segunda-feira, 28 de setembro de 2020

trumas 601 e 602.

 

Facebook Aula – 28,09,20 – T. 601 e 602 – Port/Lit. – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – Duque de Caxias – Pilar – Baix. Flum. – RJ.

 

1) Radicais Gregos e Latinos: são importantes porque a Língua Portuguesa tem origem nas Línguas Grega e Latina. Assim, vejamos as palavras de nosso idioma que tem os radicais gregos:

 

a) aér, aeros = ar = gerou as palavras aeromodelismo, aeronauta e outras.

 

b) áster = astro = astrólogo, astronomia.

 

c) gê = terra = geologia, geografia.

 

d) hydor = água = hidrofobia, hidrogênio, hídrico.

 

e) hygrós = úmido = higrômetro, hidrófito.

 

f) kósmos = mundo, universo = cosmonave, cosmografia, cosmovisão.

 

g) phoné = som = telefone, fonema.

 

h) pyr, pyrós = fogo = pirogravura, pirospera, pirotecnia.

 

i) thermós = quente = termas, termômetro.

 

j) dáktylos = dedo, datilografia, datiloscopia.

 

k) gastér, gastrós = estômago = gastrônomo, gastrite.

 

l) kephalé = cabeça = acéfalo, cefalogia, cefaléia.

 

m) néuron = nervo = neurótico, neurologia, neurolinguística.

 

n) scopéo = eu vejo = cinemascópio, telescópio.

 

o) agros = campo = agrônomo, agronomia, agronegócio.

 

p) polis = cidade = Petrópolis, política, Teresópolis.

 

q) topos = lugar = topologia, topografia.

 

r) tele = longe = telecomunicação, telefone.

 

s) monos = um só = monogamia, monólogo.

 

t) Por favor, é importante copiar todos os exemplos. Fica guardado no seu caderno e ao voltar as aulas presenciais, faremos o visto valendo ponto. Se não souber o significado de alguma palavra, procure no dicionário.

 

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

 

Facebook Aula – 24,09,20 – Folha Complementar - T. 701 – LPT – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – Duque de Caxias – RJ.

 

1) Gêneros Textuais: para estudarmos os textos em geral, quaisquer que sejam eles, existem uma série de aspectos que devem ser levados em conta e assim vamos ver algumas dessas características. Por exemplo, uma receita de bolo é um texto descritivo, pois faz uma descrição de vários produtos que são os ingredientes básicos, mas o modo de preparo já é um texto injuntivo, isto é, uma explicação para a concretização, a feitura do bolo.  E por que é importante aprender isso? Porque assim, vamos as estruturas que compõem os textos, tendo um melhor domínio da leitura.

 

a) Um texto, por menor que seja requer um emissor e um receptor. Eles tem uma relação com a linguagem e o conteúdo. Ou seja, a forma empregada e a substância, que chamamos conteúdo.

 

b) A variedade de texto é muito grande, por exemplo: resenha jornalística nas áreas de política, esportiva, literária etc; uma propaganda é um texto publicitário, a mensagem sobre o produto que nos oferecem. O cardápio de um restaurante, um bilhete de supermercado, uma bula de remédio etc.

 

c) Todo texto tem uma função e uma finalidade, por exemplo, esta aula postada no Facebook, tem a função de ensinar, esclarecer a matéria chamada Letramentos e Produção Textual e a finalidade é suprir a turma visto que por motivos da pandemia, não podemos todos estarmos presentes em sala de aula.

 

d) Vejamos alguns Tipos de Gêneros Textuais. Comecemos com o “Texto Narrativo”: inclui telenovelas, radionovelas, seriados, cinema, sem falar as novelas literárias propriamente ditas.

 

e) E no âmbito das novelas literárias temos: novela policial, novela de suspense, novela de terror, novela política, novela de mistério, novela romântica etc.

 

f) Textos expositivos apresentam determinadas ideias como definição, informação, descrição, comparação, conceituação. Observe que ao mergulharmos em um texto, estamos tentando ver todas as possibilidades que ele nos mostra.

 

g) Um seminário apresenta textos expositivos, por exemplo, cada orador vai abordar um tema, uma especialidade.

 

h) Quando temos palestras com visitantes de fora da Escola, isso é uma forma de texto expositivo, pois aquele ou aquela que vai  falar ou vai ler, ou vai tecer comentário sobre o que anotou em seu roteiro da palestra.

 

i) Copie no seu caderno. Faremos o visto mais adiante.

 

Facebook Aula – 24,09,20 – T. 701 – LPT – Letramento e Produção de Textos – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – D.Cx –  RJ.

 

1) Redações Publicitárias – Hoje falar de textos da Propaganda, também são válidos para estudos, pesquisar e afins. Por exemplo, o estilo de um reclame antigamente, pois era assim, “reclame” que se chamavam as antigas chamadas publicitárias:

 

a) “Senhora dona de casa, chegou MOSQUICIDA, o melhor no combate às moscas e insetos em geral. Já estamos na Primavera, e antes que as moscas venham, prepare-se, protegendo o seu Lar”

 

b) Note que o parágrafo é bem incisivo, convincente, para atrair o grande público. A leitura pretende “ganhar” o consumidor para a causa do produto.

 

c) Atenção, os textos aqui abordados são puras ficções. Exemplos escolares.

 

d) “Copie a matéria toda com a nova caneta SABIDA, nas cores azul, preta e vermelha. O seu caderno vai ficar muito mais vistoso, e o seu professor vai gostar de ver um trabalho tão bonito”.

 

e) “LIVRO DO DIA – Nossa livraria está inaugurando uma promoção bem baratinha. Veja o livro indicado e compre sem sair de casa. Nós levamos a você”.

 

f) Claro que o aluno pode e deve fazer outros exemplos, com bastante criatividade. Se possível, também pode desenhar algo, colorir para fazer um anúncio bem vistoso. Se não souber o significado de alguma palavra é só olhar no dicionário.

 

g) UTILIDADE PÚBLICA -  Era assim, antigamente, que as publicidades chamavam a atenção do público para um assunto relevante: “Fique em casa, proteja-se, mas se precisar sair, use máscara, mantenha pelo menos 1,5 m de distância de outras pessoas”.

 

h) “Chegou ÁQUA PURA, a melhor água mineral do momento. Imprescindível” !

 

i) “Na volta às aulas, curta um sabor diferente, BARRA DE CEREAIS PILAR.  Nutritiva, saborosa”.

 

j) “Pão de Queijo CIDADE DOS MENINOS, Bom gosto na alimentação diária. Prestigie o comércio do seu bairro”.

 

k) “Economize água. É melhor para todos nós”.

 

l) “Assis Chateaubriand – há mais de meio século educando vidas”.

 

 

Facebook Aula – 24,09,20 – T. 601 e 602 – Port.Lit – Prof. Antonio Rocha -  EEAC – Assis Chateaubriand – Duque de Caxias – Baixad Fluminens. – RJ

 

1) Palavras de Origem Africana na Língua Portuguesa:

 

a) Cafuné -  Antigamente era uma forma de fazer carinho em uma pessoa ou em um animal de estimação.

 

b) Dengo – Da mesma forma, palavra bem antiga, é uma forma de dizer que alguém está fazendo charme com outra, por algum motivo.

 

c) Quitanda – Pequena loja de comércio variado, vendendo alguns produtos.

 

d) Cachimbo – Objeto para fumante, coloca-se fumo em farelo, acende-se o fósforo e começa-se a pitar o cachimbo, isto é, fumar o conteúdo.

 

e) Pipoca – Alimento que se faz com o milho, ao ficar quente na panela o caroço do milho abre e pode-se acrescentar sal, açúcar etc.

 

f) Angu – Produto tipo uma farinha feita a partir do milho ralado ou moído. Então, leva-se ao fogo com água, faz-se um mingau e tempera-se.

 

g) Pamonha – Tradicional comida utilizada nas festas juninas, a partir do milho ralado, pode ser doce ou salgada.

 

h) Banguela – Quando está faltando um ou mais dentes em uma pessoa.

 

i)Samba – Estilo musical, muito popular em nossa cultura brasileira.

 

j) Camundongo – Pequeno rato. Nas histórias em quadrinhos ficou muito famoso a partir de Walt Disney, com o personagem Mickey.

 

k) Senzala – Moradia, casa coletiva dos antigos escravos, antigamente era feitas de palha.

 

l) Cachaça – Bebida alcoólica destilada da cana de açúcar, bebida típica de nosso País.

 

m) Quiabo – Alimento que se encontra nas hortas, bem temperado com frango é muito famoso e saboroso.

 

n) Azoeira – forma antiga da palavra zoeira, é uma bagunça generalizada. Hoje se fala muito, fazer zoação com os outros.

 

o) Quitute – Uma boa comida, bem saborosa, bem feita, ótima.

 

p) Quibebe – Prato típico da culinária africana, purê de abóboras com bastante temperos.

 

Facebook Aula – 24,09.20 – Folha Suplement. - T. 601 e 602 – Port.Lit – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – D. de Caxias – RJ.

 

1) Palavras de Origem Indígena presentes na Língua Portuguesa:

 

a) Abacaxi – Fruta brasileira, tropical, bem conhecida, também pode ser sinônimo de problema, ex. “Estou com um abacaxi para resolver na escola”.

 

b) Açaí – Fruta brasileira, pode-se fazer sucos, sorvetes, cremes etc.

 

c) Aipim – Uma raiz nacional, parente das batatas. No nordeste chama-se Macaxeira. A partir daí se faz uma ótima farinha de mesa.

 

d) Carioca – Rio da Cidade do Rio de Janeiro, hoje ele está parcialmente canalizado e deságua no Oceano, na Praia do Flamengo. Era o antigo nome de uma tribo indígena.

 

e) Buriti – Uma árvore da família das palmeiras muito comum.

 

f) Cacau – Uma fruta, semente, a partir daí se faz o chocolate que pode ser em barras ou de forma líquida.

 

g) Caipira – Pessoa humilde, da roça, que tem hábitos simples e talvez tenha sotaque, falando de forma diferente do grande público.

 

h) Caatinga – Vegetação rasteira, rala, típica da Região Nordeste no ambiente da seca.

 

i) Jacaré – Animal perigoso, vive se arrastando na beira dos rios, lagoas, ataca os seres humanos e se alimenta do que encontra na frente.

 

j) Igarapé – Pequeno rio, um riacho propriamente dito. É muito usado o termo na Literatura, nas poesias e nas músicas como um sentido bucólico, da beleza interiorana.

 

k) Catuaba – É a casca do caule de uma árvore, se faz uma bebida alcoólica forte, muitos chamam vinho de catuaba devido a cor quase roxa.

 

l) Urubu – Conhecida ave que vive e voa nas grandes cidades, onde tem lixões, alimenta-se de restos mortais e animais. É conhecido como o “Gari da Natureza”, pois limpa o terreno.

 

m) Jururu – Quando a pessoa está triste, calada, macambúzia.

 

n) Babaçu – Um tipo de palmeira que acontece muito no Centro Oeste Brasileiro, pode-se fazer óleo de babaçu e uma forma de palmito, um alimento, tempero.

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

 

Facebook Aula – 21,09,20 – T. 601 e 602 – Port,Lit – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – Duque de Caxias – Pilar – Baixada  Fl – RJ.

 

1) Redações – Diálogos: Neste item vamos hoje estudar um texto literário em prosa, isto é, uma conversa entre duas vizinhas e comadres, abordando um tema da atualidade. Observe que as falas tem início com um travessão, indicando que a pessoa vai falar. Pode também iniciar com aspas, tirando o travessão.

 

DUAS AMIGAS ENCONTRAM-SE:

 

Antonio Carlos Rocha

 

- Oi comadre, bom dia, está sumida, hem ?

 

- Pois é amiga, com essa tal de Covid-19, eu tenho mais ficado em casa.

 

- E em casa você faz o que?

 

- Ora, o de sempre, faço comida, arrumo casa e o tempinho livre leio um pouco.

 

- Comadre, falando nisso, você viu o preço do arroz?

 

- Pois é menina, está uma exorbitância !

 

- Mas olha, eu tenho usado macarrão, o pessoal lá em casa gosta.

 

- E pode-se fazer de várias formas e com muitos tipos de molhos.

 

- Tem razão, já comemos arroz a vida inteira, mais cedo ou mais tarde a crise passa e tudo volta ao novo normal.

 

- Interessante... agora se fala assim, novo normal...

 

- É mesmo, esse Corona vírus mudou muita coisa.

 

- Tempos diferentes...

 

- Bem, eu tenho que ir, vou fazer almoço da turma lá de casa.

 

- Tchau comadre, recomendações lá pra todo mundo.

 

- Pra vocês também.

 

a) Observe que a redação tem um título e o nome do autor. Se não souber alguma palavra veja no dicionário, por exemplo, “exorbitância”.

 

b) Copie no seu caderno e com este tema, faça também um diálogo entre duas ou mais pessoas.

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

 

Facebook Aula – 17/09/20 – Turma 701 – LPT – Letramento e Produção Textual – Prof. Antonio Rocha – EEAC – A. Chateaubriand – D.Cxias – RJ.

 

1) Outros Exemplos: Marque e Classifique os Advérbios -

 

a) Foi realmente meu pai quem me custeou os estudos.

Realmente – advérbio de afirmação.

 

b) Está muito tarde para sairmos.

Muito tarde – advérbio de intensidade e advérbio de tempo.

 

c) A padaria fica perto de casa.

Perto -  advérbio de lugar.

 

d) Raramente falto à escola.

Raramente - advérbio de modo.

 

e) Não demore, meu filho !

Não – advérbio de negação.

 

f) Talvez eu volte depressa.

Talvez – advérbio de dúvida. Depressa – advérbio de modo.

 

g) Éramos bastante aplicados.

Bastante – advérbio de intensidade.

 

h) Aqui é o seu lugar.

Aqui – advérbio de lugar.

 

i) Brevemente teremos novidades.

Brevemente -  advérbio de modo.

 

j) Fui ao cinema ontem.

Ontem – advérbio de tempo.

 

2) Empregue o advérbio interrogativo correto:

 

a) ... Onde ... você estava até esta hora ?

 

b) ... Como ... você gosta de chá ? Quente ou frio ?

 

c) ... Quando ... era criança, ele costumava ir ao circo ?

 

d) ... Por que ... vocês não vieram à aula ontem ?

 

e) ... Aonde ... eles vão amanhã pela manhã ?

 

f) Afinal  ... por que ... vocês estavam tão alegres ?

 

g) Alunos, por favor, copiem a matérias nos seus cadernos com cuidado.

 

Facebook Aula – 17,09,20 – Folha Suplementar - Turmas 601 e 602 – Lit/Port – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – Duque de Caxias – Pilar – Cidade dos Meninos – Baixada Fluminense - RJ.

 

1) Palavras de Origem Árabe presentes na Língua Portuguesa -  Final:

 

a) Safra – Produção agrícola de um produto, por exemplo, a safra de laranjas este ano foi muito boa.

 

b) Salada – Prato típico da culinária, pode ser saboreado em qualquer hora, tem a salada de frutas, salada de legumes, salada de alface etc.

 

c) Tambor – Os tambores do quartel estavam rufando indicando que era a hora do desfile na Parada de Sete de Setembro, Dia da Pátria.

 

d) Xadrez – Popularmente um jogo com um tabuleiro e pedras de um lado e outro. Também é sinônimo de uma prisão.

 

e) Xarope – Remédio para tosse, garganta, crises de asma, etc.

 

f) Xaveco – Era um pequeno barco, navio, embarcação utilizada pelos muçulmanos antigos.

 

g) Xerife – Personagem de histórias em quadrinhos, tipo um delegado, chefe de um distrito policial. Nos EUA ainda existe.

 

2) Palavras de Origem Africana presentes na Língua Portuguesa:

 

a) Acarajé – Comida típica do Estado da Bahia, a pessoa escolhe – quente é com muita pimenta; fria é com nenhuma pimenta.

 

b) Bobó – Prato típico da culinária brasileira que se faz com camarão.

 

c) Farofa – Mistura de farinha de mandioca com tempero ou banana ou ovos. Hoje em dia também se faz farofa com farinha de milho.

 

d) Fubá – Grânulos de milho a partir de uma farinha que pode ser cozido e acompanhado de produtos alimentares.

 

e) Moqueca – Comida típica de peixe cozido com bastante água e tempero.

 

f) Moleque – Expressão antiga para chamar um menino, depois ficou algo pejorativo, mas no início não era.

 

g) Caçula – O mais novo filho de uma família, aquele que nasceu por último, também se usa no feminino, a menina caçula.

 

h) Copie no seu caderno e guarde com cuidado nos seus pertences.

 

Facebook Aula – 17,09,20 – Turmas 601 e 602  - Lit/Port -  Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – Duque de Caxias – Pilar – RJ.

 

1) Mais Palavras de Origem Árabe que estão presentes no Português:

 

a) Esmeralda – Pedra preciosa verde, normalmente usada para fazer jóias  caras, nome próprio de uma pessoa.

 

b) Enxaqueca – Mal estar da saúde, dor de cabeça forte.

 

c) Fulano – Suposto nome de alguém que não se identifica, alguém desconhecido.

 

d) Garrafa – Pode ser de vidro, pode ser de plástico, para guardar líquidos.

 

e) Harém – Na tradição do Oriente antigo, um palácio onde o rei tinha várias esposas.

 

f) Javali – Animal silvestre, parente do porco, personagem de histórias em quadrinhos.

 

g) Laranja – Fruta cítrica para fazer sucos e sobremesas, tem vários tipos: laranja lima, laranja da Terra, laranja da Pérsia, laranja Bahia etc.

 

h) Limão – Fruta muito rica em vitamina C para se fazer refrescos.

 

i) Magazine – Uma loja de roupas prontas, feitas para o público.

 

j) Masmorra – Prisão onde se guardam vários tipos de meliantes.

 

k) Matraca – Peça de brinquedo que faz barulho, pessoa que fala muito sem parar e cansa dos outros, pode ser sinônimo de boca, popularmente “fechar a matraca”.

 

l) Mesquita – Templo religioso dos muçulmanos, sobrenome de uma pessoa.

 

m) Nora – Em uma família, a mulher que é casada com o filho.

 

n) Oxalá – Uma expressão idiomática, “Queira Deus”, “Se Deus quiser”.

 

o) Por favor, copie toda a matéria, deixe guardado o seu caderno para fazermos o visto quando voltarmos às aulas presenciais.

 

p) Qualquer dúvida envie um recado pelo “inbox”, não se esqueça de marcar a sua presença com um like.

 

q) Papagaio – Ave muito bonita, antigamente se criava em casa, mas hoje não é permitido pelas autoridades.

terça-feira, 15 de setembro de 2020

Palavras árabes que fazem parte do Vocabulário Brasileiro

 

Facebook Aula = 14,09,20 – Turmas 601 e 602 – Port/Lit – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – Duque de Caxias – Pilar – RJ.

 

1) Palavras de Origem Árabe na Língua Portuguesa – Continuação:

 

a) Alquimia – Prática da Idade Média que aproxima Química, Física, Ciências Biológicas, Filosofias e Esoterismos.

 

b) Alvará – Um documento, uma licença que a prefeitura concede aos comerciantes para abrirem suas lojas.

 

c) Arroz – Alimento base de grande parte da humanidade, neste momento no Brasil o preço está muito caro.

 

d) Azar – Um acontecimento negativo que ocorre na vida das pessoas.

 

e) Azeite – Produto culinário feito a partir de azeitonas, excelente complemento para saladas e outros tipos de comida.

 

f) Azeitona – Fruto da árvore chamada Oliveira, muito importante na alimentação em grande parte do mundo.

 

g) Azul – A cor do céu, a cor do firmamento, uma das cores da Bandeira Nacional.

 

h) Azulejo – Pequena peça decorativa para revestir paredes, pode ser em várias cores e desenhos.

 

i) Batata – Um tipo de raiz, muito usada na alimentação em todo o planeta: pode ser batatas fritas, cozidas, amassada tipo purê e outros tipos.

 

j) Café – Fruto vermelho de um arbusto, se faz um líquido muito famoso em todos os países. São vários tipos de café.

 

k) Cotovia – um tipo de passarinho, muito comum nos países do hemisfério Norte.

 

l) Por favor, copie a matéria em um caderno e guarde para quando voltarmos às aulas presenciais, então faremos o visto. Além disso é muito bom pois o aluno fica com a forma correta de escrever em seu caderno.

 

m) Damasco – É um tipo de fruta seca muito usada no Oriente Médio.

 

n) Elixir – um tipo de remédio, preparado farmacêutico utilizado em várias doenças.

 

o) Escabeche -  É um tipo de molho para temperar comidas, peixes, saladas. Um tempero bem saboroso.

 

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

 

Facebook Aula – 10,09,20 – Turmas 601 e 602 – Port/Lit – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – Duque de Caxias – Pilar – RJ.

 

1) Continuação das Palavras de Origem Árabe na Língua Portuguesa:

 

a) Alecrim – é uma erva aromática, serve de tempero, pode-se colocar no feijão para dar um gosto diferente, pode-se fazer chá. Existe uma canção do folclore brasileiro: “Alecrim, alecrim dourado / que nasceu no campo / sem ser semeado / foi meu amor que me disse assim / que a flor do campo é o alecrim.

 

b) Alface – excelente hortaliça para saladas e também para se fazer chá.

 

c) Alfafa – é uma planta leguminosa, parece um broto de feijão, usa-se na salada, faz-se também um remédio da Homeopatia e sua ração é ótima para o gado leiteiro.

 

d) Alfaiate – é uma profissão, é homem que trabalha fazendo roupas masculinas.

 

e) Alfândega – é uma repartição pública nos portos, onde chegam os navios e nos aeroportos com os aviões. É a fiscalização de cargas que chegam do exterior.

 

f) Alfazema – é uma planta aromatizante, pode-se fazer perfumes, mas também pode-se fazer chás.

 

g) Alforria – é um documento com o qual o escravo era libertado, sinônimo de liberdade.

 

h) Algarismo – são os famosos algarismos arábicos: 1, 2, 3, 4, 5, 6,  7, 8, 9, 0. É a contribuição da Civilização árabe para o mundo. Imagine a vida sem os números, impossível.

 

i) Algema – par de presilhas metálicas que se prendem os que estão fora da Lei, uma forma de pulseira policial.

 

j) Algodão -  é uma árvore que gera o fruto do algodão e na índústria pode-se fazer muita coisa.

 

k) Alicate – ferramenta para muitas atividades.

 

l) Almanaque – uma espécie de revista, publicação em tamanho grande, com muitas folhas e ilustrações, aborda qualquer assunto.

 

m) Almofada – uma espécie de travesseiro, bem confortável, de vários tamanhos.

 

n) Almôndega – comida, prato típico, no formato bola, com carne, ou franco ou legumes, tipo dieta vegetariana.

 

Facebook Aula – 10.09.20 – Turma 701 – LPT - Prof. Antonio Rocha – EEAC – Escola Estadual Assis Chateaubriand – Duque de  Caxias – RJ.

 

1) Advérbio Interrogativo: o nome já dia tudo, o advérbio ajuda na pergunta.

 

a) Advérbio interrogativo de lugar: Ex. onde - Onde está você ?

 

b) Advérbio interrogativo de tempo: - quando - Ex. Quando voltarás ?

 

c) Advérbio interrogativo de modo: - como – Como você foi até lá ?

 

d) Advérbio interrogativo de causa: - porque – Ex, Por que ela ficou triste.

 

e) Flexão do Advérbio: certos advérbios se flexionam em grau. O grau pode ser comparativo e superlativo.

 

f) Classificação do grau comparativo:

 

g) Comparativo de igualdade: tão... quanto (ou como) - Ex. Ele me cumprimentou tão educadamente quanto( ou como) você.

 

h) Comparativo de Superioridade: mais ... que (ou do que) – Ele me cumprimentou mais educadamente que (do que) você.

 

i) Comparativo de inferioridade: menos ... que (do que) – Ex. Ele me cumprimentou menos educadamente que (do que) você.

 

j) O grau superlativo classifica-se em:

 

k) absoluto sintético: Ele me cumprimentou educadíssimamente.

 

l) absoluto analítico: Ele me cumprimentou muito educadamente.

 

m) Locução Adverbial é o conjunto de palavras que em o mesmo valor de um advérbio. As mais comuns são: com certeza, sem dúvida, de muito, de pouco, à direita, à esquerda, à distância, ao lado, de longe, de perto, às vezes, à toa.

 

n) Com certeza, esta não é a última vez que você me visita.

 

o) Sem dúvida, o time do Flamengo é um forte candidato ao título.

 

p) De muito, ele já falou comigo sobre aquele cano furado na cozinha.

 

q) De pouco em pouco a galinha enche o papo, diz o ditado popular.

 

r) Dobre à direita e você vai ver logo a padaria que vende ótimos sonhos.

 

s) Bem à esquerda, logo na esquina, tem um posto de gasolina.