domingo, 9 de dezembro de 2012

Reflexões Búdico-Literárias

Mês 12 – Reflexões


Dezembro: Recria no próximo ano, a cada momento, uma atmosfera de Paz.

Dia 1 – A mentira se vence com a verdade, a injúria com a bondade, a cobiça com a generosidade. Homens e mulheres, procedam assim que os frutos do Caminho tornam-se mais viçosos.

Dia 2 – Momentos há em que titubeamos na Senda. É até natural e faz parte. Isso pra testar a nossa força interior. O problema não está na mensagem, mas no receptor. É preciso limpar bem os canais de transmissão para que a mensagem flua tranquilamente.

Dia 3 – Veja que ao desejar algo estais desenvolvendo toda uma força física e mental. Pondera bem e vê se todo este esforço é válido, já que mais adiante ele pode desfazer-se. Não seria mais negócio usar toda essa energia para a descoberta do Caminho?

Dia 4 – E se você já descobriu o Caminho, procura com a tua inteligência e dedicação descobrir qual o atalho mais próximo que o liga diretamente com a Divindade.

Dia 5 – Creio que após uma acurada pesquisa você verificará que fica na sua mente este atalho. O coração é o indicador. O atalho passa pelo coração e as transformações virão renova-lo.

Dia 6 – Não há nesse mundo nada que escape à recriminação: o homem silencioso é recriminado porque não fala. O falador é recriminado porque fala demais. Devemos procurar o caminho do meio, evitando sempre os extremos.

Dia 7 – Procura dominar os ventos que sopram em tua mente. Eles dão corda ao desejo. E os desejos passam logo já que transformam-se em novos desejos. No fundo isto é uma interminável cadeia da dispersão que, literalmente, nos prende ao rodamoinho da Terra.

Dia 8 – Para a libertação temos de ser fortes. Um caráter vacilante não se coaduna com a espiritualidade. Muitas são as intempéries, mas com garra venceremos todas. É só querer...

Dia 9 – A convivência com os princípios doutrinais é recomendada, mas o que não é válido é quando é quando esta convivência não se faz acompanhar de uma correta postura de vida.

Dia 10 – As boas ações emanam perfumes como as flores. Se tivermos a sensibilidade de compreender esta mensagem, veremos que com o passar do tempo, vez por outra, acontecem-nos durante vários momentos do dia, aromas indescritíveis.

Observações:

- Na coluna da direita, o leitor pode ver a capa do livro “Desperte com Alegria”, de nossa autoria, editora Espaço e Tempo, Rio de Janeiro, 5ª edição, 1994.

- Subtítulo: “365 reflexões para um cotidiano feliz”.

- Neste blog, vamos, aos poucos, reproduzir o pequeno volume de bolso que, há muito, está esgotado.





Nenhum comentário: