” (página 145).

- Os dois parágrafos acima são do livro “O Ensinamento de Buda”, autoria do Venerável Walpola Rahula, uma das maiores autoridades do Budismo Theravada no século XX. Editorial Estampa, Lisboa, 2005.

- Traduzido em 14 idiomas, o volume acima é obra de referência em diversos grandes tratados sobre o tema Budismo.

- Walpola Rahula (1907-1997) nasceu no Sri Lanka, membro da Academia de Letras de sua terra natal, foi professor doutor em artes e filosofia budista, muitas vezes atuou como professor visitante e professor convidado em várias universidades do Ocidente como Sorbonne, em Paris; e outras em Londres e nos Estados Unidos.

-  Aos 13 anos se tornou monge e chegou ao posto de “Mestre Supremo das Escrituras Budistas”.

- Os dois trechos citados evidenciam que muitas são as formas de meditação e todas nos levam à iluminação !

Nenhum comentário: