quinta-feira, 10 de setembro de 2020

 

Facebook Aula – 10.09.20 – Turma 701 – LPT - Prof. Antonio Rocha – EEAC – Escola Estadual Assis Chateaubriand – Duque de  Caxias – RJ.

 

1) Advérbio Interrogativo: o nome já dia tudo, o advérbio ajuda na pergunta.

 

a) Advérbio interrogativo de lugar: Ex. onde - Onde está você ?

 

b) Advérbio interrogativo de tempo: - quando - Ex. Quando voltarás ?

 

c) Advérbio interrogativo de modo: - como – Como você foi até lá ?

 

d) Advérbio interrogativo de causa: - porque – Ex, Por que ela ficou triste.

 

e) Flexão do Advérbio: certos advérbios se flexionam em grau. O grau pode ser comparativo e superlativo.

 

f) Classificação do grau comparativo:

 

g) Comparativo de igualdade: tão... quanto (ou como) - Ex. Ele me cumprimentou tão educadamente quanto( ou como) você.

 

h) Comparativo de Superioridade: mais ... que (ou do que) – Ele me cumprimentou mais educadamente que (do que) você.

 

i) Comparativo de inferioridade: menos ... que (do que) – Ex. Ele me cumprimentou menos educadamente que (do que) você.

 

j) O grau superlativo classifica-se em:

 

k) absoluto sintético: Ele me cumprimentou educadíssimamente.

 

l) absoluto analítico: Ele me cumprimentou muito educadamente.

 

m) Locução Adverbial é o conjunto de palavras que em o mesmo valor de um advérbio. As mais comuns são: com certeza, sem dúvida, de muito, de pouco, à direita, à esquerda, à distância, ao lado, de longe, de perto, às vezes, à toa.

 

n) Com certeza, esta não é a última vez que você me visita.

 

o) Sem dúvida, o time do Flamengo é um forte candidato ao título.

 

p) De muito, ele já falou comigo sobre aquele cano furado na cozinha.

 

q) De pouco em pouco a galinha enche o papo, diz o ditado popular.

 

r) Dobre à direita e você vai ver logo a padaria que vende ótimos sonhos.

 

s) Bem à esquerda, logo na esquina, tem um posto de gasolina.

Nenhum comentário: