quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

 

Facebook Aula – 10,12,20 – turmas 601 e 602 – Port.Lit. – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – Duque de Caxias – Pilar – RJ.

 

1) Ortografando – Palavras aparentemente fáceis  de escrever que podem complicar com uma ou outra letra.

 

a) Surtir – quando alguma coisa foi resolvida de boas maneiras. Ex. – A tentativa dele ao passar no concurso foi boa, surtiu efeito o ato de estudar. É uma boa indicação para todos nós, a arte do estudo.

 

b) Surtar – quando a pessoa tem um descontrole emocional por alguma forte emoção. Ex. – Aparentemente ele era calmo, mas de repente surtou, teve uma crise nervosa e começou a quebrar os móveis de casa. Precisou ser contido pelos vizinhos que chamaram a ambulância do bombeiro.

 

c) Tabuada – aula de matemática com as operações básicas. Ex – Observo que hoje, nem todos os alunos tem um bom domínio da tabuada. Antigamente era condição básica o saber e o estudo da tabuada.

 

d) Copie tudo, guarde com cuidado o seu caderno. De cada palavra sugerida tente fazer outro exemplo de sua cabeça, além do citado no texto.

 

e) Usufruto – é um instrumento do Direito, uma lei da Advocacia, ocorre quando os pais deixam um imóvel para usufruto dos filhos e estes só podem vende-lo quando os pais morrerem e os filhos tiverem 18 anos.

 

f) mágoa – faz mal à saúde guardar mágoa. O melhor é perdoar a ofensa, esquecer o mal que alguém lhe fez. Ex. Os grandes mestres da humanidade ensinaram o perdão. Esqueça os prejuízos e toque a vida para frente.

 

g) Tábua – esta é a palavra certa, alguns idosos, às vezes por motivos de dicção falam “tauba”, mas está errado. Ex. – Uma tábua envernizada fica bem melhor na entrada da sala.

 

h) Nódoa – mancha na roupa, em geral, a partir do caldo de uma planta, por exemplo, o caule da bananeira provoca na roupa uma nódoa difícil de sair depois.

 

i) Geada – fenômeno climático que acontece no frio no sul do Brasil, uma espécie de neve. Ex. – Turistas viajam para Santa Catarina e enfrentam baixas temperaturas para apreciar a névoa.

 

j) Vagem – uma planta que parece um feijão, pode-se fazer salada ou misturar com outros produtos e temperos;

 

k) Jiló – legume um pouco amargo, mas é bom para quem sofre do estômago, dizem as crendices populares.

 

Facebook Aula – 10.12.20 – turma 701 – LPT – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – Duque de Caxias – Baix. Fluminense – RJ.

 

1) Ortografando – Aqui no sétimo ano também precisamos aprimorar a forma e a arte de escrever bem, aliás, o tempo todo de escolaridade, independente da série ou ano, necessitamos trabalhar a ortografia.

 

a) Berinjela – É um legume muito bom usado no almoço ou jantar. Pode ser frito com queijo ralado e fica muito saboroso. Faça uma frase explicando que você foi convidado para comer farinha de berinjela e gostou muito.

 

b) traje – Quando você é convidado para uma recepção, por exemplo, um casamento e precisa ir com uma roupa mais adequada. Ex. – Fui convidado para o casamento de um colega professor e como não tenho uma roupa mais social, precisei alugar.

 

c) Ultraje – É algo muito difícil de aceitar em termos de sociedade. Ex. – A bala perdida que matou aquela menina de 7 anos e sua prima de 3 anos é um ultraje ao bom sendo, foge às normas de civilidade.

 

d) Varejista – Meu tio juntou uns trocados que ele tinha e abriu uma loja de produtos varejista na área de alimentação. Está se dando bem.

 

e) Cafajeste – O que aquele namorado fez com a namorada foi um ato próprio de um cafajeste, imagino que ele não vai mais querer saber dele.

 

f) Sarjeta – sinônimo de calçada – Ex. – É lamentável pela manhã encontrarmos nas sarjetas, as populações de rua dormindo. Uma pena que isto aconteça em pleno século 21.

 

g) Rabugice – implicância – É muita rabugice dele brigar com a vizinha com causa de 10 centavos. Ela perdeu no ônibus, não teve culpa.

 

h) Canjica – tipo de alimento nos dias de festas juninas. É muito bom quando temos uma canjica preparada de forma bem saborosa pelas tias da cozinha. Todos provamos e repetimos.

 

i) Jerimum – É a conhecida abóbora. Ex. – No nordeste falamos jerimum e pode ser feita com carne de sol que é um tipo de carne seca.

 

j) Laje – o teto da casa. Ex. – Hoje é moda as festas na laje, temos forró na laje, funk na laje, pagode no teto, samba no telhado, uma variedade musical muito grande.

 

k) Gengiva – Não esqueça de escovar também as gengivas, para evitar o chamado tártaro que são resíduos de comidas alojados entre os dentes e provocam cáries.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

 

Facebook Aula – 07.12.20 – Turmas 601 e 602 – Port.Lit. – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – Duque de Caxias – Pilar – RJ.

 

1) Ortografando – Treinamento na Arte de Escrever Corretamente as Palavras:

 

a) Trabalhando com as letras “o” e “u” que às vezes, fazem confusões na grafia.

 

b) Abolição – é o ato de suprimir, por exemplo, quando houve a abolição da escravatura, isto é, o fim da escravidão. Ex. – Alguns historiadores afirmam que, ainda hoje, há reflexos na sociedade brasileira com esta “abolição”, que não foi total.

 

c) Ebulição – é quando você está esquentando a água para fazer o café e esta alcança 100 graus, entrando em ebulição, formando bolhas de ar. Ex. – Nesse momento, para se fazer um bom café deve-se coar em um coador de papel. Parece que assim, o café sai mais saboroso.

 

d) Crie agora da sua imaginação duas frases com as palavras acima, observando que apenas uma letra torna-as completamente diferente no sentido. Você pode e deve, desenhar no seu caderno ilustrando assim a matéria.

 

e) Cumprimento – É o ato de saudar uma pessoa com bom dia, boa tarde ou boa noite. Ex. – É um sinal de boa educação você cumprimentar as pessoas com as tradicionais palavras que conhecemos.

 

f) Comprimento – É uma questão de medida. Ex. – De frente, o terreno tem o comprimento de 15 metros. Pode-se fazer uma boa casa com entrada para garagem. E os fundos medem 30 metros, uma ótima aquisição que o seu pai neste final de ano para a família.

 

g) Além de criar novas frases diferenciando as duas acima, procure desenhar o terreno, a casa, a entrada para o carro. E algumas árvores no fundo.

 

h) Suar – É o ato de transpirar no calor, uma função das glândulas sudoríparas. Ex. – Nesse verão andar em ônibus sem ar condicionado é triste, todos ficamos suados.

 

i) Soar – Fazer barulho, tocar o sino de uma igreja ou sinal em um colégio. Ex. Fiquem tranqüilos alunos, quando soar o sinal, sairemos em fila organizada, em forma, sem algazarra.

 

j) Copie tudo no seu caderno. Guarde-o com cuidado, mais adiante, quando chegar o tempo das aulas presenciais vamos fazer o visto valendo ponto.

 

 

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

 

Calendário

Literário Budista

 

 

Antonio Carlos Rocha

 

 

 

O autor é doutor e mestre em Ciência da Literatura formado pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor da Rede Estadual RJ. Publicou 11 pequenos livros sobre a divulgação da Filosofia Budista. Tem mais de 1 mil artigos, notas, resenhas etc dispersos em jornais, revistas e web. Dedica-se ao Darma do Senhor Buddha há mais de 50 anos.

 

http://budismoprimordialrio.blogspot.com

http://budismosocial.blogspot.com

http://estudoliteraturas.blogspot.com

http://budismoprimordialrj.blogspot.com

http://gremioeassisc.blogspot.com.br

https://twitter.com/antoniocpbr

https://www.facebook.com/antoniorocha.rocha.583/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“O Budismo fala em 84.000 caminhos distintos para a iluminação suprema. Este número simboliza as incontáveis maneiras que podem nos conduzir à esfera da libertação, da paz e da liberdade”.

 

- Daisetz Teitaro Suzuki, El Buda de la Luz Infinita – Las enseñanzas del Budismo Shin, editorial Paidós, Barcelona, 2001, página 14.

 

 

 

 

 

 

Prefácio

 

Este pequeno livro não é completo. Se diz que o Senhor Buddha deixou 84 mil ensinamentos. Nossa gratidão a Ele.

 

Cada dia deste Calendário, na realidade, é uma prática espiritual. Tem algo das linhagens onde aprendi o Darma: no início Theravada, depois Zen e agora o Budismo Nichiren, através da HBS – Budismo Primordial.

 

Sendo um texto incompleto muitos sentirão falta de grandes nomes de outras linhagens, mas privilegiamos as correntes que seguem o Tríplice Sutra Lótus, texto sagrado para nós. Também conhecido como Segundo Mahayana Japonês.

 

Que todos os seres sejam felizes !

 

Feliz Ano Novo sempre !

 

 

 

 

 

Dedicatória

 

Este livreto é dedicado aos budistas e buddhistas de todas as linhagens nos três tempos do universo: passado, presente e futuro. Em especial ao Carlos Alberto Costa, do Olho Búdico, que me incentivou. Gratidão a todos (as).

 

Por extensão também é dedicado aos não-budistas, amigos e simpatizantes do Buddha.

 

Direitos Autorais Reservados. Pode-se copiar e divulgar de forma grátis, mas não se pode alterar o texto.

 

 Janeiro

 

1 – Dia de Adhi-Buddha, o Buddha Primordial, Energia Criadora do Universo.

2 – Dia de Vajradhara, sinônimo de Adhi-Buddha, Criador Primordial.

3 – Dia de Acalá, “o inabalável”, protetor da instrução, afasta os que são hostis.

4 – Dia de Akasagarbha, materializa as coisas boas que os praticantes pedem.

5 – Dia de Kokuzo, o mesmo que Akasagarbha, continue mentalizando.

6 – Dia de Nam-Mkhai Snying-po, idem aos dias 4 e 5, continue mentalizando.

7 – Dia de Aksobhya, “o Buddha que é firme na meditação”, ajuda na prática.

8 – Dia de Amithaba, o Buddha que é Luz incomensurável para sua vida.

9 – Dia de A-mi-to, idem acima, continue mentalizando luz nos seus propósitos.

10 – Dia de O-mi-to Fo, idem acima, continue visualizando progressos.

11 – Dia de Sukhavati, plano espiritual, terra abençoada no espaço imaterial.

12 – Dia da Terra Pura, cidade no éter cósmico onde reside Amithaba.

13 – Dia de Amida, idem Amithaba, vida infinita, com fé tudo melhora.

14 – Dia de Amitayuhs, Buddha que representa as prosperidades da vida.

15 – Dia de Amoghapasa, ser de luz do laço infalível, laça coisas boas.

16 – Dia de Amoghasiddhi, Buddha de perfeição imaculada para nossos bens.

17 – Dia de Garuda, Espírito-Ave, Ser-pássaro, leva e/ou traz boas notícias.

18 – Dia de Avalokitesvara, fazer caridade, compaixão, amor ao próximo.

19 – Dia de Bhaishajyaguru, o Buddha da Medicina, o Sagrado, Curador.

20 – Dia de Khumbira, chefe da equipe de assessores de bhaishajyaguru.

21 – Dia de Mihira, membro da equipe acima de médicos espirituais, são doze.

22 – Dia de Anila, membro idem acima, mas cada um tem uma função.

23 – Dia de Indra, maravilhoso membro desta poderosa equipe espiritual.

24 – Dia de Sgrahdsin, socorrista, membro da falange médica acima.

25 – Dia de Catura, dedicado médico espiritual, membro da ordem acima.

26 – Dia de Vajra, médico, membro da Ordem do Buddha da Medicina.

27 – Dia de Andira, médico, falange protetora da saúde, linhagem acima.

28 – Dia de Shandira, sorridente médico celestial, membro da equipe acima.

29 – Dia de Pajra, cirurgião espiritual, respeitado ser celestial, equipe acima.

30 – Dia de Sindura, membro da equipe acima do Senhor Buddha da Cura.

31 – Dia de Vikarala, todos estes, membros médicos da equipe acima.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Fevereiro

 

Dia 01 – Dia de Gratidão à linhagem HBS – Honmon Butsuryu Shu

Dia 02 – Dia de Reverência ao Papa do Budismo Primordial HBS.

Dia 03 – Dia de Agradecimento ao Arcebispo da HBS no Brasil.

Dia 04 – Dia de Apoio aos Bispos da Linhagem Budista HBS.

Dia 05 – Dia de Louvor aos sacerdotes da HBS, em todos os tempos.

Dia 06 – Dia de Alegria para o Gakutô (auxiliar sacerdotal, aprendiz) da HBS.

Dia 07 – Dia do Lema da HBS.

Dia 08 – Dia das Palavras Dármicas da linhagem HBS.

Dia 09 – Dia do Seminarista da HBS.

Dia 10 – Dia do Aspirante a Seminarista da HBS.

Dia 11 – Dia do fiel-praticante da HBS.

Dia 12 – Dia da Otera (templos do Budismo Primordial HBS) no mundo.

Dia 13 – Dia de Odaimôku, o grande mantra Namumyouhourenguekyou.

Dia 14 – Dia do asceta, eremita e poeta tibetano Jetsun Kabum Milarepa.

Dia 15 – Parinirvana (falecimento) de Sidarta Gautama, o Buddha.

Dia 16 – Nasce no Japão, o Grande Mestre e Patriarca Nichiren, 1222.

Dia 17 – Fundada no Catete, RJ, 1ª Loja Teosófica Budista, 1923.

Dia 18 – Dia do Sutra Lótus, escritura sagrada do Budismo Primordial HBS

Dia 19 – Dia do Gohonzon, a mandala sagrada !

Dia 20 – Dia do Gohouzen, o altar sagrado da HBS.

Dia 21 – Dia da Liturgia de Culto da HBS

Dia 22 – Dia do Gohoumon – o ensinamento do próprio Buda, o discurso.

Dia 23 – Dia de Okossui – água sagrada, água consagrada, fluidificada.

Dia 24 – Dia de Odyuzu, o terço budista, com 108 contas, para fazer orações.

Dia 25 – Dia dos Devas, os espíritos que protegem os devotos do Sutra Lótus.

Dia 26 – Dia do Buddha Tahoo, que veio antes de Sidarta Gautama.

Dia 27 – Dia de todos os antepassados budistas, através dos milênios.

Dia 28 – Dia da Fé, dia da convicção espiritual por uma vida melhor.

Dia 29 – Dia do Vazio.

 

 

 

Notas:

a)     O Budismo Social é filho da HBS, é uma forma atual de ser Budismo Primordial.

b)     Nossa eterna gratidão ao Odoshi Correa, Bispo Superior da HBS no Brasil, vide www.budismo.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Março

 

01 – Buddha Tanhankaro, o primeiro Buddha que se tem notícia, antiguidade.

02 – Senhor Buddha Medhankaro, são 28 Buddhas revelados por Siddharta.

03 – Buddha Saranankaro, recite o nome destes 28 com fé, gratidão a eles.

04 – Buddha Dipankaro, estes nomes fazem parte da linhagem Theravada.

05 – Buddha Kondanno, louvado sejas ó Iluminado Senhor Kondanno.

06 – Buddha Mangalo, minha gratidão Mestre, por favor, proteja minha família.

07 – Buddha Sumano, Senhor Sumano, me ajude a cuidar da minha saúde.

08 – Buddha Revato, Bem-Aventurado Revato, conto sempre com tua força.

09 – Buddha Sobhito, dia de reverenciar este grande ser de eras antigas.

10 – Dia do Buddha Anomadassi, maravilhoso Senhor de tempos antigos.

11 – Dia do Buddha Padumo, grande Benemérito e Bondoso Ser de Luz.

12 – Dia do Buddha Narado, abençoador de multidões, ajuda a todos.

13 – Dia do Buddha Padumuttaro, protege, abençoa e guarda os seres.

14 – Dia do Buddha Sumedho, obrigado sempre Senhor Sumedho.

15 – Dia do Buddha Sujato, Senhor de Prosperidade Espiritual.

16 – Dia do Buddha Piyadassi, Amigo de todos os nomes e formas do planeta.

17 – Dia do Buddha Attihadassi, Senhor Buddha que aumenta a Fé no Bem.

18 – Dia do Buddha Dhammadassi, Senhor da Doutrina Eterna do Bem.

19 – Dia do Buddha Siddhattho, Grande Buddha da Esperança por Vida melhor

20 – Dia do Buddha Tisso, Senhor Meditante em Profundidade, em Acuidade.

21 – Dia do Buddha Phusso, Caminhante Conosco nos Caminhos.

22 – Dia do Buddha Vipassi, Senhor da Visão Interior e Exterior.

23 – Dia do Buddha Sikhi, Vitorioso Senhor Buddha de Paz e Tranqüilidade.

24 – Dia do Buddha Vesabhu, ó Santo Ser Sublime Salvando Seres Sempre.

25 – Dia do Buddha Kakusandho, Senhor Buddha do Tempo Sem Fim.

26 – Dia do Buddha Konagamano, Senhor  que nos ajuda a fazer boas coisas.

27 – Dia do Buddha Kassapo, Senhor que abençoa os nossos alimentos.

28 – Buddha Siddharta Gautama, o Buddha do nosso tempo, século VI aec.

29 – Dia dedicado à linhagem Theravada, nossa gratidão pelos ensiamentos.

30 – Dia dedicado à antiga linhagem Sarvastivada, nosso agradecimento.

31 – Dia dos Buddhas do passado, do presente e do futuro.

 

Notas:

a) Estes nomes podem ser confirmados no ótimo livro A Vida do Buddha e o Caminho, autoria do Venerável Dr. Puhulwelle Vipassi, monge Theravada, já falecido, que viveu alguns anos na antiga Sociedade Budista do Brasil, RJ, 1991, 78 páginas.

 

b) Nesta oportunidade queremos reverenciar a memória e os antepassados dos mestres de nosso mestre Venerável Vipassi: Muito Venerável Parawahera Dewananda Nayaka Thero; Muito Venerável Dewundara Wachissara Nayaka Thero, patriarcas do ramo Siam, da escola Theravada no Sri Lanka, onde o monge Vipassi nasceu e estudou.

 

c) Reverenciamos também outro grande ser nascido no Sri Lanka e radicado durante anos na Inglaterra, que também foi mestre do monge Vipassi: Muito Venerável Dr. Hammalawa Sadhatissa Nayaka Thero.

 

Abril

 

01 – Dia do Pico da Águia, onde o Buddha proferiu o Tríplice Sutra Lótus.

02 – Dia dos Nagas, Espíritos que prometeram ao Buddha proteger o Darma.

03 – Dia dos Yakshas, Espíritos que protegem dos praticantes budistas.

04 – Dia dos Gandharvas, classe de Espíritos celestiais, idem acima.

05 – Dia dos Asuras, Espíritos amigos que protegem os praticantes budistas.

06 – Dia dos Kimnaras, Espíritos protetores que cuidam dos praticantes.

07 – Dia dos Mahoragas, Espíritos protetores que ajudam os praticantes.

08 – Dia do nascimento de Sidarta Gautama – o Buddha histórico, séc. 6 aC.

09 – Dia dos 4 soberanos Cakravartin, Espíritos-Reis de planos espirituais.

10 – Dia do Cakravartin Roda de Ouro, traz prosperidade aos praticantes.

11 – Dia do Cakravartin Roda de Prata, traz coisas boas aos praticantes.

12 – Dia do Cakravartin Roda de Cobre, ajuda os devotos do Sutra Lótus.

13 – Dia do Cakravartin Roda de Ferro, Espírito-Rei que protege os fiéis.

14 – Dia do Bodhisatva Filho do Soberano Darma, ajuda em todos os sentidos.

15 – Dia do Bodhisatva Manjusri, nos traz Sabedoria para vivermos melhor.

16 – Dia do Bodhisatva Receptáculo Digno de Virtudes, nos ajuda e muito.

17 – Dia do Bodhisatva Receptáculo Sem Pesares, ajuda a não termos mágoas

18 – Dia do Bodhisatva Receptáculo de Eloqüência, ajuda a falarmos bem.

19 – Dia do Bodhisatva Maitreya, o Buddha Futuro, Grande Ser de Luz !

20 – Dia de Miroku, sinônimo de Maitreya, pela importância é reverenciado.

21 – Dia do Bodhisatva Guia Dirigente, protege os líderes, ajuda lideranças.

22 – Dia do Bodhisatva Soberano dos Remédios, falange Buddha da Medicina.

23 – Dia do Bodhisatva Remédio Superior, abençoa seus medicamentos.

24 – Dia do Bodhisatva Lábaro Florescente, ajuda em nossos propósitos.

25 – Dia do Bodhisatva Lábaro Luminoso Florescente, ajuda sempre todo dia.

26 – Dia do Bodhisatva Soberano Dominador de Sortilégios, mago protetor.

27 – Dia do Bodhisatva Acolhedor do Mundo, nos ensina a caridade.

28 – Nichiren recebe a revelação do mantra Namumyouhourenguekyou

29 – Dia do Bodhisatva Dotado de Grande Poder, compartilha bênçãos.

30 – Dia do Bodhisatva Zelo Constante, cuida de nós com muito carinho.

 

 

Nota:

(*) Todos os nomes citados acima (exceto Nichiren) estão no Tríplice Sutra Lótus, edição espanhola da linhagem budista Risho Kosei Kai, Salamanca, 2009.

 

 

 

 

 

 

 Maio

 

 

01 – Dia Internacional: “Um dia sem trabalho, um dia sem comida!”, preceito.

02 – Dia das Crianças de Água, cerimônia dos fetos abortados e natimortos.

03 – Dia das 38 linhagens  Nichiren, que seguem o Tríplice Sutra Lótus.

04 – Dia das linhagens budistas da antiguidade que já desapareceram.

05 – Dia de todas as linhagens budistas atuais, de todos os veículos.

06 – Dia das futuras linhagens budistas, quem sabe, talvez possam vir...

07 – Dia de Gratidão a todos os nossos Antepassados, desde tempos antigos.

08 – Dia de pedir perdão pelos carmas negativos que os antepassados fizeram.

09 – Dia dos Bosques e Florestas, Buddha era um devoto das árvores.

10 – Dia da Árvore da Iluminação, uma figueira sob a qual Buddha se iluminou.

11 – Dia do Elemento Água, Buddha estava à beira de um rio na iluminação.

12 – Dia do Elemento Fogo, Buddha é um com o Ecossistema.

13 – Dia do Elemento Terra, Buddha proferiu o belo Sutra da Terra.

14 – Dia dos Bodhisatvas Visíveis da Terra, presente no Tríplice Sutra Lótus.

15 – Dia dos Boldhisatvas Invisíveis; gnomos, salamandras, ondinas, sílfides.

16 – Dia do Elemento Ar, gratidão ao oxigênio de nos dá vida.

17 – Dia do Wesak, Lua Cheia de maio, data móvel, Dia do Buddha

18 – Dia das Quatro Nobres Verdades, para meditar e refletir no Caminho.

19 – Dia da Primeira Nobre Verdade, constatação que a existência é dor.

20 – Dia da Segunda Nobre Verdade, sobre a origem da dor como um todo.

21 – Dia da Terceira Nobre Verdade, tudo que começa, termina – a dor idem.

22 – Dia da Quarta Nobre Verdade que nos revela o caminho a seguir.

23 – Dia do Caminho Óctuplo, cada dia da semana meditar em um item.

24 – Dia da Palavra Correta, Buddha diz que o Caminho Óctuplo é o melhor.

25 – Dia da Ação Correta, pense, medite, reflita em cada um dos itens.

26 – Dia do Meio de Vida Correto, faça orações e preces sobre os itens.

27 – Dia do Esforço Correto, ser correto é ser positivo, ser construtivo.

28 – Dia da Plena Atenção Correta, calmamente preste atenção em tudo.

29 – Dia da Concentração Correta, vamos aos poucos abrindo a intuição.

30 – Dia do Pensamento Correto, leia-se pensamento positivo/construtivo.

31 – Dia da Correta Compreensão, é a iluminação que todos queremos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Junho

 

01 – Dia de Kwan Yin, energia búdica da compaixão na forma feminina.

02 – Dia das 33 formas em que Kuan Yin se apresenta, super iluminada.

03 – Dia de venerarmos Kanjizai, outro nome para Guan Yin, a iluminada.

04 – Dia do Sutra de Kuan Yin, para recitarmos e orarmos o seu sutra.

05 – Dia dos 33 mantras de Kuan Yin, é melhor mantras em português.

06 – Dia de preces para Kuan Yin, invente, crie a sua prece, o seu mantra.

07 – Dia de Kanzeon, outro nome para a Bodhisatva Kuan Yin, ela tem Luz.

08 – Dia de Kannon, outro nome para Kuan Yin, é só pedir que ela te ajuda.

09 – Dia de Sho Kannon, Kuan Yin Sagrada, Bodhisatva da Misericórdia.

10 – Juichimen Kannon, tem onze rostos: reverência aos pontos cardeais**.

11 – Senju Kannon: tem 1000 braços para te abraçar em todo o universo.

12 – Nyorin Kannon: ajuda a concretizar aquilo de bom que você quer.

13 – Batto Kannon: é a protetora dos animais, do reino animal, poderosíssima.

14 – Juntei Kannon: é a nossa Mãe Cósmica, em qualquer dimensão.

15 – Fukunen Kannon: nos salva dos perigos, nos dá colo, nos acolhe.

16 – Dia de Kuan Yin que cuida do reino vegetal. É linda, em várias cores.

17 – Dia de Kuan Yin que cuida do reino animal. É maravilhosa. Suprema.

18 – Ibaragui Nissui*, primeiro sacerdote budista no Brasil, imigração japonesa.

19 – Dia de Kuan Yin que cuida do reino mineral. Vive nas rochas, nas pedras.

20 – Dia de Kuan Yin que ajuda os espíritos do mal a se tornarem bons.

21 – Dia de Kuan Yin que ajuda os espíritos bons a se tornarem melhores.

22 – Dia de Kuan Yin que se manifesta em todas as espécies do ecossistema.

23 – Dia de Kuan Yin que cuida do elemento água. Precisamos muito dela.

24 – Dia de Kuan Yin que trabalha com o elemento fogo. Ajuda a purificar.

25 – Dia de Kuan Yin que existe no ar, no oxigênio. Ela é a Vida.

26 – Dia de Kuan Yin que está presente no prana, na energia vital. Divina.

27 – Dia de Kuan Yin que está presente em cada grão de terra, de areia.

28 – Dia de Kuan Yin que nos ajuda a passarmos nas provas, nos concursos.

29 – Dia de Kuan Yin que abençoa toda a família. Gratidão a ela. Obrigado.

30 – Dia de Kuan Yin, abençoa e guarda os nossos bens, nossos pertences.

 

 

 

(*) Ibaragui (1886-1971) era casado, pertencia ao Budismo Primordial HBS, ele chegou no primeiro navio Kasato Maru, 18 de junho de 1908, em Santos, SP.

 

 (**) pontos cardeais, pontos colaterais, o nadir (centro da terra), o zênite (no alto, infinito) e o 11º rosto é você, o praticante. Deduz-se então que a energia de compaixão reside em nós, podemos e devemos manifestá-la em nosso dia-a-dia.

 

 

 

 

 

 

 

 

Julho

 

01 – Dia de Vimalakirti, leigo iluminado, casado, tinha filhos, Buda admirava-o.

02 – Dia do Sutra de Vimalakirti, traduzido para o chinês por Kumarajiva.

03 – Dia de Kumarajiva (344-413), tradutor de vários sutras  para o chinês.

04 – Dia de Kumarayana, pai de Kumarajiva, ajudou na difusão do Darma.

05 – Dia de Jivaka, mãe de Kumarajiva, esposa de Kumarayana, devota.

06 – Dia do primeiro capítulo do Sutra Vimalakirti: As terras de Buddha.

07 – Dia do segundo capítulo: Os métodos de difusão do Darma.

08 – Dia do terceiro capítulo do Sutra Vimalakirti: Os Discípulos.

09 – Dia do quarto capítulo do Sutra Vimalakirti: Os Bodhisatvas.

10 – Dia do quinto capítulo do Sutra Vimalakirti: A visita de Manjusri.

11 – Dia do sexto capítulo do Sutra Vimalakirti: Sobre o Inconcebível.

12 – Dia do sétimo capítulo do Sutra Vimalakirti: Da Contemplação dos Seres.

13 – Dia do oitavo capítulo do Sutra vimalakirti: O Caminho de Buddha.

14 – Dia do nono capítulo do Sutra Lótus: A doutrina do não-dualismo.

15 – Dia do décimo capítulo do sutra acima: O Buddha Cúmulo de Fragrâncias.

16 – Dia do décimo primeiro capítulo do citado sutra: A prática do Bodhisatva.

17 – Dia do décimo segundo capítulo: A visão do Buddha Aksobhya.

18 – Dia do décimo terceiro capítulo do sutra acima: A Oferenda da Lei.

19 – Dia do décimo quarto capítulo: Transmissão para a posteridade.

20 – Dia do Universo Alegria Maravilhosa, regido pelo Buddha Aksobhya.

20 – Dia de Gratidão ao Inquebrantável Buddha da Alegria, Aksobhya.

21 – Dia de melhorarmos este mundo Saha, através das preces a Aksobhya.

22 – Dia de Gratidão ao livro Sarvastivadavinaya, onde Kumarajiva estudou.

23 – Dia de Felicitações a Vimalakiriti pelas maravilhosas traduções.

24 – Dia do Tripitaka Kumarajiva, Mestre da Lei do Senhor Buddha.

24 – Dia dos Grandes Poderes Sobrenaturais do Buddha histórico, Sakyamuni.

25 – Dia do monte Sumeru*, um paraíso celestial onde vivem seres de luz.

26 – Dia do Bodhisatva Observador da Igualdade, ajuda na melhoria social.

27 – Dia do Bodhisatva Observador das Desigualdades, atua no plano social.

28 – Dia do Bodhisatva Observador da Igualdade e das Desigualdades.

29 – Dia do Bodhisatva Som da Dialética, ajuda no discernimento.

30 – Dia do Bodhisatva Raiz da Alegria, ajuda neste fator de iluminação.

31 – Dia do Bodhisatva Príncipe da Alegria, ajuda a nos desenvolvermos.

 

(*) muitos pensam que o monte Sumeru é um lugar geográfico, não é, é o nome de um paraíso celestial onde residem Bodhisatvas, isto é, Espíritos de muita Luz.

 

- o pai de Kumarajiva vinha de uma família abastada da Índia, descendente de ministros do governo, muito ajudou na propagação do Darma. A mãe de Kumarajiva era uma devota praticante budista e também incentivou o filho nas traduções.

 

- Observe que o nome Kumarajiva é a união do nome do pai, Kumarayana, com a mãe, Jivaka. Uma família dedicada ao Darma do Senhor Buddha.

 

Fonte: Sutra de Vimalakirit, editorial Kairós, Barcelona, 2004.

 

Agosto

 

01 – Dia do Tríplice Sutra Lótus, texto sagrado que orienta os praticantes.

02 – Dia da primeira parte do Tríplice Sutra Lótus, faz bem copiar o Sutra.

03 – Dia do Sutra dos Sentidos (significados, direções) Inumeráveis.

04 – Dia do primeiro capítulo da primeira parte acima citada: A prática virtuosa.

05 – Dia do segundo capítulo da parte acima: “A pregação”. É bom copiar.

06 – Dia do terceiro capítulo acima: Os Dez Merecimentos. Copiem sempre.

07 – Dia da segunda parte do Tríplice Sutra Lótus. Ótimo exercício é copiar.

08 – Dia do Sutra da flor de Lótus do Darma Sublime. Texto sagrado. Copiem.

09 – Dia do primeiro capítulo do Sutra da segunda parte: Prólogo. Copiem.

10 – Dia do segundo capítulo: Recursos Salvíficos: A prática de copiar é boa.

11 – Dia do terceiro capítulo do sagrado Sutra Lótus: Parábola. Copiar é arte.

12 – Dia do quarto capítulo: Crer e Compreender. É multimilenar a arte copiar.

13 – Dia do quinto capítulo: Parábola do Bosque. Meditação da cópia de sutras.

14 – Dia do sexto capítulo: Oráculo. Cada dia copie um pouco, é oração.

15 – Dia do sétimo capítulo: A cidade encantada. Copiar também é prece.

16 – Dia do oitavo capítulo: Oráculo para 500 discípulos. Concentre-se e copie.

17 – Dia do nono capítulo: Oráculo para principiantes e formados. Feliz cópia !

18 – Dia do décimo capítulo: O pregador do Darma. Visualize as passagens.

19 – Dia do 11º capítulo: Aparição do Pagode Precioso. Pagode é Templo.

20 – Dia do 12º capítulo: Devadatta. O primo de Buddha que tentou matá-lo.

21 – Dia do 13º capítulo: Exortação à vigilância – Plena Atenção.

22 – Dia do 14º capítulo: Comportar-se bem, viver em paz.  É a norma diária.

23 – Dia do 15º capítulo: Os Bodhisatvas surgidos da terra. Somos todos nós.

24 – Dia do 16º capítulo: A Longevidade do Assim-Sempre Presente. Copiem.

25 – Dia do 17º capítulo: O detalhe dos méritos. Todo dia copiem um pouco.

26 – Dia do 18º capítulo: Méritos de boa aceitação. Copiar nos traz méritos.

27 – Dia do 19º capítulo: Méritos do Pregador do Darma. Todos podemos ser.

28 – Dia do 20º capítulo: O Bodhisatva  que não Desprezava Ninguém.

29 – Dia do 21º capítulo: Os poderes maravilhosos do Assim-Sempre-Presente.

30 – Dia do 22º capítulo: A Missão Final. Ajudar a todos indistintamente.

31 – Dia do 23º capítulo: História do Bodhisatva Soberano dos Remédios.

 

- Uma prática espiritual importante é recolher-se para meditação, ler o texto, visualizá-lo, refletir no que está escrito e depois copiar e por fim faça um pouco de plena atenção, observando a respiração. Se possível todo dia, à mesma hora, ou então uma vez por semana. É um sagrado e abençoado exercício.

 

- Fonte: O Sutra Lótus, edição espanhola patrocinada pela linhagem budista Risho Kosei-kai, Salamanca e Kosei Publishing, Tóquio, 2009.

 

 

 

 

 

 

 

 

Setembro

 

01 – Dia do 24º capítulo do Sutra Lótus: O Bodhisatva Som Maravilhoso.

02 – Dia do 25º capítulo: A Onipresença do Bodhisatva Acolhedor do Mundo.

03 – Dia do 26º capítulo: Os sortilégios. Concentre-se. Copie. Estude. Medite.

04 – Dia do 27º capítulo: História do Soberano Rei Ornato Sublime.

05 – Dia do 28º capítulo: A Exortação do Bodhisatva Sabedoria Completa.

06 – Dia da terceira parte do Tríplice Sutra Lótus. Vamos refletir no que lemos.

07 – Dia do Sutra Prática para Contemplar o Bodhisatva Sabedoria Completa.

08 – Dia de Lucidez e Compaixão que constituem o resumo do Sutra Lótus.

09 – Dia de Leitura Orante, Leitura Meditante para todos os sutras do Budismo.

10 – Dia da 22ª Forma de Kuan Yin. Vide mês de junho. Abençoa as profissões

11 – Dia da 23ª Forma: Kuan Yin nos protege contra os ladrões, assaltantes.

12 – Dia da Bênção da Boca do Dragão quando Nichiren recebe um milagre.

13 – Dia do Karaniya Metta Sutta. Amor e Compaixão Universal. O Talismã.

14 – Dia de orar: Namo Tassa Bhagawato Arahato Samma Sambuddhassa

15 – Dia de Homenagear o Senhor Buddha presente no Buddha histórico.

16 – Dia dos Três Refúgios: Buddha, Darma e Sanga. Nossa eterna gratidão.

17 – Dia de observarmos os preceitos budistas. Para desenvolvermos alegrias.

18 – Dia de Saudação ao Buddha. Saudar o Buddha em tudo e em todos.

19 – Dia de Saudação ao Darma. Saudar o Darma em tudo e em todos.

20 – Dia de Saudação à Sanga. Saudar a Sanga em tudo e em todos.

21 – Dia do Perfeito Talismã. É o significado citado no dia 13 deste mês.

22 – Dia “Que todos os seres estejam bem e felizes”. Palavras do Buddha.

23 – Dia do Himalaia, por onde o Nosso Senhor Buddha andou meditando.

24 – Dia da linhagem budista Sthaviravada, nossos amigos ancestrais.

25 – Dia da linhagem budista vijnanavada, nossos queridos antepassados.

26 – Dia de Louvor ao Hinayana. É o veículo interior, o termo não é negativo.

27 – Dia de Louvor ao Primeiro Mahayana. Esplendor do Budismo Indiano

28 – Dia de Gratidão ao Segundo Mahayana. Budismo no Extremo Oriente.

29 – Dia de Reverencia ao Vajrayana. Grandes amigos, louvores a eles.

30 – Dia do Mantrayana. Todos usamos mantras, preces, orações, cânticos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Outubro

 

01 – Dia do Tantrayana. Santificado Veículo do Budismo Tântrico. Reverências

02 – Dia do Budismo Ekayana. O Sutra Lótus afirma que o Caminho une todos.

03 – Dia da 24ª Forma de Kuan Yin: Enfermeira, ajuda o Buddha da Medicina.

04 – Dia da 25ª Forma: Kuan Yin que brilha como o sol ao meio-dia.

05 – Dia da Roda do Darma, quatro diâmetros, oito raios salvadores de paz.

06 – Dia do Butsumaru,  símbolo do Budismo Primordial HBS.

07 – Dia das linhagens Tendai, onde Nichiren estudou desde os 11 anos.

08 – Dia das linhagens Shingon, onde Nichiren também recebeu iniciação.

09 – Dia dos Yamabushi, ascetas budistas, praticantes das montanhas, xamãs.

10 – Dia de Saicho ou Dengyo (767-822), fundador da Escola Tendai.

11 – Dia de Kobo-Daichi ou Kukai (774-835) fundador da Escola Shingon.

12 – Dia do Shugendô, caminho budista das montanhas, esotérico.

13 – Dia do falecimento de Nichiren, em 1282. Gratidão a esse Grande Mestre.

14 – Dia de Shuryasoma, versado em todos os sutras, mestre de Kumarajiva.

15 – Dia de Yama, Espírito que preside os mortos, juiz coordenador do karma,

16 – Dia de Yamantaka, Daitoku-Myoo, Espírito de Luz que venceu a morte.

17 – Dia de Emma, Espírito Rei da Morte, dirige os planos inferiores infernais.

18 – Dia da 26ª Forma: Kuan Yin que nos liberta dos reinos inferiores.

19 – Dia do Mikkyo, Himit-su, Ensinamento Fundamental Esotérico do Buddha.

20 – Dia da 27ª Forma: Kuan Yin que brilha como a Lua Cheia. Faça pedido.

21 – Dia da 28ª Forma: Kuan Yin importante como a,Lua Nova. Faça pedido.

22 – Dia da 29ª Forma: Kuan Yin que nos ensina na Luz Minguante.

23 – Dia da 30ª Forma: Kuan Yin que nos ajuda a melhorar na Lua Crescente.

24 – Dia da 31ª Forma: Kuan Yin linda como o nascer do sol.

25 – Dia da 32ª Forma: Kuan Yin esplendorosa como o por do sol.

26 – Dia da 33º Forma: Kuan Yin, reverência às nossas mães antepassadas.

27 – Dia do Templo Mii-dera, linhagem Jimon, ramo Tendai, Nichiren estudou.

28 – Dia Monsso Nitiryu Shonin (1385-1464) reestruturou uma linha Nichiren.

29 – Dia de Douzen, o preceptor que acolheu Nichiren órfão, aos 11 anos.

30 – Dia das Novas Religiões Japonesas que têm influência de Nichiren.

31 – Dia do Xintoísmo e todos os seus ramos. Nichiren também estudou.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Novembro

 

01 – Dia de todos os Buddhas, Bodhisatvas, Mahasatvas, Mahasiddhas.

02 – Dia de Finados, reverências aos mortos e seus familiares.

03 – Dia de celebrar a Vida com gratidão por todas as coisas.

04 – Dia do Venerável Piyadassi Maha Thera, 1º monge no RJ, 1967, cardeal.

05 – Dia do Ven. T. Anurudha Bhikkhu, monge, residiu em Santa Teresa, RJ.

06 – Dia do Ven. Dr. T.T. Anurudha, monge alemão, amigo, viveu no Vietnã.

07 – Dia do Instituto de Budologia de Vung Tau, Vietnã, monge acima diretor.

08 – Dia do Reverendo Kiugi Tokuda, missionário Soto Zen, anos 1970, RJ.

09 – Dia da linhagem Ningen Zen, anos 1970, Santa Teresa – RJ. Reverências.

10 – Dia do Ven. Abade Shanti Bhadra Thera, anos 1980, mestre amigo, RJ.

11 – Dia do Ven. Puhulwelle Vipassi, anos 1980, Primaz Theravada, RJ.

12 – Dia do Odoshi Correa, mestre do Budismo Primordial HBS, Arcebispo.

13 – Dia da Amizade Budista. Segundo Buddha, a melhor coisa na vida !

14 – Dia da linhagem Reiyukai, Amigos Leigos Budistas, fraternidade búdica.

15 – Dia de Mara ou Maya. É a ilusão que todos precisamos nos libertar.

16 – Dia de Yasôdhara, esposa do Buddha histórico, Sidarta Gautama.

17 – Dia de Rahula, filho carnal de Buddha e Yasôdhara.

18 – Dia dos Filhos Espirituais de Buddha, que somos todos nós.

19 – Dia HBS, Dia dos Herdeiros do Buddha Sakyamuni, somos todos nós.

20 – Dia da linhagem Risho Kosei-Kai, RKK, Igreja Budista do Sutra Lótus.

21 – Dia de Gratidão a Nikkyo Niwano, fundador da Risho Kosei Kai.

22 – Dia do Senhor Buddha se hospedar em sua casa. Dia de Felicidade !

23 – Dia do Senhor Buddha abençoar todos os seus familiares.

24 – Dia em que o Senhor Buddha abençoa o presente, o passado e o futuro.

25 – Dia do Buddha Eterno, aquele que tem muitos nomes e muitas formas.

26 – Dia de Visakha, discípula benfeitora do Buddha histórico, Sakyamuni.

27 – Dia de Mallika, a Rainha-Menina das Flores, discípula de Sakyamuni.

28 – Dia de Khema, iluminada mulher de grande sabedoria, amiga de Buddha.

29 – Dia de Bhadda Kundalakesa, professora, discípula do Buddha histórico.

30 – Dia de Kisagotami, a mãe que perdeu o filho e virou discípula de Buddha.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dezembro

 

01 – Dia de Sona, mulher que tinha muitos filhos e era discípula de Buddha.

02 – Dia de Nanda, irmã de Buddha, por parte de pai; discípula fervorosa.

03 – Dia de Pajapati, tia, madrasta abençoada de Buddha que o criou.

04 – Dia de Maha Maya, mãe do Senhor Buddha, rainha dos Sákyas.

05 – Dia da Rainha Samavati, amiga de Buddha, discípula, praticante de fé.

06 – Dia de Patacara, mulher devota, cuidava muito bem do Vinaya.

07 – Dia de Ambapali, prostituta devota do Senhor Buddha, iluminada !

08 – Dia da Iluminação do Buddha histórico no século 6 antes da era comum.

09 – Dia de Uttara, mulher de fé, discípula atenta e praticante fervorosa.

10 – Dia de Isidasi, mulher praticante, ajudou muitos ao longo da vida.

11 – Dia de Angulimala, assassino, consciente de seus crimes, converteu-se.

12 – Dia de Anathapindika, rei amigo e discípulo de Buddha, muito o ajudou

13 – Dia de Citta, leigo comerciante, discípulo, ajudava financeiramente Buda.

14 – Dia do Ven. Citta, homônimo do anterior, mas era monge dedicado.

15 – Dia do casal Nakula, devotos de Buddha, desde as primeiros horas.

16 – Dia de Sariputra, grande sábio e mestre, discípulo de Buddha.

17 – Dia de Mahamoggallana, mestre de poderes psíquicos, discípulo de fé.

18 – Dia de Mahakassapa, considerado o pai da comunidade budista.

19 – Dia de Gratidão a Ananda, primo e irmão por parte de pai do Buddha.

20 – Dia de Anuruddha, discípulo, grande mestre vidente.

21 – Dia de Mahakaccana, excelente professor do Darma, amigo de Buddha.

22 – Dia de Sirima, mulher que tinha muita fé no caminho budista.

23 – Dia de Respeito e Reverência às demais religiões do planeta. Somos um !

24 – Dia de Reverenciar Ateus, Agnósticos. Respeitamos eles todos os dias.

25 – Dia do Natal Cristão, reverências a todas as denominações cristãs.

26 – Dia de orações, preces, meditações, recolhimento por um mundo melhor.

27 – Dia da Paz Mundial, ensinamento básico de Sidarta Gautama, o Buddha.

28 – Dia de Limpar o Templo, excelente exercício espiritual, traz méritos.

29 – Dia de agradecer pelo ano que está findando e pelos anteriores.

30 – Dia de Oração aos governantes para que construam um mundo melhor.

31 – Dia de Meditação para que o próximo ano seja abençoado e feliz.